Centro Universitário FAG

O CURSO

O curso de Engenharia Mecânica do Centro FAG, permite ao futuro acadêmico adentrar o universo das máquinas! A atuação do engenheiro mecânico ocorre principalmente na solução de problemas nos segmentos de projeto, execução e análise de elementos de máquinas e seus sistemas estruturais. Aqui no Centro FAG, você vai encontrar um curso que une uma forte base teórica, com a formação de competências profissionais diversas e específicas para atuar com projeto, fabricação e manutenção. E, para isso, entendemos que a sala de aula não basta! É preciso vivenciar experiências práticas! Aqui nossos alunos são constantemente desafiados com projetos complexos e de solução aberta, porque a vida não tem respostas nem soluções prévias. Alinhado com as Diretrizes Curriculares Nacionais juntamente com as definições previstas pelo Conselho Federal de Engenharia – CONFEA, o curso de engenharia mecânica proporciona uma formação adequada com as responsabilidades e atribuições previstas em lei para o profissional de Engenheira Mecânica.

Duração: 5 anos

Carga horária: 4.000 horas

Período: Noturno

MERCADO DE TRABALHO

O Engenheiro Mecânico formado pelo Centro FAG terá um amplo campo de atuação, nas mais distintas áreas, conforme segue:


Sistemas Mecânicos: sistemas e métodos de produção, transmissão, distribuição e utilização de energia mecânica. Fontes de energia e conversão de energia. Vibrações e acústica. Instalações industriais e equipamentos mecânicos, fluido-mecânicos, eletromecânicos e seus componentes. Tubulações, vasos sob pressão e redes de distribuição de fluidos. Máquinas em geral. Sistemas estruturais metálicos. Veículos automotivos. Equipamentos rodantes. Dispositivos mecânicos transportadores e elevadores. Sistemas Térmicos: Sistemas e métodos de produção, transmissão, distribuição e utilização de energia térmica. Calefação, refrigeração e condicionamento de ar. Instalações e equipamentos térmicos e termo-eletro-mecânicos. Máquinas térmicas em geral. Motores de combustão interna. Processos Mecânicos: Operação e processos industriais de produção mecânica. Tecnologia dos materiais de construção mecânica. Instalações e equipamentos industriais. Tecnologia mecânica. Metrologia, normalização e qualidade industrial. Organização e métodos de produção. Controle de materiais e de produtos. Meio Ambiente. Engenharia Legal: Avaliações, perícias e arbitragens.

PERFIL DO EGRESSO

O Curso tem como perfil do egresso o engenheiro Mecânico, com sólido embasamento nas ciências básicas, com capacidade para se especializar em qualquer área do campo da engenharia mecânica, para uma atuação competente, nas organizações, instituições e empresas dos diversos segmentos que demandam competência na área de Engenharia Mecânica. O profissional egresso desse curso tem uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas. Essencialmente, o profissional formado por esse curso deve ser ético, empreendedor, moral, proativo e desempenhará suas atividades com eficiência e eficácia, comprometido com a sustentabilidade social e ambiental, com capacidade de coordenação de equipes, planejamento operacional, planejamento estratégico, negociação e visão de futuro.

MATRIZ CURRICULAR

A organização curricular do curso de Engenharia Mecânica do Centro FAG está distribuída em 10 períodos semestrais, compreendendo disciplinas de núcleo básico, específicos e profissionalizantes. Para a integralização do curso o aluno deverá cumprir uma carga horária de 3600 horas em disciplinas, 300 horas de estágio supervisionado e mais horas de atividades complementares, atendendo a legislação vigente. Para a formação do egresso busca-se a construção de suas competências, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de engenharia mecânica.

ESTRUTURA

O curso de engenharia mecânica do Centro FAG dispõe de uma ampla infraestrutura, que atende a formação acadêmica em todos os seus aspectos. Laboratórios atualizados, equipamentos de ponta e sempre disponíveis para os acadêmicos, esses proporcionam uma oportunidade de aprendizagem ímpar, onde a teoria é posta a prova com atividades desafiadoras e que despertam no futuro profissional a criatividade para a resolução de problemas nas mais diversas áreas. Além dos laboratórios de núcleo comum com as demais formações, o curso de engenharia mecânica possui seus laboratórios próprios:


  • Laboratório de vibrações mecânicas

  • Laboratório de metrologia e metalografia

  • Laboratório de máquinas térmicas

  • Laboratório de ar e refrigeração

  • Laboratório de medidas eletromecânicas

  • Laboratórios de informática

icone do footer graduações
Tem interesse pelo curso de Engenharia Mecânica?
Entre em contato com a Coordenação.







Coordenação
Engenharia Mecânica
Prof. Geovane Duarte Pinheiro
Prédio da Reitoria, 1º andar
Segunda a Sexta, das 13h30 - 17h e das 18h às 22h30
geovaned@fag.edu.br
(45) 3321-3900 | (45) 3321-3409