Ranqueamento de ovinos movimenta City Farm FAG e fortalece a ovinocultura regional
Avaliação técnica reúne criadores, valoriza a excelência genética e reforça o protagonismo da ovinocultura
A ovinocultura ganha destaque nesta edição do City Farm FAG, que traz para o evento um conjunto de atividades voltadas à qualidade genética e fortalecimento da cadeia produtiva. O ranqueamento de ovinos envolveu diferentes entidades e reuniu diversos criadores.
Claudinei Dombroski, secretário da Ovinopar, comenta sobre a relevância do ranqueamento. “É um processo transparente, técnico e fundamental para o crescimento da atividade”, afirma.
A competição contou com a participação do Ile de France Brasil e da Ovinopar (Associação Paranaense de Criadores de Ovinos), que avaliaram e classificaram os diversos exemplares. A ação reforça o papel do evento como vitrine técnica e espaço de validação genética ovina de ponta. Idealizado pelos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária do Centro Fag, o City Farm vem se consolidando como um evento de imersão do universo do agronegócio, reunindo produtores rurais, especialistas e futuros profissionais do campo.
O coordenador do curso de Medicina Veterinária do Centro FAG, Adriano Ramos Cardoso, explica que o processo de ranqueamento é fundamental para o desenvolvimento da ovinocultura. “O ranqueamento permite comparar carcaça, estrutura, padrão racial e desempenho dos animais, a partir de critérios técnicos rigorosos”, diz.
Nessas avaliações, o juiz especializado Dr. Amaro Mendes de Araújo analisou desde características morfológicas como musculatura, aprumos, proporções corporais até indicadores produtivos, contribuindo para a seleção de reprodutores e matrizes superiores.
A participação de diferentes raças e lotes tornam o ambiente ainda mais competitivo e enriquecedor. Criadores tiveram a oportunidade de posicionar seus animais em rankings significativos, o que impacta diretamente na valorização genética, no planejamento de acasalamentos e, consequentemente, na evolução dos rebanhos.
Para o setor, o ranqueamento funciona como um termômetro da qualidade que vem sendo produzida e também como motor de inovação.
As disputas continuam no sábado (29), ao longo da programação do 5º City Farm FAG.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel