Dinâmica interativa em Engenharia de Software estimula aprendizado, criatividade e trabalho em equipe

Atividade foi realizada com os acadêmicos do 5º período, na disciplina de Arquitetura de Software

24/06/2025


Na disciplina de Arquitetura de Software, ministrada pelo professor Lucas Rodrigues Martins de Oliveira, os alunos do 5º período do curso de Engenharia de Software participaram de uma dinâmica diferenciada que colocou à prova não apenas seus conhecimentos técnicos, mas também a capacidade de comunicação, improviso e colaboração.

A proposta da atividade surgiu após a entrega de uma pesquisa prática, realizada no GitHub, sobre padrões de projeto. A partir disso, os estudantes foram reorganizados em novos grupos formados aleatoriamente, e cada integrante teve que explicar individualmente o padrão pesquisado aos colegas do novo grupo, detalhando como ele funciona e suas aplicações.

Em seguida, os grupos foram desafiados a preparar, com tempo limitado e utilizando os quadros laterais do laboratório como suporte, uma apresentação coletiva sobre um dos padrões escolhidos pelo professor, com o objetivo de ensinar o conceito para toda a turma de forma clara, técnica, dinâmica e didática.

Segundo o professor Lucas, a atividade teve como propósito estimular o entendimento prático e verbalização dos conceitos estudados. “Ao colocar o conhecimento em palavras e se preparar para uma apresentação com novos recursos e pouco tempo, o aluno reforça o que aprendeu, exercita a criatividade e desenvolve a capacidade de conceituação. Além disso, ao misturar os grupos, promovemos interação entre colegas que normalmente não trabalham juntos, o que fortalece o trabalho em equipe e o engajamento coletivo da turma.”

Os resultados observados foram altamente positivos. “Os alunos se engajaram de forma espontânea, trouxeram exemplos criativos, e até encenações para ilustrar os conceitos. Isso gerou uma participação ativa da turma, com perguntas e discussões pertinentes que enriqueceram ainda mais a aula”, destaca Lucas.

Além do aspecto colaborativo, a qualidade técnica das apresentações foi evidência clara da aprendizagem alcançada. O professor ressalta que esse tipo de metodologia ativa permite avaliar o domínio do conteúdo de maneira mais prática e significativa, transformando a sala de aula em um espaço de troca e construção conjunta do conhecimento.



WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel
1764971494.jpg
Atlética de Medicina do Centro FAG conquista tricampeonato no JOIA Oeste em Foz do Iguaçu
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764967436.jpeg
Programa da Terceira Idade encerra ano letivo com programação especial
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764895341.jpg
Período de rematrículas começa em 10 de dezembro
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764878054.jpeg
Acadêmicos de Educação Física seguem para a etapa prática do Verão Maior Paraná
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764803753.jpeg
FAG Toledo participa do 1º Encontro de Educação, Ciência e Inovação no Lago Municipal
03
Dezembro
2025 Toledo