Acadêmicos do PIBID vivenciam prática docente em escolas da região
Projeto envolve estudantes dos cursos de licenciatura do Centro Universitário FAG, com atividades supervisionadas em escolas municipais
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG) em parceria com a CAPES e redes municipais de ensino, tem promovido a inserção de acadêmicos de Pedagogia, Letras, Educação Física e Ciências Biológicas em escolas da região. A proposta permite a articulação entre teoria e prática desde a graduação, com foco nas etapas iniciais do Ensino Fundamental.
Segundo a coordenadora institucional do programa, professora Margarete Nath, o PIBID tem como principal objetivo promover uma formação mais completa aos licenciandos, ao mesmo tempo em que contribui com a qualidade do ensino nas escolas parceiras. "É uma oportunidade única para que os alunos articulem os conhecimentos acadêmicos com a prática de ensino, desenvolvendo competências essenciais à docência", destaca.
A professora Lenir Luft Schmitz é uma das orientadoras do PIBID no projeto de alfabetização que engloba acadêmicos de Pedagogia e redes municipais de Boa Vista da Aparecida, Cascavel, Santa Izabel do Oeste e Toledo. Ela afirma que a inserção dos bolsistas do PIBID oportuniza o desenvolvimento de vivências das práticas de planejamento e mediação.
A acadêmica Andressa da Rocha, bolsista do projeto, destaca o conhecimento que os que participam adquirem no projeto. “Foi um ponto de partida para muitas meninas que ainda não tiveram contato com sala de aula e desconhece a realidade que professor passa no seu dia a dia. Esses meses foram de grande valia para nós. Hoje podemos dizer que conhecemos de fato a realidade de uma sala de aula”, explica.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel