Centro Universitário FAG

O CURSO

No curso de Fonoaudiologia o aluno desenvolverá habilidades para atuar na prevenção, avaliação, diagnóstico e terapia dos diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem oral e escrita, voz e audição) e com as funções responsáveis pela sucção, deglutição, respiração e mastigação. De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia, as áreas de especialização e atuação fonoaudiológica são: Audiologia, Fonoaudiologia Educacional, Disfagia, Voz, Fonoaudiologia Neurofuncional, Fonoaudiologia do Trabalho, Gerontologia, Linguagem, Motricidade Orofacial, Saúde Coletiva, Fluência e Neuropsicologia.

Duração: 4 anos

Carga horária: 3.200 horas

Período: Noturno

MERCADO DE TRABALHO

É uma profissão promissora, que se encontra em crescente expansão e que possui um mercado de trabalho amplo. Atualmente, tem se fortalecido com as novas legislações que criam a obrigatoriedade da realização da Triagem Auditiva Neonatal (Teste da Orelhinha) e o Teste da Linguinha em todos os bebês nascidos nos hospitais que possuem maternidades, bem como de exames ocupacionais nas áreas da audição e voz. Além disso, devido ao aumento da população idosa, a grande procura desses profissionais para a intervenção de problemas relacionados com a audição, deglutição, memória, fala e dentre outros, proporcionando assim, um envelhecimento saudável.
O fonoaudiólogo trabalha nos setores público e privado, podendo atuar em clínicas particulares, hospitais, indústrias, Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, centros de educação infantil (creche ou pré-escola), centros auditivos (diagnóstico auditivo, seleção de aparelhos auditivos e outros dispositivos eletrônicos), centros de reabilitação de pacientes queimados, assessoria e consultoria (nas áreas de comunicação oral e escrita, voz e audição), empresas de telemarketing, emissoras de rádio e televisão, asilos, instituições de ensino superior, home care, teatro, forças armadas, além de atuar na estética facial, como perito nas áreas da voz e audição e entre outros.

PERFIL DO EGRESSO

O fonoaudiólogo formado pela FAG terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, pautada em princípios éticos, estando capacitado para atuar no campo clínico-terapêutico e preventivo da linguagem oral e escrita, motricidade orofacial, voz e audição.

MATRIZ CURRICULAR

O curso de Fonoaudiologia está embasado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Instituição de Ensino Superior. Os conteúdos a serem ministrados estão relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em Fonoaudiologia. Nesse sentido, a Matriz Curricular prioriza a integração do conhecimento teórico e prático, estabelecendo três eixos principais para a formação: Ciências biológicas e da saúde; Ciências Sociais e Humanas e Ciência Fonoaudiológica. Na Ciência Biológica e da Saúde, o aluno irá estar em contato com disciplinas da formação básica e em comum com os cursos da área da saúde, como Anatomia Humana, Embriologia e Histologia, Biologia Celular e Molecular, Fisiologia Humana, Patologia Geral, Genética Humana e entre outras, permitindo a compreensão do ser humano e possibilitando o trabalho multidisciplinar com as demais profissões. O eixo de Ciências Sociais e Humanas é constituído por disciplinas como a Psicologia do desenvolvimento, Filosofia, Sociologia, Psicologia das Relações Internacionais, Metodologia Cientifica e entre outras, que tem a finalidade de trabalhar conteúdos que preveem a compreensão dos determinantes sociais, culturais, econômicos, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, linguísticos e educacionais. O eixo da Ciência Fonoaudiológica está formado por disciplinas como a Saúde Coletiva, Motricidade Orofacial, Voz, Audiologia, Linguagem Oral e Escrita, Fonoaudiologia Hospitalar e dentre outras, cujo objetivo é trabalhar conteúdos concernentes às especificidades da Fonoaudiologia relativas à prevenção, desenvolvimento, avaliação, diagnóstico e terapia áreas da audição, linguagem oral e escrita, voz, fala, fluência e sistema miofuncional orofacial e cervical.

ESTRUTURA

O Curso de Fonoaudiologia oferece aos alunos o contato com a realidade profissional desde o início, proporcionando aulas nos laboratórios específicos, além de projetos de extensão que viabilizam o contato com a comunidade, propiciando a prática fonoaudiológica.
Na Formação Básica, o curso dispõe de laboratórios de Anatomia, Embriologia e Histologia, Fisiologia e Informática. Para as atividades de Formação Específica e Estágios Internos, os alunos utilizam o espaço do Centro de Reabilitação – FAG, onde realiza as práticas fonoaudiológicas nos setores de Audiologia e Fonoaudiologia Clínica, e o Hospital São Lucas, no qual realiza estágios na Unidade de Tratamento Intensivo, Maternidade/ Alojamento Conjunto e Ambulatório. Além disso, o curso possui parcerias com os setores da saúde e educação do município, realizando estágios externos em escolas, instituições de longa permanência, instituições de atendimentos especializados e Unidades Básicas de Saúde.

icone do footer graduações
Tem interesse pelo curso de Fonoaudiologia?
Entre em contato com a Coordenação.







Coordenação
Fonoaudiologia
Profa. Jenane Topanotti
Prédio da Reitoria, 1º andar
Segunda a Sexta, das 8h - 12h; 13h30 - 17h e das 18h às 22h30
(45) 3321-3900 | (45) 3321-3948

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

OK