Centro Universitário FAG

O CURSO

O curso superior de Tecnologia em Design Gráfico do Centro Universitário FAG possui nota máxima no MEC por proporcionar uma formação abrangente e atualizada em todas as áreas que um Designer Gráfico pode atuar. O aluno deste curso experimentará a vivência em um universo de criatividade e inovação. Irá elaborar produtos gráficos e digitais, fazer ilustrações, criar animações e desenvolver projetos editoriais. A partir da conclusão do primeiro ano o acadêmico já poderá ser certificado com a formação intermediária de Programador Visual Gráfico. Como aluno deste curso, você terá contato com atividades práticas em laboratórios adequados às necessidades da área, tais como: Laboratório de Design, Laboratório de Fotografia, Salas Interativas Pro Active, TV FAG e AGECIN.

Duração: 2 anos

Carga horária: 1.600 horas

Período: Noturno

MERCADO DE TRABALHO

O design brasileiro vive o melhor momento da sua história diante do mercado. Nesta perspectiva, o Designer Gráfico pode optar por trabalhar na criação de identidades e mensagens visuais que posicionam, diferenciam e valorizam pessoas, produtos, serviços, organizações e instituições no mercado. Na linha editorial, os profissionais do design podem atuar na produção de livros, revistas e jornais. No ambiente digital, suas atuações estão ligadas a projetos de interfaces interativas, modelos e objetos em 3D, animações digitais. Para quem tem uma veia artística, a ilustração e tipografia são opções interessantes. Dentre as empresas em que os egressos de Design Gráfico podem atuar estão: agências de publicidade, estúdios de design, empresas de tecnologia da informação, escritórios de arquitetura, departamentos de marketing de empresas e instituições, editoras, jornais, indústrias gráficas, veículos de comunicação, produtoras de vídeo, dentre outros setores das áreas da comunicação, das artes e da informação.

PERFIL DO EGRESSO

Os profissionais de Design Gráfico formados pelo Centro Universitário FAG têm habilidade para trabalhar na criação de identidades e mensagens visuais que posicionam, diferenciam e valorizam organizações e instituições no mercado. Pode atuar também na área editorial, conferindo forma aos textos e imagens de livros, revistas e jornais, ou na área de design digital, projetando interfaces interativas. Além de ser qualificado a acompanhar e analisar criticamente as tendências e evoluções do design, da indústria gráfica e do mercado digital.

MATRIZ CURRICULAR

A matriz curricular foi desenvolvida com o foco em habilidades e competências, alinhada com as tendências tecnológicas e com a realidade do mercado de trabalho, a utilização de metodologias ativas é constante e o desenvolvimento de projetos durante todo o percurso da graduação proporciona o aprofundamento no universo do design e da criação visual. As unidades curriculares foram desenvolvidas a partir dos eixos temáticos: 1) Design e Processos Criativos; 2) Design e Produção Editorial; 3) Branding e Estratégias Criativas; 4) Design Thinking e Criatividade Digital. Com esta base, a matriz curricular prioriza rotas de aprendizagem que oferecem a integração entre conhecimento teórico e as experiências técnicas e práticas, fundamentais para o desenvolvimento de ações inovadoras e empreendedoras na área do Design Gráfico.

LABORATÓRIO ESPECIALIZADO DE DESIGN

É um espaço especializado de Design, equipado com 24 desktops iMac de 27 polegadas, tela Retina de 5k e processador de alta performance, reservado ao desenvolvimento de projetos, pesquisas e experimentos acadêmicos do campo de atuação do Designer Gráfico. Entre os objetivos deste laboratório, destaca-se o acompanhamento de acadêmicos na área do Design, contribuindo para a formação de profissionais aptos para resolução de demandas de diversas complexidades, relacionadas à criação e desenvolvimento de identidades, peças gráficas, projetos editoriais, projetos digitais,
promocionais, dentre outros.

AGECIN

A Agência Experimental de Comunicação Integrada - AGECIN é um laboratório de comunicação que realiza ações pedagógicas no desenvolvimento de atividades teóricas, técnicas e práticas nas áreas de comunicação e do design. Como Agência/Laboratório Experimental proporciona ao alunado experiências e vivências que simulam a atividade profissional ainda na formação acadêmica. Na AGECIN a prática profissional é uma atividade de ensino e, portanto, é planejada, executada, acompanhada e avaliado pelos docentes que atuam na orientação dos projetos desenvolvidos neste ambiente. Nos últimos anos, a empregabilidade dos alunos que cursam e terminam o estágio não obrigatório realizado na AGECIN é de 100%, fato que comprova a qualidade de ensino do curso de Design Gráfico do Centro Universitário FAG.

ESTRUTURA

A infraestrutura do curso de Design Gráfico do Centro Universitário FAG oferece uma experiência que integra teoria e prática, com metodologias ativas que conduzem a aprendizagem para além da sala de aula como é o caso dos laboratórios didáticos especializados de Design Gráfico (iMac’s), Agência Experimental de Comunicação Integrada - AGECIN, TV FAG e WebRádio FAG, Estúdio de Áudio e o Estúdio de Fotografia Analógico e Digital. Biblioteca ampla e com áreas de estudos individuais e em grupo. Um dos maiores campus universitário do sul do país à sua disposição para uma formação completa, troca de conhecimento e vivências com professores e colegas de maneira única.

icone do footer graduações
Tem interesse pelo curso de Design Gráfico?
Entre em contato com a Coordenação.







Coordenação
Design Gráfico
Prof. Dr. Alex Carmo
Prédio da Reitoria, 2º andar
Segunda a Sexta, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30
(45) 3321-3786 | (45) 3321-3779

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

OK