Arquitetura FAG é destaque no PNUM 2022 no Rio de Janeiro

Professoras, formandos e egressa apresentam produções no evento internacional

01/12/2022

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG, marca presença no PNUM 2022 (Rede Lusófona de Morfologia Urbana), evento que reúne profissionais das áreas da arquitetura, planeamento urbano, geografia e história, que estudam a forma física das cidades, e os principais processos e atores que moldam essa forma ao longo do tempo. O encontro internacional ocorre no Rio de Janeiro, cidade capital. A organização tem enfoque no mundo lusófono, particularmente no Brasil e em Portugal. O tema do evento foi "Desafios para as formas urbanas do século XXI".

A professora Sirlei Oldoni é coautora e orientadora do artigo de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) "Oeste paranaense: o desenvolvimento da forma urbana das cidades fundadas pela colonizadora Maripá", do formando Thiago Filipak, que também teve orientação da egressa, Mariana Diniz. "É uma alegria e um orgulho estar participando do PNUM, que é um congresso renomado na área de Morfologia Urbana. Onde é possível debater questões atuais relacionadas ao Urbanismo, além de conhecer pesquisadores da área. Mas além disso, minha maior satisfação é estar participando ao lado de quatro pessoas que foram meus alunos, não há alegria maior para mim, como professora, ver eles brilharem!", comemora.

A Mariana Diniz, que cursa o doutorado em Planejamento do Território na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, além de colaborar com Thiago, também apresentou o trabalho "Identificando tipomorfologias: um exercício de classificação da forma urbana", desenvolvido no Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente. "É motivo de grande orgulho participar do PNUM acompanhada pelas professoras Sirlei e Maria Paula, e pelos alunos Thiago e Beatriz. Participei de outras edições do evento. A primeira foi em 2017, quando apresentei o meu TCC, sob a orientação da Sirlei. Trata-se de uma valiosa oportunidade para os alunos do curso de Arquitetura da FAG apresentarem e publicarem seus trabalhos", diz.

A professora Maria Paula Fontana co-orientou o artigo "A Felicidade Interna Bruta como indicador urbano: o caso de bairros na cidade de Cascavel/PR/BR", dos acadêmicos Thiago Filipak, Beatriz Rocha e Maria Fernanda Cervelin. O material foi desenvolvido dentro do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). A coordenadora da graduação, professora Solange Smolarek, também orientou os estudantes.

"Está sendo maravilhoso participar do PNUM ao lado de colegas que eu admiro tanto como a Sirlei e a Mariana, o evento é uma referência para os pesquisadores de morfologia urbana e permite, não só nosso aprimoramento como pesquisadores, mas também uma troca muito rica entre todos os participantes do evento. Além disso, acompanhar os alunos Thiago e Beatriz, que orientei no PIBIC, em seus primeiros passos na carreira acadêmica me deixa muito orgulhosa", afirma. Visitas a pontos marcantes da arquitetura, na cidade do Rio de Janeiro, também foram realizadas pelos integrantes da FAG.

Reencontro físico após dois anos

De acordo com o presidente do PNUM, Vitor Oliveira, esta é uma conferência crucial para a Rede Lusófona de Morfologia Urbana. "Depois de dois anos sem a realização das conferências presenciais, este evento representa o reencontro físico da principal 'família' de morfólogos lusófonos. O Rio de Janeiro é o cenário perfeito para discutir a relação entre contexto natural e formas urbanas, e a interação entre o espaço urbano e o tecido social, temas fundamentais para a rede lusófona de morfologia urbana", explica.

Trabalho de Arquitetura é eleito como Destaque do PNUM Rio de Janeiro 2022
FAG Toledo inicia colações de grau 2023
FAG promove 1ª reunião do Food Tech Toledo
Veterinária: acadêmica realiza intercâmbio em Los Angeles, Estados Unidos