Professora de Fisioterapia conquista título de doutora em Ciências da Reabilitação
Lizyana Vieira realizou pesquisa sobre incontinência urinária nas clínicas da instituição
A professora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário FAG, Lizyana Vieira, foi aprovada em sua tese sobre incontinência urinária, qualidade de vida e gordura corporal em pacientes obesos mórbidos, no Programa de Doutorado em Ciências da Reabilitação na UNISUAM (Centro Universitário Augusto Motta), no Rio de Janeiro.
A docente das matérias de Fisioterapia Pediátrica e Fisioterapia Pélvica frisa a importância do tema, pois a obesidade mórbida é uma doença que vem crescendo e, traz outras doenças associadas, por exemplo, a incontinência urinária.
"Além disso, a incontinência urinária traz muitos prejuízos físicos, psicológico e sociais para os pacientes, que muitas vezes não relatam ter, porque acham que perder xixi é normal, ou por terem vergonha de falar e também não saberem que existe tratamento", relata a doutora.
Lizyana Vieira também agradece a FAG, porque foi nas clínicas de fisioterapia da instituição que ela realizou sua pesquisa em pacientes que estavam na fila de espera para a realização da cirurgia bariátrica. "Eu sou muito grata por ter conseguido realizar essa pesquisa na clínica da FAG, pois permitiu que eu tivesse uma amostra diferenciada e, assim, valorizasse mais a minha pesquisa", conta
Reportagem: Yasmin Ayres, acadêmica do 8º período de Jornalismo.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel