Acadêmicos de Engenharia de Software realizam imersão tecnológica no Itaipu Parquetec
Alunos são fundadores da startup Folhastech, um sistema de monitoramento para hidroponia
Os acadêmicos desenvolvedores da startup Folhastech, Rafael Bortoli, Flávio Zanoni e Lucas Gheno, do curso de Engenharia de Software do Centro Universitário FAG, realizaram, no dia 30 de agosto, uma imersão tecnológica no Itaipu Parquetec, um hub de inovação localizado dentro da Itaipu Binacional.
Os alunos participaram da visita por meio do Espaço Impulso, que possui convênio com o StartFAG (Núcleo de Empreendedorismo do Centro FAG) e se trata de um Laboratório de Inovação focado no agronegócio, formado por meio de uma parceria entre a Coopavel e o Parquetec.
Durante a imersão, os alunos visitaram os espaços do Parquetec e tiveram a oportunidade de aprender com os profissionais de lá sobre cada atividade realizada ali. Os enfoques da visita foram os laboratórios de telemetria, 5g, desenvolvimento de IOT, cibersecurity e energias renováveis.
O estudante Flávio Zanoni relata que a imersão permitiu que os visitantes compreendam como o Parque auxilia a Itaipu e quais serviços podem oferecer para startups como a Folhastech. “Foi uma experiência muito valiosa, porque mostrou algumas formas de melhorarmos nossas pesquisas de produto. Além disso, abriu as portas para muito networking, o que é fundamental quando se fala de ideias e produtos. Sabemos que podemos contar com eles para recebermos um feedback técnico do nosso produto e testá-lo”, pontua.
O Itaipu Parquetec conta com salas de aula, laboratórios de ensino e pesquisa, centros de excelência, instituições científicas e de inovação tecnológica, e uma incubadora de empresas voltada para a formação de competências e qualificação técnica. Por ser um ecossistema de inovação, a imersão proporcionou uma experiência esclarecedora aos alunos.
A coordenadora de projetos de ideação do StartFAG, Luma Carletto, explica que essa imersão se enquadra como um programa de pós-ideação de projetos. “Nós já temos muitos programas de ideação no StartFAG, mas ainda não trabalhamos com aceleração e tração de projetos. Somos um habitat de inovação, então só conseguimos impulsionar projetos sozinhos até certo ponto, por isso precisamos de programas de pós-ideação como esse”.
Para Flávio e sua equipe, foi um momento inspirador. “É muito bom saber que esse é mais um lugar que pode nos amparar em projetos futuros, acolher nossas ideias e possibilitar que as desenvolvamos com o apoio de especialistas. Somos muito gratos ao StartFAG por nos proporcionar momentos como esse e nos auxiliar desde o início a desenvolver a Folhastech”, destaca.
A Folhastech tem como objetivo trazer inovação na área de IOT e monitoramento para o campo, focando na área de hidroponia. O projeto já participou e venceu premiações, e continua se desenvolvendo cada vez mais.
Para Luma, é um orgulho ver os alunos crescendo junto com sua startup. “Enquanto nossos alunos estiverem na Instituição e nós pudermos criar oportunidades para que eles façam a diferença, nós vamos trabalhar para isso”, conclui.
A Pró-reitora de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Aline Gurgacz Ferreira, também celebra o desenvolvimento dos acadêmicos. "A inovação e o empreendedorismo são fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos nossos alunos. Através de iniciativas como o StartFAG e parcerias estratégicas, buscamos criar um ambiente que favorece a criatividade e a prática de ideias transformadoras. Nosso objetivo é apoiar continuamente projetos como a Folhastech, garantindo que nossos estudantes tenham todo o suporte necessário para inovar e impactar positivamente a sociedade."
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel