Centro Universitário FAG

O CURSO

No curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG aprende-se como trabalhar com projetos de edificação, projeto urbanístico paisagístico e planejamento urbano regional e ambiental, incluindo também arquitetura de interiores, design e arte. O curso também estimula o desenvolvimento de projetos que promovam o desenvolvimento local no que diz respeito à arquitetura e urbanismo de forma geral, a conservação de seu patrimônio histórico e particularidades culturais da região. Ainda é possível participar de viagens de estudos (nacionais e internacionais) aliados a projetos de pesquisa e extensão. O curso forma arquitetos e urbanistas com habilitação única, sólida formação de profissional generalista, com visão crítica e holística, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo. Seus egressos atuam na conservação e valorização do patrimônio construído, na proteção do equilíbrio do ambiente natural e na utilização racional dos recursos disponíveis. Esta intenção atende as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Arquitetura e Urbanismo do Ministério da Educação, bem como está coerente com padrões aceitos internacionalmente para o exercício profissional da Arquitetura.

Duração: 4 anos | 5 anos

Carga horária: 3.600 horas

Período: Integral | Noturno

MERCADO DE TRABALHO

Grande parte dos arquitetos atua de forma autônoma. No cenário nacional, a necessidade de tornar o Brasil um país viável, em continuo desenvolvimento, próspero, destinado a ocupar uma posição de destaque no cenário mundial, tem exigido profissionais em condições de sustentar o desenvolvimento e o crescimento adequado do meio ambiente construído, bem como a inovação e o empreendedorismo. Além disso, entre suas áreas de atuação estão o desenvolvimento de projetos para casas e edifícios, planejamento e gerenciamento de reformas, execução e acompanhamento de obras, paisagismo, design de interiores, decoração, desenho de móveis. Também, no urbanismo, sua atuação como mediador entre organizações governamentais e comunidades de bairros, setoriais, etc, tem se destacado.

PERFIL DO EGRESSO

Os egressos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG são capazes de satisfazer as exigências culturais, econômicas, estéticas, técnicas, ambientais e de acessibilidade, considerando custo, durabilidade, manutenção e regulamentos legais. Tal perfil está fundamentado na sua formação humanística, técnica e artística, o que vem oportunizar a criação de melhores habitações de baixa renda, melhorias no trânsito, no transporte coletivo, na preservação de bens culturais e de recursos naturais e na ocupação do solo urbano. Também oportuniza a preservação da memória, dos bens arquiteturais, dos sítios históricos, urbanísticos, paisagísticos e culturais, do meio ambiente natural.

MATRIZ CURRICULAR

A matriz curricular do curso contempla atividades práticas e teóricas, individuais e/ou em equipes, apresentadas nas unidades curriculares do curso, tais como:



  1. aulas teóricas, complementadas por conferências e palestras previamente programadas como parte do trabalho didático regular;

  2. produção em ateliê, experimentação em laboratórios, elaboração de modelos, utilização de computadores, consulta a bibliotecas e a bancos de dados;

  3. viagens de estudos para o conhecimento de obras arquitetônicas, de conjuntos históricos, de cidades e regiões que ofereçam soluções de interesse e de unidades de conservação do patrimônio natural;

  4. visitas a canteiros de obras, levantamento de campo em edificações e bairros, consultas a arquivos e a instituições, contatos com autoridades de gestão urbana;

  5. pesquisas temáticas, bibliográficas e iconográficas, documentação de arquitetura, urbanismo e paisagismo e produção de inventários e bancos de dados; projetos de pesquisa e extensão; emprego de fotografia e vídeo; escritórios-modelo de arquitetura e urbanismo; núcleos de serviços à comunidade;

  6. participação em atividades extracurriculares, como encontros, exposições, concursos, premiações, seminários internos ou externos à instituição, bem como sua organização.





O curso desenvolve-se em tres ciclos: básico, específico e profissional. Como diferencial, há duas certificações intermediárias: a primeira após a conclusão do ciclo básico e a segunda após a conclusão do ciclo especifico. Após a conclusão do ciclo profissional, haverá a colação de grau.

ESTÚDIO DE ARQUITETURA E URBANISMO

O Estúdio de Arquitetura e Urbanismo, considerado o coração do curso, simula, para as atividades de estágios curriculares, ambiente de prática profissional, seja nos espaços de produção, de recepção, etc. Também possui área destinada para as atividades de desenvolvimento, orientações e apresentações de seminários.

ESTRUTURA

A estrutura curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG contempla unidades curriculares de formação básica e de formação específica, garantindo conteúdos curriculares implantados que possibilitam o desenvolvimento do perfil profissional do egresso considerando, em uma análise sistêmica e global, os aspectos de atualização, adequação das cargas horárias (em horas) e adequação da bibliografia.

O curso possui 3.600 horas, e é apresentado em duas versões:

Curso Noturno, com duração de cinco anos, cursados em dez semestres.

Curso Integral, com duração de quatro anos, cursados em outo semestres.

icone do footer graduações
Tem interesse pelo curso de Arquitetura e Urbanismo?
Entre em contato com a Coordenação.







Coordenação
Arquitetura e Urbanismo
Profa. Dra. Solange Irene Smolarek Dias
Prédio da Reitoria, 2º andar
Segunda a Sexta, das 13h30 - 17h e das 18h às 22h30
(45) 3321-3900