Farmácia: com mercado aquecido, formandos já saem da graduação com emprego garantido

A diversidade de áreas representa um leque significativo de oportunidades a quem escolhe a carreira

12/12/2018


Quando se fala na profissão de farmacêutico, a imagem que deve vir à cabeça da maioria da população é a de uma função restrita ao balcão das farmácias. A carreira, porém, é bem mais ampla e promissora do que se imagina. A pessoa graduada em Farmácia pode atuar em seis modalidades: Fármacos e Medicamentos, Análises Clínicas eToxicológicas, Alimentos, Saúde Pública, Estética Avançada e Práticas Integrativas e Complementares. A diversidade de áreas representa um leque significativo de oportunidades a quem escolhe a carreira; prova disso são os formandos do Centro Universitário FAG, que já têm saído com o diploma na mão e o emprego garantido.

Os farmacêuticos que acabam de se formar encontram um mercado de trabalho aquecido e com alta empregabilidade. De acordo com dados da ANVISA, o Brasil possui cerca de 100 mil farmácias e drogarias, apresentando o quarto maior mercado farmacêutico do mundo. Além disso, atualmente há o fortalecimento da Farmácia Clínica, deixando o cenário ainda mais favorável ao profissional farmacêutico.

Bruno Augusto acabou de concluir o curso e cola grau no início de 2019. Ele já tem dois empregos garantidos: farmacêutico hospitalar na Central de abastecimento farmacêutico do São Lucas e assessoria científica do laboratório Álvaro Apoio - DASA. "Vejo o mercado farmacêutico em expansão, uma vez que os profissionais que estão se formando estão vindo com muita pró-atividade e com uma visão ampla da profissão", detalha. Ele ainda complementa com um elogio sobre a formação recebida no Centro FAG, onde pode ter aspectos teóricos e práticos abordados na medida exata.

Ana Carolina, também formanda do curso de Farmácia da FAG, vai trabalhar na área de farmácia comunitária privada, em Capitão Leônidas Marques. "O mercado tem muitas oportunidades. Estou muito feliz e me sinto bem preparada a partir da formação que eu tive", conta.

Ofertada no período noturno na FAG, a graduação apresenta diversas possibilidades de estágio e uma estrutura capaz de possibilitar uma formação completa do profissional. Desde o ano passado, o curso tem a duração de quatro anos, ao invés de cinco, deixando a realização mais próxima para quem sonha com o curso.

A FAG dispõe de laboratórios com equipamentos de última geração para realização das aulas práticas e estágios. Entre eles, o laboratório de Tecnologia Farmacêutica; o laboratório de Análises Clínicas; o laboratório de Biologia Molecular; e a Fundação Hospitalar São Lucas FAG, onde os acadêmicos realizam atividades relacionadas à Farmácia Hospitalar e a saúde pública, principalmente no que se refere às políticas de medicamentos, num ambiente multiprofissional.  Além disso, os acadêmicos realizam estágios curriculares durante o curso, a partir do 3° período, em diversos setores, disponibilizados em empresas conveniadas a instituição, abrangendo desde as farmácias de dispensação, até a indústria e laboratórios.

VESTIBULAR AGENDADO

Ainda é possível ingressar no curso de Farmácia no Centro Universitário FAG em 2019. Ele é um dos cursos oferecidos no Vestibular Agendado. Basta agendar um horário para realizar a prova que consiste em uma redação, sem custos. Quem já possui graduação, assim como quem tem a nota no ENEM está dispensado do teste de seleção. O teste seletivo acontece na sala do Vestibular Agendado, que fica no 2º andar do prédio da Reitoria, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 20h.

Agende sua prova pelo telefone (45) 3321-3900, pelo e-mail [email protected] ou inscreva-se diretamente no site, através do endereço: http://www.fag.edu.br/vestibular-agendado.

WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel
1764971494.jpg
Atlética de Medicina do Centro FAG conquista tricampeonato no JOIA Oeste em Foz do Iguaçu
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764967436.jpeg
Programa da Terceira Idade encerra ano letivo com programação especial
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764895341.jpg
Período de rematrículas começa em 10 de dezembro
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764878054.jpeg
Acadêmicos de Educação Física seguem para a etapa prática do Verão Maior Paraná
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764803753.jpeg
FAG Toledo participa do 1º Encontro de Educação, Ciência e Inovação no Lago Municipal
03
Dezembro
2025 Toledo