Centro FAG adquire Iguana para educação ambiental
Animal será utilizado em atividades de ensino e conscientização
O Centro Universitário FAG recebeu um novo integrante, ‘Dino’, uma iguana-verde “Iguana iguana”, adquirida legalmente por meio do criatório autorizado Jiboias Brasil. O animal será utilizado em ações de educação ambiental, contribuindo para a conscientização sobre a importância dos répteis e da conservação da biodiversidade. A iniciativa também busca mostrar que esses animais podem ser dóceis e que não representam riscos.
A espécie é típica de áreas tropicais e subtropicais da América, ocupando desde o México até o Brasil e o Paraguai. No território brasileiro, está presente em ecossistemas como Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga e a Mata Atlântica nordestina. Herbívora, alimenta-se principalmente de frutas e folhas. Quando adulta, pode atingir até 180 cm de comprimento e 9 kg, além de apresentar características marcantes como a crista ao longo do corpo, a “barbela” na garganta e a cauda com faixas escuras.
O coordenador de laboratórios e biólogo Jean Álvaro destaca que o contato direto com o animal é essencial para desmistificar preconceitos.“Ele será utilizado tanto para que os acadêmicos aprendam sobre contenção e manejo, quanto para transmitir conhecimento biológico sobre a espécie. É uma forma de aproximar as pessoas dos répteis e mostrar como lidar corretamente com eles”, explica.
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel