Equipes do Centro FAG conquistam 1º e 3º lugares no Hackathon do Show Rural Coopavel
Acadêmicos e docentes da Instituição tiveram 36 horas para desenvolver uma solução para o mercado
As equipes do Centro Universitário FAG se destacaram em mais uma edição do Hackathon do Show Rural Coopavel, conquistando o 1º e 3º lugares. A maratona empreendedora teve duração de 36 horas, e das 16 equipes participantes, 3 eram da Instituição.
O Hackathon trata-se de uma maratona de desenvolvimento de soluções para problemas da agroindústria, visando incentivar novos talentos criativos e empreendedores da cultura digital, além do desenvolvimento de novos negócios para integrar o sistema agroindustrial da região.
Neste ano, as soluções desenvolvidas por equipes FAG no maior hackathon do agronegócio paranaense foram: Agro Fácil, Olho no Lombo e Coopera Fácil. Foram três dias de desenvolvimento, buscando criar soluções inovadoras para os problemas propostos.
Depois de muito esforço, vieram os resultados. O Coopera Fácil, desenvolvido pelos professores Eduardo Grolli, Sandro Ramos e Lucas Rodrigues Martins, pela acadêmica Milena Dias Pommer e por Gabrielli Vieira Ramos, conquistou o 1º lugar no pódio, com a premiação de uma missão de imersão em um ecossistema internacional de inovação no Uruguai, abrindo portas para o mercado global.
A equipe desenvolveu uma solução para facilitar a vida dos produtores de piscicultura e das cooperativas. “É uma solução que ajuda o piscicultor a cuidar das suas licenças de forma que ele consiga regularizá-las sem pendências ou multas, promovendo uma economia de milhões de reais para as cooperativas”, explica Gabrielli.
O terCeiro lugar também ficou com uma equipe FAG. A solução Olho no Lombo, premiada com R$2 mil, é composta pelos professores Patrick Issler e Graci Schubert; pelas acadêmicas Laura Lipski e Ísis Goulart, e pelo acadêmico Gabriel Dagostin.
A iniciativa desenvolvida é voltada para o cuidado de suínos. “O projeto se trata de uma ferramenta de Inteligência Artificial que permite a pesagem de suínos conforme as baias, permitindo o controle de peso e o cuidado com a nutrição dos animais”, detalha Patrick.
Para as equipes, a premiação é uma grande realização, especialmente depois de 36 horas de trabalho. “Foi um trabalho muito grande, foram 36 horas acordados criando e validando um produto, então a sensação é de muita felicidade e trabalho bem realizado. Não há palavras para descrever nosso orgulho pela nossa capacidade”, comemora Gabrielli.
Para Lenir Luft Schmitz, coordenadora do NAD (Núcleo de Apoio ao Docente) e representante do StartFAG (Núcleo de Empreendedorismo), os pódios demonstram a qualidade dos acadêmicos e professores da Instituição. “Mais uma vez chegamos ao pódio e mostramos que o empreendedorismo e o olhar atento às necessidades do mercado também são marcas registradas do Centro FAG”, expressa.
O Diretor de Inovação do Centro FAG, Mark Reginatto, define o momento como transformador. “Quando um aluno ou professor conquista algo assim, tudo muda: tanto para esses novos empreendedores, quanto para todos aqueles que, futuramente, serão auxiliados pela sua solução. Na FAG temos muito orgulho de fomentar a inovação e incentivar o desenvolvimento de profissionais que pensam alto e sabem buscar o conhecimento para transformar sonhos em realizações. Ver nossas equipes no pódio demonstra que esse trabalho está sendo levado a sério”, conclui.
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Toledo
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Toledo
2026 Cascavel
2026 Cascavel
2026 Toledo