Acadêmicos de Medicina apresentam trabalhos científicos no 5º Congresso Interdisciplinar da Área Médica
Sete trabalhos científicos foram aprovados para publicação em revistas científicas
A pesquisa científica é a base para o avanço do conhecimento e a solução de problemas que impactam a sociedade. Cientes da importância da pesquisa, 11 acadêmicos do curso de Medicina do Centro Universitário FAG produziram pesquisas científicas e participaram do 5º Congresso Interdisciplinar da Área Médica (CIAM), que ocorreu de 27 a 29 de setembro. Mas, para além de sua participação no evento, os alunos foram surpreendidos com a aprovação de seus trabalhos científicos em revistas científicas.
Gustavo Hister Lopes, Emilly dos Santos Brito, Gabriel Bernardi, Bianca Lucia Penayo Avalos, Bruna Luiza Lima Vieira, João Miguel Vilar Saito, Lucas Guareski Damaceno Gustman, Ísis Gabryely Bonifácio Fuzinelli, Otávio Colsenti Rios, Maria Alice Ferreira Canonico e Gabriela Melzer Barddal foram os alunos participantes do 5º CIAM, que são do 3º, 4º e 5º períodos, e foram orientados pela professora Claudia Tatiana Araujo da Cruz Silva.
Ao todo, foram sete trabalhos aprovados para publicação, sendo três artigos científicos e um resumo simples na revista Cuadernos de Educación y Desarrollo, com Qualis A4; e um artigo e dois resumos simples na revista Brazilian Journal of Health Review, com Qualis B3.
Bruna, do 3º período, produziu um artigo completo, intitulado “Inglês na Medicina: um Requisito Essencial para o Desenvolvimento Acadêmico e Profissional”, que aborda a importância do inglês médico, tanto para a vivência da graduação quanto profissional. “É uma sensação incrível ver que um dos meus trabalhos atingiu as expectativas da banca avaliadora e foi considerado relevante. Também é gratificante ver que o tempo dedicado à escrita do trabalho foi recompensado. Espero que esse artigo alcance muitas pessoas e seja realmente útil para outros estudantes”, relata.
Bianca produziu o artigo junto com Bruna. Para ela, a publicação na revista Cuadernos de Educación y Desarrollo, desperta um misto de sentimentos. “Alegria, orgulho e satisfação… É muito bom receber reconhecimento de um trabalho fruto da dedicação, esforço e estudo de uma equipe maravilhosa que permitiu com que tudo isso aconteça”, expressa.
Emilly, do 4º período, participou da produção de dois resumos simples, intitulados Relação entre diabetes mellitus tipo 2 e desafios reprodutivos: infertilidade e menopausa precoce, que foi aceito nos anais de eventos; e Complicações cardíacas: endocardite infecciosa em usuários de drogas injetáveis, publicado na Cuadernos de Educación y Desarrollo.
Para a aluna, ver todo o seu trabalho recompensado é motivo de grande orgulho. “É recompensador ver o fruto do nosso esforço reconhecido por uma das melhores revistas científicas. Isso vai muito além do resultado: a pesquisa é um processo de aprendizado contínuo, no qual nos empenhamos e descobrimos algo novo a cada etapa. Esse momento é a celebração de um esforço coletivo e do nosso compromisso com a ciência”, celebra.
A professora Claudia comemora o momento com os alunos. “A aprovação desses trabalhos científicos é um marco na trajetória acadêmica desses alunos e reflete o empenho, a dedicação e a capacidade de transformar ideias em conhecimento relevante. Ver estudantes tão jovens, ainda nos períodos iniciais do curso, alcançando este nível de reconhecimento é motivo de grande orgulho”, conclui.
Trabalhos qualificados para as revistas:
Anatomia em Foco: Pranchas Anatômicas como Metodologia Ativa no Ensino e Aprendizado;
Anatomia no Insta: O Uso do Instagram no Ensino de Anatomia Humana;
Inglês na Medicina: Um Requisito Essencial para o Desenvolvimento Acadêmico e Profissional;
Fortalecendo a Saúde dos Idosos: O Papel da Medicina Preventiva nas Fraturas;
Complicações Cardíacas: Endocardite Infecciosa em Usuários de Drogas Injetáveis;
Cuidados Paliativos Domiciliares Oncológicos: Os Desafios e o Auxílio Integral às Famílias;
Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel