18ª Seagro traz grandes nomes do agro para troca de conhecimento e experiências com acadêmicos
Durante a programação, alunos apresentaram projetos na Mostra Agronômica
A 18ª Seagro, Semana Acadêmica de Agronomia do Centro Universitário FAG, foi realizada entre 12 e 14 de maio. O evento contou com a participação de diversos especialistas da área para compartilhar seus conhecimentos com os acadêmicos.
A programação teve início na manhã de segunda-feira (12) com a palestra "Sementes: a estratégia do agro”, ministrada pelo mestre e engenheiro agrônomo Edinaldo Tormes. Em seguida, houve o encontro com “Produtos biológicos: mitos e verdades”, conduzido pela mestra Bruna Andrade. No período da noite, o doutor e engenheiro agrônomo Evaldo Vilela trouxe muito conhecimento durante a palestra “Qual o peso da agronomia tropical para o Brasil e para o mundo”. E para finalizar a agenda, o mestre Jeferson Oles falou sobre “Sete pontos-chaves para conquistar o 1º estágio ou 1º emprego no agro”.
Já no segundo dia, terça-feira (13), a Seagro contou com a palestra “Novas tecnologias para uso e manejo de conservação dos solos”, ministrada pelo eng. agrônomo Leandro S. Lemos; e “Agro que inspira: a importância do trabalho do engenheiro agrônomo na fruticultura”, com a doutora Alessandra Detoni. Também ocorreu a Mostra Agronômica, em que os acadêmicos apresentaram projetos, demonstraram técnicas e trocaram experiências com colegas e visitantes, evidenciando o potencial e a inovação presentes na formação em Agronomia.
Na quarta-feira (14), a lista de encontros incluiu os encontros: “Estratégias do melhoramento genético visando novos mercados de soja”, comandada pelo doutor Dorival Vicente; “Os detratores da produtividade da soja: plantas daninhas, pragas e doenças. Como evitar?”, com o eng. agrônomo Edson Sawada; “Diferenciais do novo profissional: como se destacar no mercado de trabalho”, com o eng. agrônomo Fábio Salbego; “Solos: dominando a técnica para uma agronomia de alto desempenho”, com o eng. agrônomo Gustavo Alene; “Milho: como manejar a bipolaris maydis e garantir a produtividade”, com a eng. agrônoma Ana Paula Rocha; “Agronomia em movimento: minha trajetória em constante transformação”, com especialista Pedro Henrique Maciel; e, por fim, “Cinco inimigos silenciosos que derrubam a produtividade da soja”, com o doutor Alfredo Alves Neto.
Segundo o acadêmico do curso, Gabriel Carloto Palhares, participar da Semana Acadêmica de Agronomia foi uma experiência muito enriquecedora. “Como aluno, é gratificante ter acesso a profissionais tão qualificados e a conteúdos que realmente fazem a diferença na nossa formação. Sair da sala de aula e ver a teoria na prática nos motiva ainda mais a seguir na profissão", detalha.
Ana Paula Mourão, coordenadora de Agronomia do Centro FAG, conta que "a Seagro representa muito mais do que um evento tradicional em nosso calendário. É um espaço de troca de experiências, atualização técnica e fortalecimento dos nossos futuros profissionais do agronegócio. Neste ano, trouxemos temas que conversam com os desafios reais do campo. E ver nossos acadêmicos engajados e aprendendo com especialistas renomados nos dá a certeza de que estamos no caminho certo".
Matéria por Ana Cecília Muxfeldt
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel