Acadêmica de Engenharia de Software apresenta projeto no XX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde

Karolayne desenvolveu uma ferramenta colaborativa para diagnóstico de câncer de mama

10/10/2024


A acadêmica Karolayne Cristina Dambrosio, do 8º período de Engenharia de Software do Centro Universitário FAG, participou do XX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, que ocorreu em Belo Horizonte, de 8 a 11 de outubro. 

Karolayne apresentou seu projeto,  uma ferramenta colaborativa para diagnóstico de câncer de mama, produzido sob orientação do professor Leandro Ensina, que a incentivou a inscrever o trabalho no Congresso. “Ver o trabalho aceito foi uma grande conquista. A sensação é de que estamos no caminho certo, criando algo que pode realmente fazer a diferença na vida das pessoas. É muito gratificante ter o reconhecimento de um congresso tão importante”, expressa a aluna. 

A acadêmica explica que a motivação por trás de uma pesquisa tão relevante é a possibilidade de aplicar sua paixão em tecnologia e aprendizado de máquina para uma área que afeta diversas vidas. “A saúde é um campo onde a inovação pode ter um impacto direto na qualidade de vida das pessoas, e isso me impulsionou a trabalhar nesse projeto”. 

O evento reúne profissionais, acadêmicos, empresas, instituições de ensino e pesquisa, entre outros, para criar um ambiente de debate de ideias, fundamentos, aplicações e políticas relacionadas à Saúde Digital centrada na pessoa. Além disso, o Congresso possui programação diversificada e de caráter interdisciplinar, com minicursos, seminários, sessões técnicas com apresentações de trabalhos e artigos.

Para Karolayne, a experiência está sendo incrível. “O ambiente é muito inspirador, com especialistas de várias áreas compartilhando suas pesquisas e ideias. Além disso, estou aprendendo bastante e vendo o quanto a tecnologia pode avançar ainda mais na medicina”, conta. 

Por fim, após uma semana de muitos aprendizados, networking e novas experiências, a estudante retorna para casa com muita bagagem. “O maior ganho é o reconhecimento e a possibilidade de expandir o projeto com base nas discussões e contribuições dos outros participantes”, pontua. 

O coordenador do curso, Fernando Incerti, expressa seu orgulho pela aluna. “Vê-la apresentar seu projeto em um evento de grande porte é uma satisfação imensa. Seu comprometimento em usar a tecnologia para transformar a área da saúde é um exemplo de como nossos acadêmicos têm potencial para impactar a sociedade de forma significativa. Estamos sempre apoiando iniciativas como essa, que mostram a força da pesquisa acadêmica e a importância de aplicar o conhecimento em soluções inovadoras”, conclui. 


1775168584.jpeg
Curso de Direito da FAG Toledo entrega doações de Páscoa para a Casa Abrigo
02
Abril
2026 Toledo
1775166512.jpeg
Curso de Ciências Contábeis da FAG Toledo entrega doações de Páscoa para a Casa de Maria
02
Abril
2026 Toledo
1775166336.jpg
Curso de Psicologia promove evento sobre TEA com foco em diagnóstico precoce e inclusão no mercado de trabalho
02
Abril
2026 Cascavel
1775162809.jpg
FAG Toledo abre prazo de submissão para seletiva interna do Intercom Sul 2026 nesta sexta-feira
02
Abril
2026 Toledo
1775154541.jpeg
IFMSA: estudantes de Medicina recebem certificados da Câmara Municipal por atuação no Projeto Vape-Zero
02
Abril
2026 Cascavel
1775091924.JPG
Turma 32 de Medicina vive noite simbólica com Cerimônia do Jaleco
01
Abril
2026 Cascavel
1775078804.JPG
Câmara de Toledo concede Moção de Aplausos aos cursos de Comunicação da FAG Toledo
01
Abril
2026 Toledo
1775074228.jpg
Recesso acadêmico e administrativo
01
Abril
2026 Cascavel
1775064899.jpeg
FAG Toledo comunica recesso acadêmico e administrativo em razão da Semana Santa
01
Abril
2026 Toledo
1775004271.jpeg
Centro FAG recebe lançamento de livro que transforma 40 anos de ensino em conhecimento acessível
31
Março
2026 Cascavel
1774988398.JPG
Aula Magna de Direito na FAG Toledo aborda proteção jurídica de grupos vulneráveis
31
Março
2026 Toledo
1774919336.jpg
Curso de Jornalismo do Centro FAG recebe assessora de imprensa da Eurofarma Stock Car em Aula Inaugural
30
Março
2026 Cascavel