Acadêmica de Engenharia de Software apresenta projeto no XX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
Karolayne desenvolveu uma ferramenta colaborativa para diagnóstico de câncer de mama
A acadêmica Karolayne Cristina Dambrosio, do 8º período de Engenharia de Software do Centro Universitário FAG, participou do XX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, que ocorreu em Belo Horizonte, de 8 a 11 de outubro.
Karolayne apresentou seu projeto, uma ferramenta colaborativa para diagnóstico de câncer de mama, produzido sob orientação do professor Leandro Ensina, que a incentivou a inscrever o trabalho no Congresso. “Ver o trabalho aceito foi uma grande conquista. A sensação é de que estamos no caminho certo, criando algo que pode realmente fazer a diferença na vida das pessoas. É muito gratificante ter o reconhecimento de um congresso tão importante”, expressa a aluna.
A acadêmica explica que a motivação por trás de uma pesquisa tão relevante é a possibilidade de aplicar sua paixão em tecnologia e aprendizado de máquina para uma área que afeta diversas vidas. “A saúde é um campo onde a inovação pode ter um impacto direto na qualidade de vida das pessoas, e isso me impulsionou a trabalhar nesse projeto”.
O evento reúne profissionais, acadêmicos, empresas, instituições de ensino e pesquisa, entre outros, para criar um ambiente de debate de ideias, fundamentos, aplicações e políticas relacionadas à Saúde Digital centrada na pessoa. Além disso, o Congresso possui programação diversificada e de caráter interdisciplinar, com minicursos, seminários, sessões técnicas com apresentações de trabalhos e artigos.
Para Karolayne, a experiência está sendo incrível. “O ambiente é muito inspirador, com especialistas de várias áreas compartilhando suas pesquisas e ideias. Além disso, estou aprendendo bastante e vendo o quanto a tecnologia pode avançar ainda mais na medicina”, conta.
Por fim, após uma semana de muitos aprendizados, networking e novas experiências, a estudante retorna para casa com muita bagagem. “O maior ganho é o reconhecimento e a possibilidade de expandir o projeto com base nas discussões e contribuições dos outros participantes”, pontua.
O coordenador do curso, Fernando Incerti, expressa seu orgulho pela aluna. “Vê-la apresentar seu projeto em um evento de grande porte é uma satisfação imensa. Seu comprometimento em usar a tecnologia para transformar a área da saúde é um exemplo de como nossos acadêmicos têm potencial para impactar a sociedade de forma significativa. Estamos sempre apoiando iniciativas como essa, que mostram a força da pesquisa acadêmica e a importância de aplicar o conhecimento em soluções inovadoras”, conclui.
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo