Acadêmicos de Engenharia Mecânica produzem jogo educativos para uso nas áreas de Psicologia e Pedagogia
Projetos desenvolvidos na disciplina de Proex visam o desenvolvimento humano por meio do apoio psicológico e pedagógico
Na última quarta-feira (18), os acadêmicos do 1º e 3º períodos do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário FAG realizaram a entrega de jogos educativos desenvolvidos por eles para alunos dos cursos de Psicologia e Pedagogia.
A ação ocorreu por meio dos projetos PsicoEngenhando, que já está na quarta edição, e EducaEng, que iniciou neste ano. Os jogos foram desenvolvidos nas disciplinas de Proex I (1º período) e Proex III (3º período), sob orientação da professora Rosemar Dal Ponte.
Os jogos criados pelos alunos foram desenvolvidos com intuito de estimular a memorização, alfabetização, coordenação motora, raciocínio lógico e o desenvolvimento humano, e serão utilizados pelos cursos em estágios e atendimentos à comunidade. Ao todo, foram 10 jogos entregues, cada um com um diferente objetivo, modo de jogar e acessibilidade.
A professora Silvana Batista, do curso de Psicologia, recebeu os jogos com muito carinho, junto de acadêmicas. Para ela, o Psicoengenhando é um exemplo perfeito de como a parceria entre Engenharia e Psicologia pode criar soluções inovadoras e transformadoras para a comunidade. “Esses acadêmicos de Engenharia Mecânica estão criando materiais incríveis para atender às demandas da Psicologia nos campos de estágio. Desde materiais para idosos até recursos para crianças com dificuldades de aprendizagem, autismo e deficiências físicas, cognitivas e visuais, esses acadêmicos estão fazendo uma diferença real na vida das pessoas”, expressa.
Os jogos criados para o curso de Pedagogia foram recebidos pela coordenadora do curso, professora Danieli Sanderson, e por acadêmicos. “Os alunos fizeram trabalhos muito bonitos e completos. Pesquisaram sobre a Pedagogia, uma área totalmente nova para eles, e trouxeram soluções para dores reais. Só temos a agradecer pela parceria”, diz.
Para os acadêmicos que passam pela disciplina de Proex, a experiência é transformadora, pois os estimula a pensar novas formas de exercer a profissão. “Essas parcerias são muito interessantes, pois conseguir ajudar crianças e idosos é muito gratificante, porque conseguimos perceber como nosso trabalho pode contribuir com a sociedade”, avalia Wallisom Henrique Romão, acadêmico do 1º período.
Para o aluno Franklin Cardoso Niemes, do último período do curso, o projeto é extremamente importante. “A engenharia move o mundo, e nós, como engenheiros, devemos estar presentes em todos os lugares. Acredito que o mundo precisa de engenheiros que pensem no bem-estar das pessoas”, diz.
A professora Rosemar elucida que esses projetos auxiliam os alunos a conectarem a teoria que aprendem durante as aulas à prática. “Aqui, os alunos são desafiados a aplicar o conhecimento de forma criativa, colaborativa e voltada para o bem comum. É uma experiência que amplia horizontes e ajuda a formar profissionais mais humanos, conscientes do impacto que podem gerar na sociedade”, conclui.
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