Acadêmicos de Ciências Biológicas participam da 2ª edição do BioTrekking

Cerca de 60 estudantes participaram da trilha de quase 10 quilômetros

10/03/2026


Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário FAG participaram, no último sábado (7), da 2ª edição do BioTrekking, uma atividade de saída de campo que reúne estudantes de diferentes períodos para uma trilha em meio à natureza. Neste ano, cerca de 60 pessoas participaram da experiência, percorrendo aproximadamente 9,7 quilômetros.

A trilha foi realizada em um fragmento florestal conhecido como Cachoeira Ferroeste, em Cascavel. A atividade teve duração de cerca de três horas e proporcionou aos participantes contato direto com a natureza, além de momentos de integração entre calouros, veteranos, egressos e convidados.

De acordo com o professor Jean Álvaro, responsável pela atividade, o BioTrekking também funciona como uma forma de recepção aos novos alunos do curso. “Desde o ano passado realizamos o BioTrekking como uma forma de integrar os calouros com os veteranos. É uma atividade que proporciona uma saída de campo e reforça o contato com a natureza, algo muito importante para quem escolhe a Biologia”, explica.

Segundo o docente, a experiência desperta nos participantes um sentimento conhecido como biofilia, que representa o vínculo natural dos seres humanos com o meio ambiente. “Esse contato com a natureza desperta o sentimento de pertencimento. A ideia é que os biólogos se sintam no seu habitat natural, promovendo bem-estar e fortalecendo também os laços de amizade e parceria entre os estudantes”, destaca.

Além da integração, a trilha também proporcionou momentos de aprendizado prático. Durante o percurso, os acadêmicos do 3º período realizaram a coleta de insetos para as caixas entomológicas. Além disso, os participantes puderam registrar diferentes espécies de plantas e árvores. Também houve observação de aves, com o auxílio de um acadêmico do curso que compartilhou informações sobre as espécies identificadas ao longo da trilha.

No trajeto, os participantes recolheram lixos encontrados pelo caminho e observaram alguns impactos causados pelo uso irregular da área por trilheiros. Ao final da trilha, parte do grupo permaneceu no local para aproveitar um banho de cachoeira, encerrando o percurso com um momento de descanso.

Matéria produzida pela acadêmica do 7º período do curso de Jornalismo, Kariny Camilo.


1773193786.jpg
Aula Magna de Psicologia promove debate sobre ética e desafios da profissão
10
Março
2026 Cascavel
1773193443.jpg
Integração do curso de Enfermagem promove diálogo sobre ética e responsabilidade profissional
10
Março
2026 Cascavel
1773186630.jpg
Egresso de Medicina do Centro FAG é aprovado em residência em Cirurgia Vascular da UNESP
10
Março
2026 Cascavel
1773176714.jpeg
Profissionais do mercado contábil compartilham experiências com acadêmicos do Centro FAG
10
Março
2026 Cascavel
1773172187.jpg
COOPEX divulga edital de aprovação para o PIBID em Educação Física
10
Março
2026 Cascavel
1773079635.jpeg
Centro de Convivência retoma atividades com a terceira idade
09
Março
2026 Cascavel
1772745556.jpeg
NRI: Inscrições abertas para bolsas parciais de estudo na Europa
05
Março
2026 Cascavel
1772714244.jpg
Secretário de Estado de Moçambique e comitiva visitam Centro Universitário FAG
05
Março
2026 Cascavel
1772667522.jpeg
Inscrições abertas para 9º Startup Garage e Acadêmico Empreendedor
04
Março
2026 Cascavel
1772666399.jpeg
Calouros de Engenharia Civil participam da tradicional Cerimônia do Capacete
04
Março
2026 Cascavel
1772662302.jpg
Coordenador de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico é aprovado para estágio pós-doutoral na Unioeste
04
Março
2026 Cascavel
1772661911.jpeg
Egressa de Fonoaudiologia conquista primeiro lugar em concurso público
04
Março
2026 Cascavel