Acadêmicos lançam e-book com resultados do PIBID na FAG Toledo

Trabalho reúne relatórios das experiências realizadas nos estágios no Novo Ensino Médio

01/08/2024


Na noite desta quarta-feira (31) foi realizada a Aula Magna dos cursos de Letras Português e Inglês e Pedagogia da FAG Toledo. Os acadêmicos se reuniram no auditório da instituição para o lançamento do e-book desenvolvido com a compilação dos resultados dos projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) realizados pelos acadêmicos das Licenciaturas. O livro intitulado "Projeto de Vida no Novo Ensino Médio", apresenta as estratégias de aprendizagem interdisciplinar produzidas pelos alunos durante os estágios. "Foi um trabalho muito legal de integrar novas práticas educativas e aproximar o projeto do novo ensino médio com o que foi trabalhado em sala de aula. O livro ficou lindo e os resultados apresentados foram bastante satisfatórios", comenta a acadêmica Ediane, do curso de Pedagogia. "Foi gratificante e desafiador trabalhar com os alunos desta geração que está no Ensino Médio, mas foi de muito aprendizado para nós, trabalhando com eles em sala e com os professores em reuniões e conselhos", relata a acadêmica Adriane, do curso de Letras.

A fala das alunas é complementada pelo coordenador de Licenciaturas da FAG Toledo, Ney Arboleya. "Praticamente 90% dos nossos egressos são absorvidos pela Educação Infantil e pelas séries iniciais, enquanto profissionais. Mas este projeto, foi para mostrar que o Ensino Médio também é espaço para o Pedagogo. As vezes o educador se identifica mais com adultos do que com crianças. A nossa proposta foi construída com muita atenção e muito carinho e alcançamos um resultado bem positivo", analisa.

O evento também contou com a presença da professora Cristina Janjar, representando o Núcleo Regional de Educação de Toledo. "O conteúdo produzido pelos acadêmicos será muito útil e teremos o prazer de distribuir este material, compartilhando com nossos professores e alunos, para que estas boas experiências sejam aplicadas em mais salas de aula", afirma.

Além do lançamento, os alunos acompanharam a palestra inspiradora sobre Educação, com o coordenador pedagógico da FAG Toledo, Gabriel Paiva. "Todas as pessoas envolvidas com a Educação, dentro e fora da sala de aula, também são educadores. O auxiliar de turma também está neste papel de educador, enquanto responsável pela turma. Este trabalho apresentado hoje retrata exatamente isto, quando conseguimos pegar o rol de proposições da Secretaria Estadual de Educação e transformar em experiências diversas. Quando nos envolvemos nos processos e damos o nosso melhor, o resultado vem", comenta.

1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel
1764971494.jpg
Atlética de Medicina do Centro FAG conquista tricampeonato no JOIA Oeste em Foz do Iguaçu
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764967436.jpeg
Programa da Terceira Idade encerra ano letivo com programação especial
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764895341.jpg
Período de rematrículas começa em 10 de dezembro
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764878054.jpeg
Acadêmicos de Educação Física seguem para a etapa prática do Verão Maior Paraná
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764803753.jpeg
FAG Toledo participa do 1º Encontro de Educação, Ciência e Inovação no Lago Municipal
03
Dezembro
2025 Toledo
1764799481.jpeg
Coral da OAB realiza apresentação especial na FAG Toledo
03
Dezembro
2025 Toledo
1764798312.jpeg
Seminário de Práticas do PIBID será no dia 9 de dezembro na FAG Toledo
03
Dezembro
2025 Toledo
1764796941.jpeg
Equipe "Vaca Holandesa" vence os jogos interclasses da FAG Toledo
03
Dezembro
2025 Toledo