II Simpósio Científico da FAG Toledo foi sucesso de público e de apresentações
O evento contou com a presença de mais de 200 inscritos, entre alunos, professores e público externo.
Assuntos relevantes, salas lotadas e muitas discussões importantes sobre produção científica nas mais diferentes áreas, desenvolvidas dentro e fora dos portões do Centro FAG Toledo. Esse é o resumo da primeira noite do II Simpósio de Pesquisa da instituição, realizada na segunda-feira (9). O evento terminou na terça-feira (10), com a apresentação de trabalhos acadêmicos (banners e resumos) distribuídos em salas de aula, espaços de metodologias ativas e auditório, abordando as cinco linhas de pesquisa científica desenvolvidas na instituição. Mais de 70 trabalhos foram avaliados por professores e convidados. "Várias pesquisas surpreendentes foram apresentadas, com potencial para serem aprofundadas e solidificadas nos nossos cursos de graduação. Destaco nossos alunos bolsistas, que se empenharam fortemente para apresentar os resultados obtidos em suas trajetórias", comemora o professor Ney Arboleya, coordenador pedagógico da FAG Toledo.
Uma das bolsistas da FAG pela Fundação Araucária é a acadêmica Claudia Schons, do curso de Agronegócio. "Participei do simpósio com muita alegria, por poder compartilhar sobre a vida no campo, a realidade da suinocultura e a minha vivência prática nesse processo. Mostrar isso na pesquisa aos colegas me deixa animada e esperançosa, porque se trata de engajar os jovens sobre a importância da agricultura. A cidade precisa do campo e o campo precisa da cidade", analisa Claudia.
Nesta edição do simpósio, todos os acadêmicos bolsistas, em qualquer uma das linhas de pesquisa, apresentaram trabalhos. "Estamos firmes em incentivar os alunos dentro da pesquisa, para que esse pilar tão importante se consolide e ganhe cada vez mais espaço no nosso Centro Universitário", afirma Maristela Bendo, coordenadora administrativa da FAG Toledo.
O professor Saulo Sbaraini, responsável pela pesquisa institucional, avaliou o simpósio como bem-sucedido. "Conseguimos bons avanços, com mais de 70 trabalhos apresentados, e tenho certeza de que a orientação e o estímulo dos professores auxiliaram na conquista desses números. Os convidados e professores líderes das linhas de pesquisa promoveram questões e debates importantes, nos brindando com boas reflexões e auxiliando na formação científica dos acadêmicos, com uma escuta ativa, questões e apontamentos pertinentes", resume Saulo.
O próximo evento de pesquisa da FAG Toledo será o Encontro Científico e Tecnológico (ENCITEC), que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel