Centro Universitário FAG

Pós em Direito do Agronegócio ABRADA/FAG tem alunos de 14 estados

Corpo docente é integrado por profissionais que são renomados nacionalmente.

23/08/2021


A parceria entre Centro FAG e ABRADA (Academia Brasileira de Direito do Agronegócio) resultou no curso Lato Sensu em Direito do Agronegócio. As aulas são online, com transmissão ao vivo, e com atividades práticas entre os alunos. A primeira turma já iniciou a pós-graduação e é integrada por alunos de 14 estados brasileiros. 

A coordenadora do curso, Lorrane Martins Romanni, analisa que a parceria firmada entre a ABRADA e a FAG vem para sedimentar o conhecimento aliado à prática profissional no Direito Aplicado ao Agronegócio, com excelência e alto padrão de qualidade, tanto no nível de ensino, como no suporte acadêmico e pedagógico ao aluno. 

"Dentro da ABRADA temos como pilar a ética, transparência e excelência em tudo que fazemos, sendo que encontramos esse mesmo alinhamento com a parceria firmada entre ABRADA e FAG. Trazemos juntos, através dessa parceria, a melhor pós-graduação em Direito do Agronegócio do Brasil, focada na prática, com o melhor da sala de aula, no conforto da casa de cada aluno", ressalta. 

O coordenador do Programa de Pós-Graduação do Centro FAG, Osmar Antonio Conte, diz ser uma satisfação ter uma instituição renomada nacionalmente como a ABRADA como parceira. "Somos instituições com expertise em ensino, aliadas para promover o melhor curso na área de Direito do Agronegócio e preparar profissionais qualificados para, prontamente, atender esta demanda tão urgente no país", reforça. 

De acordo com Lorraine, atualmente o Agronegócio corresponde a  1/4 de toda a receita gerada no nosso país, sendo que o Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo, responsável pela alimentação de 10% da população mundial. "O Direito do Agronegócio é um dos pilares da profissionalização desse setor, que sustenta a nossa economia, com a abrangência das mais diversas áreas do direito, legislação específica, jurisprudência e realidade particular ao Agronegócio Brasileiro, que exige conhecimento técnico e prático aprofundado para especialização efetiva do profissional da área", complementa. 

Proposta

A proposta inclui disciplinas contratuais, ambientais, fundiárias, societárias, tributárias, trabalhistas, previdenciárias, comércio exterior, assim como disciplinas de gestão, governança e compliance, todas aplicadas à realidade do Agronegócio Brasileiro. 

O público-alvo são advogados, bacharéis em direito, contadores, produtores rurais, gestores no Agronegócio, executivos, colaboradores de Cooperativas, Trading, e da Agroindústria, administradores, bancários, prestadores de serviço no Agronegócio. Profissionais que busquem por uma especialização de excelência no Direito Aplicado ao Agronegócio.

As matrículas para a primeira turma se esgotaram logo no primeiro mês de inscrições, mas a boa notícia é que as pré-inscrições para a segunda turma, com início em fevereiro de 2022, já estão abertas. Entre no site e saiba maisAs pré-inscrições para a segunda turma, com início em fevereiro de 2022, já estão abertas. Entre no site e saiba mais. 

Corpo Docente de excelência

Integram o time de professores, nomes que são referências no Brasil. São grandes profissionais do Direito brasileiro, que além de participarem da construção doutrinária do Direito Aplicado ao Agronegócio, vivem o dia a dia de trabalho na área. Confira os currículos. 

  • Miron Biazus é advogado atuante nas áreas de direito agrário, tributário, sustentabilidade e agronegócio. Mestre e Doutorando em Desenvolvimento Rural Sustentável, autor do livro "Parva Universi e o Direito de Existir: O Desenvolvimento Sustentável na Impenhorabilidade" e associado da Academia Brasileira de Direito do Agronegócio.
  • Patrice Fróes, advogada há mais de 20 anos com atuação especializada no Agronegócio, pós graduada em Direito Empresarial, produtora rural da agropecuária de corte e aperfeiçoamento genético de ovinos, e associada da Academia Brasileira de Direito do Agronegócio.
  • Luis Martins Romanni é coordenador da Pós-Graduação em Direito do Agronegócio ABRADA/FAG, sócio-fundador da Academia Brasileira de Direito do Agronegócio, advogado com atuação especializada no Agronegócio, especialista em Direito Civil e Empresarial, Mestrando com Dissertação sobre as Relações Societárias dos Produtores Rurais Pessoa Física e produtor rural de alho.
  • Miguel Gualberto, advogado agroambientalista e do agronegócio com atuação especializada em Regularização Fundiária, Presidente da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB PARÁ, pós-graduado em Direiro Agroambiental, Mestre em Direito Agroambiental, Especialista em Direito Ambiental e Associado da Academia Brasileira de Direito do Agronegócio.
  • Pedro Puttini, advogado e professor em Direito Agrário e Ambiental, Comentarista de Direito Agrário no Canal Rural e na Scot Consultoria. Mestre em Desenvolvimento Local. Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambienta.
  • Sara Romero, advogada especialista em Direito Ambiental, Mestre em Ciências Ambientais e Doutoranda em Recursos Naturais.
  • Renato Stecca, advogado com atuação especializada em Previdenciário e no Agronegócio, pós-graduado em Direito Previdenciário; Pós Graduado em História e Filosofia, e Associado da Academia Brasileira de Direito do Agronegócio.
  • Grace Ladeira Garbaccio, que é graduada em Direito e em Administração, com Mestrado em Direito pela Université de Limoges (2005) e Doutorado em Direito - Université de Limoges (2009). Experiência nas áreas do Direito, Administração, Comunicação e Marketing em Universidades, tais como Laval/Quebec/Canadá, IDP, EDB, FIA, ESPM, Dom Helder Câmara, PUC/MG, Centro Universitário UNA, e em empresas como Vallourec, Saint Gobain, Anglo American e Votorantim Energia, bem como no poder executivo do Estado de MG em suas Secretarias.
  • Lorrane Martins Romanni é coordenadora da Pós-Graduação em Direito do Agronegócio ABRADA/FAG, advogada com atuação especializada em Trabalhista no Agronegócio, graduada em Direito e em Psicologia, especialista em Direito e Processo do Trabalho, MBA em Gestão Empresarial, Mestranda,  produtora rural de alho, sócia-fundadora da Academia Brasileira de Direito do Agronegócio.
  • Leonardo Loubet, que é Advogado tributarista. Sócio de Pithan & Loubet Advocacia. Especialista, Mestre e Doutorando (USP) em Direito Tributário. Coordenador Nacional do Curso de Tributação no Agronegócio do IBET. Autor do livro "Tributação Federal no Agronegócio"(Noeses, 2017).
  • Mariely Biff é Consultora e palestrante em sucessão familiar para produtores rurais e empresas do Agronegócio; Administradora em Agronegócios, pós-graduada em Gestão Empresarial, MBA em Agronegócios - ESALQ/USP e Mestranda em Direção Estratégica de Empresas Familiares; Mariely é coautora do Livro Mulheres do Agro.
  • Dr. Hugo Monteiro é Contador, Consultor Tributário e de empresas familiares no agro, especialista em Direito Tributario, especialista em Gestão do Agronegócio, Professor de Direito Tributário, Planejamento Tributário e Gestão Rural e Autor do livro "Novo guia da gestão rural".
  • Felipe Esteves, que é Advogado Tributarista; Especialista em criação de Holding Rural; Sócio fundador da Esteves Planejamento Patrimonial e Associado da Academia Brasileira de Direito do Agronegócio.
  • Denise Tavares, que é Advogada com atuação especializada na área de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, Tecnologia e Negócios Digitais. Especialista em Direito Societário, Especialista em Contratos, Especialista em Fusão e Aquisições e Especialista em Direito e Tecnologia da Informação.
  • Nivaldo Forastieri, que é Advogado, pós-graduado em Gestão de Fazendas, pós-graduado em Direito do Agronegócio, MBA em Agronegócios, Produtor Rural, Diretor-Fundador da Foraster Agrointeligência, Coordenador do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) oferecido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), Fundador da Liga do Agro.
  • Any Ellen Prestes é Engenheira de Alimentos, Mestrado em Tecnologia de Alimentos, qualificação em assistente de recursos humanos, técnica em meio ambiente, atua no Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), oferecido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), Auditora Interna de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (PPCC) e Certificação de Sistema de Segurança Alimentar (FSSC 22000). Integra a Governança do Agronegócio de Londrina, AgroValley. Idealizadora do Núcleo de Soluções em Alimentos em Londrina (NSAL).
  • Lauro Vasques é Engenheiro Químico; Pós graduado em docência; Consultor sênior na V&B Consultoria em Gestão Empresarial, experiências anteriores como Coordenador de Sistema de Controle de Qualidade da Granol Indústria Comércio e Exportação, Supervisor de Qualidade da Louis Dreyfus Commodities, Supervisor de Qualidade da Unilever; Palestrante em eventos de biocombustíveis; Auditor Líder de Certificação de Sistema de Segurança Alimentar (FSSC 22000), Auditor ISO 19011, Auditor Interno GMP e Internacional.
  • Ticiane Figueirêdo, que é Advogada, Especialista em Crédito no Agro e Operações de Barter. Especialista em Direito Civil, MBA em Agronegócios, Consultora em Diversidade & Gênero e Liderança Feminina no Agronegócio. Co-autora dos livros: "Direito do Agronegócio: teoria e prática" e "Mulheres do Agro: inspirações para vencer desafios dentro e fora da porteira". Professora, Palestrante e Mentora.
  • Odara Weinmann, que é Advogada. Sócia Fundadora do Weinmann & Colbeich Advocacia. Especialista em Agronegócio e Pós-Graduada em Gestão e Desenvolvimento Rural. Alta expertise nas áreas relacionadas a crédito e financiamento rural, com foco em defesas de produtores rurais em renegociações de dívidas e ações executivas.
  • Rafael Molinari, que é Advogado. Mestre em Direito Comercial. Especialista em Direito Empresarial. Bacharel em Direito. Experiência na área de Direito Privado, com ênfase em Direito Comercial/Empresarial, Direito Civil, Direito Internacional Privado, nas ciências jurídicas voltadas ao mercado financeiro e de capitais e ao direito do agronegócio. Gerente jurídico sênior de empresa multinacional de origem chinesa do agronegócio, tendo trabalhado anteriormente em grandes empresas brasileiras e escritório boutique de advocacia, especializado em agribusiness. Coordenador e coautor de livros, autor de artigos, palestrante e professor universitário.
  • Marcos Hokumura Reis, que é graduado em Direito e em Administração, com especialização em Direito Tributário Internacional. Advogado palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais. Leciona em cursos de Pós-Graduação em Arbitragem e Direito do Agronegócio. Atua nas áreas de Consultivo Empresarial, Estruturação de Operações Financeiras e Arbitragem Nacional e Internacional, com atuação estratégica no contencioso empresarial, bem como planejamento societário, sucessório e internacional. Especialista em Direito do Agronegócio, Internacional e Empresarial, autor do livro "Arbitragem no Agronegócio".
  • Carolina Merida, que é Graduada em Direito, Especialista em Direito Empresarial e em Direito Público, mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, Doutoranda em Direito. Procuradora do Município de Rio Verde/GO e Professora Universitária Efetiva. Dra. Carolina Merida conta com grande experiência no Direito Internacional, Empresarial, Ambiental, Urbanístico e Administrativo.
  • Erica Vairich, que é Advogada com 13 anos de atuação em diversos tribunais, como TJ/RO, TRT14 e TRF1 e tribunais superiores. Especialista em Ciências criminais, Direito Penal, Segurança Pública e Processo Civil. Criadora do projeto "Advogando nos tribunais".
1638216223.jpg
Rematrícula: Procedimento deve ser feito pelo Portal Sagres
29
Novembro
2021 Cascavel
1638214526.jpg
Evento internacional: II Siagros começa nesta terça-feira (30)
29
Novembro
2021 Cascavel
1638212087.jpg
Handebol FAG é campeão do Campeonato Paranaense 2021
29
Novembro
2021 Cascavel
1638210943.jpg
Arquiteta doa acervo de revistas técnicas ao Centro FAG
29
Novembro
2021 Cascavel
1638209878.jpeg
Andadores são entregues para pacientes das Clínicas FAG
29
Novembro
2021 Cascavel
1637960396.jpg
Encontro com ex-alunos marca celebração dos 10 anos de Direito na FAG Toledo
26
Novembro
2021 Toledo
1637957344.jpg
COMFAG promove noite de oficinas temáticas
26
Novembro
2021 Cascavel
1637951419.jpg
Engenharia Civil recebe Guilherme Perosso
26
Novembro
2021 Cascavel
1637949291.jpg
Medicina: IFMSA Brazil FAG realiza ação em parceria com o CEDIP
26
Novembro
2021 Cascavel
1637875651.jpg
Alunos de Letras publicam vídeos com dicas de redação para vestibular e ENEM
25
Novembro
2021 Toledo
1637874692.jpeg
Centro FAG sedia Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas
25
Novembro
2021 Cascavel
1637874174.jpg
HVFAG, que já é um dos mais equipados do Paraná, recebe novos aparelhos
25
Novembro
2021 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

OK