Acadêmicos de Fotografia são semifinalistas do Brasília Photo Show
O evento, conhecido por ser o maior festival de fotografias da América Latina, reúne obras de fotógrafos de diversos países
O Centro Universitário FAG, em conjunto com o curso de Fotografia, comemora a classificação de dois acadêmicos do curso na semifinal do Brasília Photo Show, o maior festival de fotografias da América Latina, que reúne fotógrafos de diversos países para competir.
Vanderlei Cecato e Reginaldo Peixoto cursam o 2º período de Fotografia, e foram incentivados a participar do concurso pelo professor Julio Szymanski. "Durante as atividades do primeiro bimestre, vi algumas fotos dos alunos que chamaram a atenção pela técnica, criatividade e originalidade. Como sabia do concurso, sugeri que se inscrevessem", relata o docente.
A fotografia de Vanderlei retrata um avião no céu escuro, com a Lua acima dele. O acadêmico nomeou a fotografia como "Sonho e Inspiração". "Sou Spotter desde 1996, e sempre fui apaixonado por aviação e por fazer fotos da Lua. Assim, meu sonho era juntar essas duas paixões em uma foto só", conta.
Além de ser um sonho, a fotografia foi tirada num momento de inspiração. "Certa manhã fui fotografar um avião que estava passando por Cascavel e vi que a Lua estava em sua trajetória. Assim, num só clique eu consegui realizar o meu sonho. Por isso, essa foto é, para mim, uma inspiração para, cada vez mais, eu realizar meus sonhos na fotografia".
Já a fotografia de Reginaldo mostra uma colheitadeira trabalhando, com o céu, ao fundo, colorido pelo pôr do sol. O estudante chamou sua fotografia de "O pôr do sol em uma colheita". "Para mim, essa foto representa minhas origens, pois fui criado no meio rural e lá permaneci até o início da vida adulta. Então, até como uma forma de me sentir em casa, estou sempre fotografando o campo", relata.
Para ele, ver que sua foto chegou tão longe é extremamente motivador. "Quando postei a foto, sabia que tinha potencial, porém não imaginei que chegaria tão longe. Estou me sentindo extremamente feliz e mais motivado que nunca a produzir outras fotografias".
Vanderlei conta que ver sua foto na semifinal do festival é extremamente gratificante. "Ver meu trabalho sendo reconhecido dessa maneira não tem preço. Por mais que eu não chegue a ganhar um prêmio, o maior prêmio eu já ganhei, com esse reconhecimento", diz. "Fotografia para mim sempre foi uma paixão Entrei no curso para melhorar minha fotografia, e vendo esses resultados positivos desenvolvo ainda mais sonhos para o futuro", complementa.
Reginaldo relata que a iniciativa por cursar a graduação em Fotografia surgiu a partir do Passaporte 40+, que dá descontos correspondentes à idade do acadêmico durante todo o curso. "Sempre gostei de fotografia, e vi uma oportunidade de me aprofundar nesse campo. Para mim é fantástico registrar momentos em imagens, e trato cada imagem como algo a ser eternizado, por esse motivo procuro sempre caprichar na composição, exposição e enquadramento", explica.
O professor Julio explica que participar de eventos e festivais assim é importante para o crescimento profissional dos acadêmicos, pois permitem contato com diferentes fotógrafos, técnicas e fotografias. "Estar na semifinal é um passo muito importante, pois demonstra que os alunos estão desenvolvendo o olhar fotográfico e se destacando", finaliza.
O anúncio dos finalistas e vencedores do festival será realizado no dia 25 de novembro.
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel