HVFAG recebe residente de Veterinária da UFSM
Kairo Adriano Ribeiro de Carvalho passou 30 dias com as equipes da FAG
O Hospital Veterinário do Centro Universitário FAG recebeu, por 30 dias, o veterinário Kairo Adriano Ribeiro de Carvalho, formado pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) campus Sinop. O profissional atualmente está matriculado no Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária com ênfase na Clínica Médica de Pequenos Animais da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e dentro das possibilidades do programa Kairo demonstrou o interesse em passar uma temporada em Cascavel.
"Escolhi a FAG pela minha curiosidade em saber como funcionam tanto o ensino, quanto os serviços oferecidos à comunidade dentro de um hospital veterinário de instituição privada. Eu já tinha afinidade pela área de pequenos animais e, apesar de iniciar a veterinária com intuito de mexer com produção de leite, encontrei na clínica de pequenos um ambiente que correlaciona as disciplinas que mais me fascinaram durante a graduação (fisiologia, bioquímica, epidemiologia e reprodução)", explica.
O veterinário afirma que essa experiência vai contribuir com sua carreira profissional. "Penso que ter uma perspectiva diversificada colabora para uma formação mais completa e sólida. Além disso, essa vivência está sendo meu primeiro contato com o ensino superior privado dentro da Medicina Veterinária", conta. "Gostei muito dessa vivência no HV da FAG, uma experiência enriquecedora".
Kairo coloca que o processo de conexão com outra instituição é viabilizado pelo MEC (Ministério da Educação), com isso são realizados os acordos e a documentação necessária. "O programa de residência pelo MEC prevê a possibilidade do residente de dois anos realizar a vivência, em um período de até 30 dias, em outro local (clínica particular, hospitais e outras instituições de ensino) de interesse", esclarece.
O coordenador do Núcleo de Pós-Graduação da FAG, professor Osmar Conte, destaca a importância desse contato com programas externos. "Receber um residente de Medicina Veterinária de uma universidade federal dentro de uma área em que a FAG atua, que é de pequenos animais, é muito importante no sentido de estabelecer a cooperação e a troca de experiências. A vivência acadêmica e profissional desses egressos de diferentes instituições somada a nossa experiência, estrutura e ao nosso corpo docente faz com que o nosso curso cresça".
Na foto o residente está acompanhado pelo diretor administrativo do Hospital Veterinário FAG, Sérgio Martini.
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo