Acadêmica de Jornalismo escreve livro sobre transexuais de Toledo
A estudante Susy Fontenele do curso de Jornalismo da Faculdade Sul Brasil surpreendeu a banca de professores que avaliaram seu projeto de conclusão de curso na última segunda-feira (5). Ela escreveu um livro com relatos de 12 transexuais que moram ou tiveram experiências de vida na cidade de Toledo. Segundo a jovem, a ideia surgiu quando ela notou a falta de publicações sobre o tema. “A mídia só apresenta a questão transexual de forma depreciativa, quando há polêmicas envolvidas. Mas na verdade, eles são pessoas como nós. A diferença é a dura realidade que enfrentam diante da nossa sociedade tão desinformada e conservadora”, comenta.
O livro “Transparentes” apresenta uma compilação de entrevistas feitas pela estudante de setembro a novembro deste ano. Os relatos em primeira pessoa chamam a atenção, pois tratam de preconceito e superação. Para o orientador do projeto, professor Alvaro Soares, o trabalho põe o dedo em uma ferida da sociedade. “Mostrar as dificuldades dessas pessoas e como elas se sentem vistas é uma forma de levar os leitores a refletir sobre o preconceito, ainda tão presente e nocivo”, explica.
Para a jornalista Edna Nunes, convidada pela instituição para a banca avaliadora, atuar contra o preconceito nem sempre é fácil, mas deve ser uma das premissas dos profissionais do jornalismo. “A gente sofre perseguição quando convida um transexual para uma entrevista, recebemos até reclamações de ouvintes que se sentem ofendidos. É este tipo de reação que precisamos mudar. É uma batalha que temos a obrigação de enfrentar”, comenta. O projeto que recebeu nota 10 da banca avaliadora deve virar uma publicação da Fasul Editora em 2017.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel