Aula Magna de Agronomia traz pesquisador dos EUA para mostrar novas possibilidades aos alunos
Palestrante demonstrou como os EUA desenvolvem uma atividade agrícola cada vez mais tecnológica e precisa
O curso de Agronomia do Centro Universitário FAG realizou, nesta segunda-feira (19), a sua Aula Magna, uma palestra sobre a Agricultura Irrigada e a Gestão de Recursos Hídricos em Nebraska. O convidado foi o professor e pesquisador Ivo Zution Gonçalves, da Universidade de Nebraska.
Ivo é natural do Espírito Santo e vive nos EUA há 7 anos, sendo professor concursado da Universidade de Nebraska, Engenheiro Agrônomo e Mestre em Produção Vegetal, Doutor em Engenharia Agrícola e especialista em sensoriamento remoto.
Com sua ampla experiência e vivências, o Agrônomo discorreu sobre a irrigação, mudanças climáticas, agricultura de precisão, agricultura digital, sensoriamento remoto e a agricultura 5.0, que utiliza Inteligência Artificial. “Hoje, na Universidade de Nebraska e em diversas universidades brasileiras, as pessoas já criam modelos por meio da IA para trabalhar na agricultura de precisão”, conta.
“A irrigação tem diversas vantagens, como a segurança hídrica, segurança alimentar, garantia de produção, entre outras. Muitas coisas boas são desencadeadas pela Agricultura Irrigada, então é interessante pensar em desenvolver mais essa prática no Brasil, afinal o que diferencia a agricultura americana da brasileira, basicamente, é o clima”, diz.
Além de mostrar como os EUA desenvolvem uma atividade agrícola cada vez mais tecnológica e precisa, Ivo trouxe novas possibilidades para os acadêmicos. “A tecnologia está revolucionando a agricultura e o agronegócio, e já na Agricultura 4.0 estamos usando todas as tecnologias disponíveis para o manejo de culturas, como drones, máquinas, irrigação, entre outros”, exemplifica.
Para ele, os futuros profissionais devem se desenvolver cada vez mais para conseguirem se destacar no mercado de trabalho. “Eu digo que, atualmente, o Engenheiro Agrônomo precisa saber inglês e o básico de programação para acompanhar o desenvolvimento da profissão e atingir todo o seu potencial. Afinal, nós somos o futuro”, conclui.
A coordenadora do curso, professora Ana Paula Mourão, destaca a relevância do assunto e a importância de trazer Ivo para esta aula tão importante. “A presença do professor Ivo é um marco significativo, especialmente em um ano tão importante para nós, em que o curso completa 20 anos. Durante essas duas décadas, temos nos dedicado a formar profissionais de excelência, capazes de transformar o agronegócio na região e no país”, pontua.
A professora reitera que a palestra abriu um leque de possibilidades para os acadêmicos, que conheceram novas práticas inovadoras e oportunidades. “A Aula Magna foi uma oportunidade ímpar para nossos alunos se conectarem com as práticas mais inovadoras e compreenderem a importância da adaptação tecnológica na agricultura brasileira. É exatamente esse tipo de aprendizado e visão global que queremos proporcionar aos nossos estudantes, para que continuem a ser protagonistas na evolução do setor agrícola”, finaliza.
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel