Primeira turma de Ozonioterapia é concluída com sucesso; NAP já está com vagas abertas para o curso em 2021

"O curso foi maravilhoso e abriu um leque de oportunidades", afirma a aluna Débora Fernanda Basso Rupp, que é diretora de uma clínica médica de Cascavel

30/11/2020


O NAP (Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional), concluiu com sucesso, no sábado (29), a primeira turma do curso de Ozonioterapia, coordenado pela professora Andrea Monastier Costa Ribeiro. Dividido em oito módulos, o aperfeiçoamento oportunizou troca de experiências com profissionais da área e aulas práticas essenciais para a aplicação de técnicas a base do gás ozônio.

Andrea conta que os estudantes "tiveram muito conteúdo e bastante aulas práticas. As disciplinas contemplaram o uso do ozônio em diversas áreas. Tanto na estética, como na área de auxílio para tratamentos de doenças e hoje na questão da Covid-19, pois o ozônio também ajuda na imunidade", diz. Há muitas vias de administração do ozônio, sendo as mais utilizadas injeção, insuflação, e aplicação dos óleos ozonizados.

A estudante, agora ozonioterapeuta, Débora Fernanda Basso Rupp, nutricionista e diretora de uma clínica médica de Cascavel, afirma que "o curso foi maravilhoso e abriu um leque de oportunidades", ela completa: "Fazer um curso específico de ozonioterapia, com uma docente, que é uma profissional que já tem um conhecimento clínico e prática muito aprofundada faz toda a diferença. Hoje com certeza abriu um leque de opções e possibilidades que podemos estar atuando e auxiliando nossos pacientes. O curso foi fantástico", elogia.

Débora explica que na sua empresa está sendo formatada toda a parte de ozonioterapia, que contará com equipe multidisciplinar. "A ideia é estar justamente auxiliando os pacientes que nos procuram com tantas queixas, sejam situações estéticas ou sejam situações de dores principalmente. O ozônio é um formato muito seguro de estar levando cicatrização e alívio de dor", conclui.


Matrículas para turmas de 2021

A coordenadora do curso, Andrea Monastier, convida os interessados para as turmas de 2021. "Teremos duas turmas, visto que a procura por esse curso tem sido bem grande. Já estamos com as inscrições abertas. Quem tiver interesse já pode se inscrever para garantir uma vaga, pois são limitadas". O público alvo compreende acadêmicos e profissionais das áreas de Saúde, deixando claro que o conselho de classe profissional é a instituição responsável por definir as regras para o exercício da profissão regulamentada, de acordo com o que estabelece cada entidade.

A primeira turma ocorre de 26 de fevereiro a 22 de maio de 2021. Com 25 vagas, o curso conta com carga horária de 125 horas, sendo 105 horas presenciais e 20 horas em EAD. As aulas serão às sextas-feiras das 19h às 22h30 e aos sábados das 8h às 17h. O investimento para acadêmicos e egressos FAG/Dom Bosco fica em R$ 2.280,00 e para o público externo e profissionais: R$ 2.400,00, ambos os valores podendo ser parcelados em até 7x nos cartões. As matrículas podem ser realizadas clicando aqui.

Já a segunda turma, que também conta com 25 vagas e 125 horas de curso (105 horas presenciais e 20 horas em EAD), será realizado de 02 de março a 27 de maio de 2021, sempre nas terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h30. Os valores e formas de pagamento são os mesmos da primeira turma. Lembrando que para ambas as turmas a vaga fica garantida somente após a confirmação do primeiro pagamento. As inscrições para o curso podem ser feitas clicando aqui.

Ambas as turmas terão aulas com a proponente e coordenadora do curso, a professora e mestre Andrea Monastier Costa Ribeiro e com a especialista Cátia Brito Cagol. Confira abaixo os temas que serão abordados no curso em ambas as turmas:


Módulo I

  • Conceitos;

  • Histórico;

  • Aspectos Legais;

  • Propriedades do ozônio;

  • Geração do ozônio;

  • Materiais utilizados e unidades de medidas;

  • Ações biológicas do O3;

  • Vias de aplicação;

  • Dosagens;

  • Efeitos adversos e contraindicações;

  • Aspectos legais da ozonioterapia no Brasil e no mundo;

  • Hidro ozônio;

  • Uso da Bag na ozonioterapia.


Módulo II

  • Stress Oxidativo ? bases da ação antioxidante;

  • Uso dos óleos ozonizados e suas aplicabilidades terapêuticas;

  • Ozonioterapia e associações para tratamento de feridas;

  • Pé diabético;

  • Insuflações retal, vaginal e auricular;

  • Uso do ozônio como imunomodulador e imunossupressor em doenças autoimunes;

  • Ozonioterapia como adjuvante em tratamentos de câncer;

  • O uso da Ozonioterapia como bactericida, fungicida e viricida.


Módulo III

  • Ozonioterapia na estética facial e na harmonização orofacial;

  • Clareamento de olheiras;

  • Lipopapada, bichectomia, gordura facial, blefaro, flacidez, e rejuvenescimento;

  • Ozonioterapia na estética corporal: gordura localizada, celulite, emagrecimento, estrias, microvasos;

  • Ozonioterapia no tratamento capilar: alopecia, fungo capilar, fortalecimento dos fios.


Módulo IV

  • Práticas básicas, intermediárias e avançadas em ozonioterapia.


Módulo EAD

  • Estudos de Casos com o uso da ozonioterapia em Clínica Terapêutica e Estética;

  • Metodologia de avaliação: atividades avaliativas e discussões em grupos.


Nota da Associação Brasileira de Ozonioterapia

O conselho de classe profissional é a instituição responsável por definir as regras para o exercício da profissão regulamentada. De acordo com o que estabelece cada conselho, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, farmacêuticos e biomédicos têm diferentes linhas de atuação na Ozonioterapia, que devem ser respeitadas. Para que se compreenda como cada profissional pode atuar, é importante registrar que a Ozonioterapia está inserida na PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares) do SUS (Sistema Único de Saúde), pela Portaria n° 702/2018 do Ministério da Saúde. 

Assim, todo profissional que pode atuar nestas práticas, naturalmente pode utilizar a Ozonioterapia. Estas práticas abrangem tanto os sistemas médicos complexos como os recursos terapêuticos, chamados de medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA) pela (OMS) Organização Mundial da Saúde. "A Fundação Assis Gurgacz não possui ingerência quanto ao exercício profissional relativo às atividades invasivas da área da saúde, posto que os limites de atuação de cada profissão é regulamentado por lei e pelos Conselhos Regionais", informa o NAP (Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional).

1767730210.jpeg
FAG Toledo lança edital para contratação de novos professores
06
Janeiro
2026 Toledo
1767099686.jpeg
Doação de livros fortalece acervo da Biblioteca do Centro Universitário FAG
30
Dezembro
2025 Cascavel
1767099570.jpg
Programa de Bariátrica das Clínicas FAG promove atividade nutricional com pacientes
30
Dezembro
2025 Cascavel
1766500936.jpg
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
1766431110.jpg
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel