Grupo da FAG viaja ao Chile para conhecer projetos de inovação
Acadêmicos e professores ganharam a viagem como premiação pelo 1º lugar no Hackathon do Show Rural
Os acadêmicos Lucas Lima e Pedro Avelino Zaura, de Engenharia de Software da FAG Toledo e Higor Saran Salmazo, de Agronomia do Centro FAG fizeram uma viagem ao Chile no final de setembro, acompanhados do professor João Sobanski. A viagem é parte da premiação conquistada pelos estudantes no Hackathon do Show Rural 2024. Um dos pontos visitados pelo grupo foi o bloco de Engenharia de Santiago, no campus San Joaquín da Pontifícia Universidad Católica de Chile. Os estudantes também visitaram startups e empresas do setor agrícola que estão conectadas com novas tecnologias para o agronegócio. "Foi uma viagem bastante produtiva pois tivemos contato com algumas instituições de ensino e de fomento e na parte de pesquisa aplicada que é uma das credenciais de desenvolvimento no Chile e quando se fala em startup é um a principal referência da América Latina. Tentamos entender e trazer estas situações a como seria a aplicabilidade destes projetos no nosso mercado real", relata o acadêmico Lucas Lima.
De acordo com o estudante, a FAG está neste caminho, quando atua fortemente em parceria com empresas para o desenvolvimento de startups. "As iniciativas lá são diferentes das brasileiras. Eles atuam essencialmente com inovação por parte do governo e inovação aberta. Empresas que saíram do conceito e se tornaram empresas de fato, cases de sucesso, como tem sido com o nosso projeto que surgiu dentro da universidade", complementa. Para o acadêmico Pedro Zaura, foi uma viagem muito proveitosa para ampliar os horizontes e o conhecimento sobre inovação. "Foi uma experiência cultural fantástica, conhecemos como eles trabalham e a questão do tempo que eles já vêm com esta ideia de startup. Vivemos muitas experiências sobre como eles fazem, como o governo auxilia e dá apoio, sem falar que esta viagem abriu portas para a nossa startup, uma comunicação com o pessoal de lá, trocando ideias e de conhecimento", relata.
O grupo AgroFAG ficou em 1º lugar no Hackathcon do Show Rural, com o desenvolvimento de um software e hardware de controle para incubatórios de aves.
O professor Lucas Dartora, também da FAG Toledo integra o grupo vencedor, mas não participou da viagem por motivos profissionais.
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel