Dinâmica interativa em Engenharia de Software estimula aprendizado, criatividade e trabalho em equipe
Atividade foi realizada com os acadêmicos do 5º período, na disciplina de Arquitetura de Software
Na disciplina de Arquitetura de Software, ministrada pelo professor Lucas Rodrigues Martins de Oliveira, os alunos do 5º período do curso de Engenharia de Software participaram de uma dinâmica diferenciada que colocou à prova não apenas seus conhecimentos técnicos, mas também a capacidade de comunicação, improviso e colaboração.
A proposta da atividade surgiu após a entrega de uma pesquisa prática, realizada no GitHub, sobre padrões de projeto. A partir disso, os estudantes foram reorganizados em novos grupos formados aleatoriamente, e cada integrante teve que explicar individualmente o padrão pesquisado aos colegas do novo grupo, detalhando como ele funciona e suas aplicações.
Em seguida, os grupos foram desafiados a preparar, com tempo limitado e utilizando os quadros laterais do laboratório como suporte, uma apresentação coletiva sobre um dos padrões escolhidos pelo professor, com o objetivo de ensinar o conceito para toda a turma de forma clara, técnica, dinâmica e didática.
Segundo o professor Lucas, a atividade teve como propósito estimular o entendimento prático e verbalização dos conceitos estudados. “Ao colocar o conhecimento em palavras e se preparar para uma apresentação com novos recursos e pouco tempo, o aluno reforça o que aprendeu, exercita a criatividade e desenvolve a capacidade de conceituação. Além disso, ao misturar os grupos, promovemos interação entre colegas que normalmente não trabalham juntos, o que fortalece o trabalho em equipe e o engajamento coletivo da turma.”
Os resultados observados foram altamente positivos. “Os alunos se engajaram de forma espontânea, trouxeram exemplos criativos, e até encenações para ilustrar os conceitos. Isso gerou uma participação ativa da turma, com perguntas e discussões pertinentes que enriqueceram ainda mais a aula”, destaca Lucas.
Além do aspecto colaborativo, a qualidade técnica das apresentações foi evidência clara da aprendizagem alcançada. O professor ressalta que esse tipo de metodologia ativa permite avaliar o domínio do conteúdo de maneira mais prática e significativa, transformando a sala de aula em um espaço de troca e construção conjunta do conhecimento.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel