Uma viagem no tempo! Turmas do 4º ano realizam Museu de Fontes Históricas
Exposição contou com objetos que representam a história da humanidade
Nos dias 21 e 22 de março, as turmas do 4º ano do Colégio FAG realizaram o Museu de Fontes Históricas, como atividade de encerramento do projeto na disciplina de História. O intuito da exposição é refletir as noções de patrimônio material e imaterial e promover a identificação das características e diferenças entre fontes históricas, a exemplo das fontes escritas, materiais, cartográficas e iconográficas.
Inicialmente, os alunos participaram de aulas expositivas, com o auxílio de vídeos de visitas a museus virtuais e imagens que elucidam os conceitos de patrimônio, pertencimento e memória. À medida que os estudantes compreenderam as fontes históricas, eles realizaram coletas de objetos e informações que representassem a história da humanidade. Por fim, os objetos foram dispostos em uma sala e organizados de acordo com sua tipologia.
No Museu, criado pelos alunos, foram expostos moedas, cédulas de papel, fotografias de familiares, fitas cassetes, toca discos, aparelhos celulares, câmeras fotográficas, telefone com fio, ferro à brasa, livros, brinquedos, máquinas de datilografia, entre outros. O Museu ficou aberto a todos os estudantes do Colégio FAG, ao longo de quinta e sexta-feira (21 e 22/03).
Vivências imersivas
A constituição do Museu de Fontes Históricas proporcionou uma viagem no tempo e contribuiu para que os alunos se interessassem em conhecer a história da humanidade, possibilitando a observação do passado e do presente através da percepção das mudanças do mundo ao longo do tempo. Outro ponto de destaque durante a montagem do acervo foi a valorização da memória para a formação da identidade social. O Museu, que integrou as atividades do primeiro bimestre, também promoveu a reflexão sobre o papel de cada indivíduo para a construção e preservação de patrimônios e memórias, incentivando as práticas de cidadania.
O projeto foi desenvolvido pelas professoras Mirian Brisch, Sara Silva Fatore, Tamires Claudinski e Roseli F. Carolino, com o apoio dos alunos, pais e do Núcleo Histórico da FAG.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel