Acadêmico tem artigo aprovado no Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial
Pesquisa aborda o fenômeno de propagação de trincas por fadiga e é desenvolvida pelo PIBIC
A pesquisa científica é a base para o progresso e inovação, impulsionando descobertas que transformam a sociedade e melhoram a qualidade de vida, e o professor Bruno dos Santos, dos colegiados das Engenharias, e o acadêmico Matheus Marquetti, do 6º período do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário FAG, sabem bem disso.
Bruno e Matheus têm trabalhado juntos na pesquisa científica por meio do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) como orientador e orientando, e conquistaram a aprovação do artigo científico de Matheus no Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial, que ocorrerá de 20 a 22 de agosto.
O artigo aprovado é intitulado “Análise do Fenômeno de Propagação de Trinca por Fadiga Isotérmica do Modelo de Ahmad via Metodologia Fast Crack Bounds", e aborda a fadiga térmica, que é a degradação dos materiais causada pela repetida variação de temperatura. “A difícil previsibilidade da fadiga é um dos problemas no mundo da engenharia. É muito caro realizar a previsão da degradação de um material por meio de cálculos e simulações, portanto é mais viável testar empiricamente o material e determinar o seu desgaste”, explica Matheus.
Como explica o professor, o artigo aborda uma temática crucial na indústria da metalmecânica, o fenômeno de propagação de trincas por fadiga. “A compreensão desse fenômeno é fundamental para evitar colapsos estruturais e acidentes. Além disso, a linha de pesquisa utilizando a metodologia Fast Crack Bounds (FCB) para fadiga térmica é uma linha exclusiva do Centro FAG, sendo desenvolvida por minha pessoa e meus orientandos de tcc e PIBIC”, ressalta Bruno.
O artigo tem o objetivo de explorar métodos computacionais para calcular e prever a fadiga de um material de forma mais acessível e rápida. O primeiro projeto de pesquisa foi desenvolvido pelo egresso Bruno Banhara, para seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Matheus conta que sua maior motivação para desenvolver o tema foi seu contato com a pesquisa e desenvolvimento dentro da indústria fotovoltaica, onde se deparou com uma situação real envolvendo o tema da pesquisa.
Para Matheus, ver seu artigo rompendo as barreiras nacionais ao entrar para o Congresso é extremamente gratificante. “Não há nada de mais prazeroso do que ver os frutos do próprio trabalho. O Bruno e eu trabalhamos muito para escrever esse artigo, e agora estamos vendo o primeiro fruto, e nos preparando para colher muitos mais”, comemora.
Para o professor, ver seu acadêmico se destacando é um orgulho. “Qualquer avanço científico é oriundo dos esforços de inúmeros pesquisadores. Como dizia Isaac Newton, ‘Se eu vi mais longe, foi porque estava sobre os ombros de gigantes’. Portanto, observar que um orientando está trilhando o caminho da ciência e alcançando resultados significativos é motivo de grande orgulho e de esperança por resultados cada vez mais expressivos para um mundo industrial e acadêmico”, conclui.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel