Acadêmica de Engenharia de Software apresenta projeto no XX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde

Karolayne desenvolveu uma ferramenta colaborativa para diagnóstico de câncer de mama

10/10/2024


A acadêmica Karolayne Cristina Dambrosio, do 8º período de Engenharia de Software do Centro Universitário FAG, participou do XX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, que ocorreu em Belo Horizonte, de 8 a 11 de outubro. 

Karolayne apresentou seu projeto,  uma ferramenta colaborativa para diagnóstico de câncer de mama, produzido sob orientação do professor Leandro Ensina, que a incentivou a inscrever o trabalho no Congresso. “Ver o trabalho aceito foi uma grande conquista. A sensação é de que estamos no caminho certo, criando algo que pode realmente fazer a diferença na vida das pessoas. É muito gratificante ter o reconhecimento de um congresso tão importante”, expressa a aluna. 

A acadêmica explica que a motivação por trás de uma pesquisa tão relevante é a possibilidade de aplicar sua paixão em tecnologia e aprendizado de máquina para uma área que afeta diversas vidas. “A saúde é um campo onde a inovação pode ter um impacto direto na qualidade de vida das pessoas, e isso me impulsionou a trabalhar nesse projeto”. 

O evento reúne profissionais, acadêmicos, empresas, instituições de ensino e pesquisa, entre outros, para criar um ambiente de debate de ideias, fundamentos, aplicações e políticas relacionadas à Saúde Digital centrada na pessoa. Além disso, o Congresso possui programação diversificada e de caráter interdisciplinar, com minicursos, seminários, sessões técnicas com apresentações de trabalhos e artigos.

Para Karolayne, a experiência está sendo incrível. “O ambiente é muito inspirador, com especialistas de várias áreas compartilhando suas pesquisas e ideias. Além disso, estou aprendendo bastante e vendo o quanto a tecnologia pode avançar ainda mais na medicina”, conta. 

Por fim, após uma semana de muitos aprendizados, networking e novas experiências, a estudante retorna para casa com muita bagagem. “O maior ganho é o reconhecimento e a possibilidade de expandir o projeto com base nas discussões e contribuições dos outros participantes”, pontua. 

O coordenador do curso, Fernando Incerti, expressa seu orgulho pela aluna. “Vê-la apresentar seu projeto em um evento de grande porte é uma satisfação imensa. Seu comprometimento em usar a tecnologia para transformar a área da saúde é um exemplo de como nossos acadêmicos têm potencial para impactar a sociedade de forma significativa. Estamos sempre apoiando iniciativas como essa, que mostram a força da pesquisa acadêmica e a importância de aplicar o conhecimento em soluções inovadoras”, conclui. 


1771460258.jpg
Equipes do Centro FAG conquistam 1º e 3º lugares no Hackathon do Show Rural Coopavel
18
Fevereiro
2026 Cascavel
1771445000.jpg
NOTA DE PESAR
18
Fevereiro
2026 Cascavel
1770928474.jpg
Recesso acadêmico e administrativo
12
Fevereiro
2026 Cascavel
1770762701.jpeg
Egressa de Fonoaudiologia conquista primeiro lugar em residência multiprofissional
10
Fevereiro
2026 Cascavel
1770683485.jpg
NOTA DE PESAR
09
Fevereiro
2026 Cascavel
1770673702.jpeg
Direito na FAG Toledo é aprovação na OAB e sucesso na carreira Jurídica
09
Fevereiro
2026 Toledo
1770383059.jpeg
Centro Universitário FAG traz inovação e ciência ao Show Rural Coopavel
06
Fevereiro
2026 Cascavel
1770311640.jpeg
Docentes de Educação Física participam de reunião sobre os Jogos Universitários Paranaenses em Curitiba
05
Fevereiro
2026 Cascavel
1770249606.jpeg
Coordenadores do PIBID alinham metas e ações para o ano de 2026
04
Fevereiro
2026 Cascavel
1770240648.jpeg
Semana Pedagógica inicia com apresentação do calendário acadêmico na FAG Toledo
04
Fevereiro
2026 Toledo
1770239921.jpeg
Acadêmica de Fonoaudiologia é aprovada em concurso público ainda na graduação
04
Fevereiro
2026 Cascavel
1770149795.jpeg
Arquitetura e Urbanismo amplia acervo bibliográfico do Centro FAG
03
Fevereiro
2026 Cascavel