Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
Novo plano de ensino se inicia em 2026
No último dia 04, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG realizou uma reunião para apresentar e analisar as novas metodologias definidas pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliação e organização dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. As mudanças fazem parte de uma resolução publicada em julho de 2025, que determina um novo formato de ensino para a área e estabelece prazo de julho de 2027 para que as instituições de todo o país se adequem.
Na FAG, o processo já está em andamento: a coordenação e o corpo docente iniciaram a reestruturação ainda este ano, com o apoio do pró-reitor acadêmico, Afonso Cavalheiro Neto. Entre julho e outubro, houve uma ampla reestruturação de todo o ensino, incluindo adequações físicas em salas de aula e a reorganização de planos de ensino e matriz curricular.
Para a coordenadora Solange Smolarek, o curso busca sempre estar atualizado no MEC e no curso do país . “A resolução publicada pelo MEC em julho mudou a forma como os cursos devem ensinar Arquitetura e Urbanismo, e estabeleceu um prazo de dois anos para adequação. Aqui na FAG decidimos implantar essas mudanças já no início de 2026, o que nos coloca à frente nesse processo, sendo o único curso no Paraná a iniciar essa implementação tão antecipadamente”, afirmou.
A docente explica que muitas das práticas exigidas pela nova resolução já faziam parte da rotina do curso, mas a revisão trouxe oportunidades de aprimoramento e atualização. Desde novembro, com a professora Sirlei Oldoni, que assume o apoio direto na elaboração dos novos planos de ensino, o curso avança para a etapa final de ajustes pedagógicos, garantindo uma implementação alinhada às exigências do MEC.
Com as mudanças já em fase de aplicação, a expectativa é que os estudantes sejam diretamente beneficiados com metodologias mais contemporâneas, integração entre teoria e prática e uma formação alinhada às demandas atuais da Arquitetura e Urbanismo no Brasil.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo