Acadêmicas de jornalismo são finalistas do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo na etapa Paraná

Alunas participam da premiação na categoria de Jornalismo Universitário

02/09/2024


Construir um currículo sólido já na graduação é fundamental para se destacar no mercado de trabalho, pois é durante esse período que se adquirem conhecimentos, experiências e habilidades que moldam a trajetória profissional. No curso de Jornalismo do Centro Universitário FAG, essa construção é incentivada desde o início. 

Levando em conta esse incentivo, as acadêmicas Rubia Inomata e Thauana Marin inscreveram reportagens autorais no 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo - PR, e se classificaram como finalistas. As reportagens foram produzidas para o Projeto Abre Aspas, realizado pela turma do 6º período.

O tema desta edição do Prêmio Sebrae é a contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais, e essa foi a primeira vez em que o prêmio abriu a categoria de Jornalismo Universitário. Rubia produziu uma reportagem literária demonstrando como a única videolocadora de Cascavel sobrevive à era do streaming. Thauana, por sua vez, produziu uma reportagem inspiradora explorando a história de empreendedoras da moda. 

Para Rubia, estar entre os finalistas é um reconhecimento da importância de suas produções. “Fiquei muito animada em receber a notícia da classificação e, agora, estamos nos organizando para participar do evento da premiação que será em Curitiba, no final de setembro”, comemora. 

A aluna destaca a importância da orientação da professora Leticia Barros e do professor Alcemar Araújo, bem como a participação da fonte de sua reportagem. “Em especial, esse resultado é dedicado ao protagonista da reportagem, Assis Ricardo, que é a fonte de toda a história sobre a importância do empreendedorismo para a comunidade e a cultura da cidade”, pontua, alegre. 

Thauana relata que ficou extremamente feliz com o resultado de seu trabalho. “Eu adoro escrever, principalmente sobre moda, então foi uma matéria que amei produzir. Me surpreendi com o resultado, afinal eu já acompanhava a premiação antes mesmo da inserção da categoria especial de Jornalismo Universitário e está sendo uma oportunidade ótima poder concorrer ao Prêmio ainda na graduação”, celebra. 

A professora Leticia, que participou da orientação das alunas, conta que se encheu de orgulho ao ver o resultado da premiação. “Fazer parte da orientação delas foi enriquecedor, porque são acadêmicas extremamente dedicadas e comprometidas com suas entregas. As reportagens só foram crescendo de aula em aula até assumirem essa forma linda. Estamos na torcida para que ganhem!”, diz. 

O professor Alcemar Araújo também comemora o momento especial. “As reportagens finalistas são exemplos brilhantes do compromisso e da dedicação das nossas estudantes em contar histórias que verdadeiramente importam. Este reconhecimento é uma vitória para o Projeto e para todos que acreditam no jornalismo universitário como agente de mudança social. Seguimos comprometidos em amplificar vozes diversas, em contextualizar e analisar temas que moldam a nossa sociedade, e em inspirar outros jovens a fazerem o mesmo. Este prêmio é uma prova de que, juntos, podemos continuar a fazer a diferença”, conclui. 




1775004271.jpeg
Centro FAG recebe lançamento de livro que transforma 40 anos de ensino em conhecimento acessível
31
Março
2026 Cascavel
1774988398.JPG
Aula Magna de Direito na FAG Toledo aborda proteção jurídica de grupos vulneráveis
31
Março
2026 Toledo
1774919336.jpg
Curso de Jornalismo do Centro FAG recebe assessora de imprensa da Eurofarma Stock Car em Aula Inaugural
30
Março
2026 Cascavel
1774917488.jpg
Centro FAG e APAE Cascavel promovem palestra sobre inclusão e Síndrome de Down
30
Março
2026 Cascavel
1774915677.jpg
Setor Social da FAG promove palestra com pais de participantes do Programa Jovem Aprendiz
30
Março
2026 Cascavel
1774912832.jpeg
Egresso do curso de Ciências Contábeis é aprovado no Mestrado na Unioeste
30
Março
2026 Cascavel
1774903749.jpeg
Zênite: startup desenvolvida no Centro FAG conquista premiação no 36º Congresso Brasileiro de Zoologia
30
Março
2026 Cascavel
1774903641.jpeg
Aula Magna da FAG Toledo debate empregabilidade com gestores da Coamo e Prati-Donaduzzi
30
Março
2026 Toledo
1774903343.jpeg
Projeto de extensão “Horta na Comunidade” une cursos de Agronomia e Psicologia do Centro FAG
30
Março
2026 Cascavel
1774902660.jpeg
Professor do Centro Universitário FAG conclui doutorado em Educação
30
Março
2026 Cascavel
1774902379.jpg
Curso de Direito promove 2º Papo Jurídico com foco em concursos públicos
30
Março
2026 Cascavel
1774554544.jpeg
Centro FAG abre pré-seleção para atletas participarem dos Jogos Universitários do Paraná
26
Março
2026 Cascavel