Centro Universitário FAG

Egresso de Medicina é aprovado em todas as residências que concorreu

Manoel Pedro Wasem passou direto em quatro, sendo dois primeiros lugares, e foi aprovado para segunda fase de outras duas, todas em Pediatria

03/01/2022


O egresso de Medicina do Centro Universitário FAG, Manoel Pedro Wasem, que se formou em 2021 pela 12º segunda turma do curso, foi aprovado em quatro residências e passou para a segunda fase de outras duas, todas em Pediatria. O médico conseguiu o feito de ter êxito em todos os processos que participou. O profissional é natural de Marechal Cândido Rondon e ingressou na FAG em 2016.

Manoel foi aprovado no Hospital Pequeno Príncipe (Curitiba), em 1º lugar no Hospital Universitário do Oeste Paraná (Cascavel) e em 1º lugar no Hospital Universitário da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Ele ainda passou direto no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná). O egresso foi, ainda, para a segunda fase na USP (Universidade de São Paulo) e no Hospital de Clínicas da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

"Dentre todas as provas que realizei para residência, o concurso da prova do Pequeno Príncipe foi o mais difícil, visto que é uma das Instituições do Brasil mais renomadas na área que escolhi. Além de ter um aumento da procura de todas as regiões do país, há toda uma pressão em torno da prova que muitas vezes o candidato precisa ter um psicológico preparado para realizar uma avaliação nesse nível", comenta o médico.


"Pensava em obter as melhores colocações"

Manoel conta que desde que recebeu o diploma de conclusão do curso, ele dedicou 100% dos dias aos estudos até a metade final de dezembro. "Esses três meses foram muito desgastantes. Todo final de semana de novembro tive uma prova de residência médica, o estado mental da pessoa em si cansa. Eu não sou aquele que olha para a concorrência. Quando estudava pensava em dar o meu melhor, obter as melhores colocações nas provas e então por si só o resultado viria", afirma.

O profissional, dentre todas as possibilidades, escolheu o Hospital Pequeno Príncipe, já tendo efetivado a matrícula na Instituição. "Durante a graduação eu tive um íntimo contato com a neurologia, muito por influência do meu irmão, Matheus Pedro Wasem, que é neurologista do INC (Instituto de Neurologia de Curitiba). A partir do meu internato eu vi que a neurologia por si só não estava satisfazendo meus anseios futuros. Com isso comecei a ler e estudar a parte da Neuropediatria, onde me encantei. Desde então escolhi para o meu futuro esta área. Primeiro tenho que concluir a pediatria e depois, num futuro próximo, novamente prestar prova para a neurologia pediátrica", explica.


"Faça sempre o melhor que puder"

O pai de Manoel, Edson Wasem, ficou emocionado com as conquistas do filho, e já prospecta o futuro, vendo o médico como neuropediatra. "Não tenho palavras para agradecer aos familiares, professores e amigos por estas conquistas. Que essa profissão, que o meu filho escolheu, possa ser usada para ajudar todos os pacientes, amigos e pessoas necessitadas. Eu deixo o seguinte recado para o Manoel: 'Faça sempre o melhor que puder, com muito conhecimento, ciência e Deus no coração'", diz.


"Tenho muito orgulho de ter concluído minha formação na FAG"

"Tenho muito a agradecer a quem sempre esteve ao meu lado, o apoio incansável da minha família, namorada e amigos. Tenho certeza que sem eles todos esse processo ia ser mais pesado e difícil. Agradeço a FAG por poder proporcionar quem eu sou hoje, aos mestres que não mediram esforços para ensinar o tão apaixonante e gratificante que é a Medicina. Eu sou muito grato e tenho muito orgulho de ter concluído minha formação na FAG", agradece Manoel.

O médico relembra que escolheu o centro universitário por influência da cunhada, Andréia Carpenedo Rheinheimer Wasem, formada em 2014, e que hoje atua como pediatra oncológica no Hospital Erasto Gaertner de Curitiba. Segundo Manoel, ela relatou tudo sobre a FAG, desde a estrutura até a parte acadêmica. "Como tinha acabado de ter um contato íntimo com a Instituição, ela conseguiu me passar toda uma visão da FAG e a partir de então, um ano depois, tornaria minha segunda casa durante seis anos", conta.

"A minha experiência com a FAG foi das melhores. Sempre me dediquei ao máximo com o que o centro universitário me proporcionou. Além da parte acadêmica, eu fui muito ligado ao esporte dentro da Atlética de Medicina. Lá praticava futsal, futebol, basquete e atletismo. Sempre a FAG proporcionou toda a estrutura para que pudéssemos realizar os nossos treinos, desde as quadras de esporte até a pista de atletismo", recorda.

Manoel ainda lembra da sólida base do curso de Medicina. "Desde o início eu contei com uma gama de profissionais capacitados para ensinar a cada dia a medicina mais humana e embasada em evidências científicas. Creio que os resultados não poderiam ter sido tão positivos se não tivesse tido o apoio e a instigação por eles para adquirir conhecimento. Tive ainda todo o apoio da estrutura da FAG e do Hospital São Lucas. O corpo clínico do hospital sempre se dedicou ao máximo para que pudesse oferecer o melhor para nós. Tenho certeza que todos não mediram esforços para eu e demais colegas concluirmos nossa graduação com excelência".

1660685041.jpg
Preparatório Certificação Profissional Anbima CPA-20
16
Agosto
2022 Cascavel
1660679476.jpeg
Cascavel sedia Congresso de Medicina Intensiva
16
Agosto
2022 Cascavel
1660679303.jpg
Vem aí a Semana do Design: Um olhar de Brasilidade
16
Agosto
2022 Cascavel
1660672105.JPG
Centro FAG recebe intercambista da Eslováquia
16
Agosto
2022 Cascavel
1660598359.jpeg
Acadêmicos e funcionários têm 30% de desconto em cursos de idiomas na Rockfeller
15
Agosto
2022 Cascavel
1660597007.jpeg
Aluna desenha quadro em homenagem ao Dia do Estudante
15
Agosto
2022 Cascavel
1660593021.jpeg
Docente de Enfermagem é voluntária em missão no Amazonas
15
Agosto
2022 Cascavel
1660587500.jpg
Pharma Week começa nesta segunda-feira (15)
15
Agosto
2022 Cascavel
1660336792.jpeg
Copa Oeste de Futsal das atléticas começa neste sábado no Centro FAG
12
Agosto
2022 Cascavel
1660336601.jpeg
Turma da Pós-Graduação em Gerenciamento de Indústrias: Lean Manufacturing, visita a Unidade da SOORO - RENNER
12
Agosto
2022 Toledo
1641585844.jpeg
Letras e Jornalismo organizam viagem para Asunción
12
Agosto
2022 Cascavel
1660326427.jpeg
JEFAG é realizado para comemora a Semana do Estudantes
12
Agosto
2022 Cascavel

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

OK