Cabanha do Centro FAG investe em pesquisas para aperfeiçoar reprodução
O rebanho se destaca pela qualidade genética e avanços em técnicas de inseminação
O Centro Universitário FAG iniciou em 2020 a criação de ovinos de elite. Hoje, possui um rebanho focado em genética de puro de origem (P.O), da raça Ile de France, escolhida pela alta prolificidade e grande qualidade de carne.
As pesquisas genéticas ocorrem no Hospital Veterinário FAG, proporcionando aos acadêmicos de Medicina Veterinária uma experiência prática e importante para a área, visto que o Brasil é um dos principais importadores de carne de ovelha.
Neste ano, o coordenador do curso, Adriano Ramos Cardoso, que também lidera as pesquisas, iniciou um novo projeto que visa aperfeiçoar a reprodução. A técnica utilizada é IATF, que é a inseminação por tempo fixo, consistindo em determinar um período para que todas as fêmeas do plantel sejam inseminadas ao mesmo tempo. Esse manejo visa sincronizar a ovulação das fêmeas utilizando recursos como implantes vaginais à base de progesterona.
O objetivo é testar qual implante apresenta melhor resultado. Para isso, foram adotados dois protocolos. Adriano explica que ambos têm a mesma carga de progesterona, porém, são de fabricantes diferentes, com materiais e introdução via intravaginal diferentes. “Vamos avaliar qual dos dois apresenta um melhor resultado e qual terá menos problema de contaminação”.
Comercialização e Reconhecimento
Desde o ano passado, a cabanha começou a comercializar animais. No entanto, atualmente somente machos estão disponíveis para a venda, enquanto as fêmeas são mantidas para reposição do plantel. Os ovinos possuem registro genealógico da ARCO (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos), assegurando a qualidade genética dos animais.
Adriano reforça ainda, que os ovinos têm se destacado em feiras, conquistando prêmios e comprovando a excelência genética. "Nosso rebanho está sempre entre os primeiros colocados, o que reforça a qualidade do nosso trabalho", afirma.
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel