Dinâmica interativa em Engenharia de Software estimula aprendizado, criatividade e trabalho em equipe

Atividade foi realizada com os acadêmicos do 5º período, na disciplina de Arquitetura de Software

24/06/2025


Na disciplina de Arquitetura de Software, ministrada pelo professor Lucas Rodrigues Martins de Oliveira, os alunos do 5º período do curso de Engenharia de Software participaram de uma dinâmica diferenciada que colocou à prova não apenas seus conhecimentos técnicos, mas também a capacidade de comunicação, improviso e colaboração.

A proposta da atividade surgiu após a entrega de uma pesquisa prática, realizada no GitHub, sobre padrões de projeto. A partir disso, os estudantes foram reorganizados em novos grupos formados aleatoriamente, e cada integrante teve que explicar individualmente o padrão pesquisado aos colegas do novo grupo, detalhando como ele funciona e suas aplicações.

Em seguida, os grupos foram desafiados a preparar, com tempo limitado e utilizando os quadros laterais do laboratório como suporte, uma apresentação coletiva sobre um dos padrões escolhidos pelo professor, com o objetivo de ensinar o conceito para toda a turma de forma clara, técnica, dinâmica e didática.

Segundo o professor Lucas, a atividade teve como propósito estimular o entendimento prático e verbalização dos conceitos estudados. “Ao colocar o conhecimento em palavras e se preparar para uma apresentação com novos recursos e pouco tempo, o aluno reforça o que aprendeu, exercita a criatividade e desenvolve a capacidade de conceituação. Além disso, ao misturar os grupos, promovemos interação entre colegas que normalmente não trabalham juntos, o que fortalece o trabalho em equipe e o engajamento coletivo da turma.”

Os resultados observados foram altamente positivos. “Os alunos se engajaram de forma espontânea, trouxeram exemplos criativos, e até encenações para ilustrar os conceitos. Isso gerou uma participação ativa da turma, com perguntas e discussões pertinentes que enriqueceram ainda mais a aula”, destaca Lucas.

Além do aspecto colaborativo, a qualidade técnica das apresentações foi evidência clara da aprendizagem alcançada. O professor ressalta que esse tipo de metodologia ativa permite avaliar o domínio do conteúdo de maneira mais prática e significativa, transformando a sala de aula em um espaço de troca e construção conjunta do conhecimento.



1763555164.jpg
Sala das Emoções oferece experiência imersiva no Centro Universitário FAG
19
Novembro
2025 Cascavel
1763502093.jpg
Docente e egresso do curso de Educação Física realizam lançamento de livro sobre LaLiga
18
Novembro
2025 Cascavel
1763487652.jpeg
Professor de Direito do Centro FAG obtém título de Doutor com tese sobre Neurociência e Processo Judicial
18
Novembro
2025 Cascavel
IMG_8427 (1).JPG
City Farm FAG: Setor da Agroindústria incentiva pequenos produtores
18
Novembro
2025 Cascavel
1763415769.jpeg
Alunos de Direito da FAG Toledo comemoram aprovação na OAB
17
Novembro
2025 Toledo
1763413289.jpg
Prêmio Saber: confira os horários das apresentações dos trabalhos
17
Novembro
2025 Cascavel
1763404373.jpg
Recesso acadêmico e administrativo
17
Novembro
2025 Cascavel
1763077393.jpeg
FAG Toledo divulga resultado oficial dos projetos vencedores do Summit de Inovação
13
Novembro
2025 Toledo
1763076925.jpeg
Feira do Empreendedorismo mostra potencial e organização dos alunos da FAG Toledo
13
Novembro
2025 Toledo
1763070063.jpg
Criatividade e técnica marcam Projeto Charrete 2025
13
Novembro
2025 Cascavel
1763066769.jpeg
Summit da FAG Toledo reúne inovação e desenvolvimento social em projetos acadêmicos
13
Novembro
2025 Toledo
1762995044.jpg
Acadêmicos de Educação Física participam da capacitação do Verão Maior Paraná
12
Novembro
2025 Cascavel