Equipes do Centro FAG conquistam 1º e 3º lugares no Hackathon do Show Rural Coopavel

Acadêmicos e docentes da Instituição tiveram 36 horas para desenvolver uma solução para o mercado

18/02/2026


As equipes do Centro Universitário FAG se destacaram em mais uma edição do Hackathon do Show Rural Coopavel, conquistando o 1º e 3º lugares. A maratona empreendedora teve duração de 36 horas, e das 16 equipes participantes, 3 eram da Instituição. 

O Hackathon trata-se de uma maratona de desenvolvimento de soluções para problemas da agroindústria, visando incentivar novos talentos criativos e empreendedores da cultura digital, além do desenvolvimento de novos negócios para integrar o sistema agroindustrial da região.

Neste ano, as soluções desenvolvidas por equipes FAG no maior hackathon do agronegócio paranaense foram: Agro Fácil, Olho no Lombo e Coopera Fácil. Foram três dias de desenvolvimento, buscando criar soluções inovadoras para os problemas propostos. 

Depois de muito esforço, vieram os resultados. O Coopera Fácil, desenvolvido pelos professores Eduardo Grolli, Sandro Ramos e Lucas Rodrigues Martins, pela acadêmica Milena Dias Pommer e por Gabrielli Vieira Ramos, conquistou o 1º lugar no pódio, com a premiação de uma missão de imersão em um ecossistema internacional de inovação no Uruguai, abrindo portas para o mercado global.

A equipe desenvolveu uma solução para facilitar a vida dos produtores de piscicultura e das cooperativas. “É uma solução que ajuda o piscicultor a cuidar das suas licenças de forma que ele consiga regularizá-las sem pendências ou multas, promovendo uma economia de milhões de reais para as cooperativas”, explica Gabrielli.

O terCeiro lugar também ficou com uma equipe FAG. A solução Olho no Lombo, premiada com R$2 mil, é composta pelo professor Patrick Issler, pela produtora rural Graci Schubert e pelas acadêmicas Laura Lipski e Ísis Goulart, e pelo acadêmico Gabriel Dagostin. 

A iniciativa desenvolvida é voltada para o cuidado de suínos. “O projeto se trata de uma ferramenta de Inteligência Artificial que permite a pesagem de suínos conforme as baias, permitindo o controle de peso e o cuidado com a nutrição dos animais”, detalha Patrick. 

Para as equipes, a premiação é uma grande realização, especialmente depois de 36 horas de trabalho. “Foi um trabalho muito grande, foram 36 horas acordados criando e validando um produto, então a sensação é de muita felicidade e trabalho bem realizado. Não há palavras para descrever nosso orgulho pela nossa capacidade”, comemora Gabrielli. 

Para Lenir Luft Schmitz, coordenadora pedagógica, os pódios demonstram a qualidade dos acadêmicos e professores da Instituição. “Mais uma vez chegamos ao pódio e mostramos que o empreendedorismo e o olhar atento às necessidades do mercado também são marcas registradas do Centro FAG”, expressa. 

O Diretor de Inovação do Centro FAG, Mark Reginatto, define o momento como transformador. “Quando um aluno ou professor conquista algo assim, tudo muda: tanto para esses novos empreendedores, quanto para todos aqueles que, futuramente, serão auxiliados pela sua solução. Na FAG temos muito orgulho de fomentar a inovação e incentivar o desenvolvimento de profissionais que pensam alto e sabem buscar o conhecimento para transformar sonhos em realizações. Ver nossas equipes no pódio demonstra que esse trabalho está sendo levado a sério”, conclui. 









1775168584.jpeg
Curso de Direito da FAG Toledo entrega doações de Páscoa para a Casa Abrigo
02
Abril
2026 Toledo
1775166512.jpeg
Curso de Ciências Contábeis da FAG Toledo entrega doações de Páscoa para a Casa de Maria
02
Abril
2026 Toledo
1775166336.jpg
Curso de Psicologia promove evento sobre TEA com foco em diagnóstico precoce e inclusão no mercado de trabalho
02
Abril
2026 Cascavel
1775162809.jpg
FAG Toledo abre prazo de submissão para seletiva interna do Intercom Sul 2026 nesta sexta-feira
02
Abril
2026 Toledo
1775154541.jpeg
IFMSA: estudantes de Medicina recebem certificados da Câmara Municipal por atuação no Projeto Vape-Zero
02
Abril
2026 Cascavel
1775091924.JPG
Turma 32 de Medicina vive noite simbólica com Cerimônia do Jaleco
01
Abril
2026 Cascavel
1775078804.JPG
Câmara de Toledo concede Moção de Aplausos aos cursos de Comunicação da FAG Toledo
01
Abril
2026 Toledo
1775074228.jpg
Recesso acadêmico e administrativo
01
Abril
2026 Cascavel
1775064899.jpeg
FAG Toledo comunica recesso acadêmico e administrativo em razão da Semana Santa
01
Abril
2026 Toledo
1775004271.jpeg
Centro FAG recebe lançamento de livro que transforma 40 anos de ensino em conhecimento acessível
31
Março
2026 Cascavel
1774988398.JPG
Aula Magna de Direito na FAG Toledo aborda proteção jurídica de grupos vulneráveis
31
Março
2026 Toledo
1774919336.jpg
Curso de Jornalismo do Centro FAG recebe assessora de imprensa da Eurofarma Stock Car em Aula Inaugural
30
Março
2026 Cascavel