Acadêmicos de Jornalismo do Centro FAG ganham prêmio no Intercom Sul 2025
Radiodocumentário explora parte importante da história do Paraná
Neste sábado (05), o projeto “Sonhos Anarquistas: a Experiência da Colônia Cecília”, desenvolvido por acadêmicos do 5º período do curso de Jornalismo do Centro Universitário FAG, foi contemplado com o prêmio Intercom Sul, sendo considerado o melhor programa acadêmico de áudio de 2024 dos estados do Sul do Brasil.
O Intercom Sul é um dos maiores congressos de comunicação do país e reúne acadêmicos e professores em palestras e mostras de trabalhos. Ele é uma etapa da competição de nível nacional, à qual se classificou o trabalho.
Leonardo Pelegrini, líder do projeto, celebra a conquista. “É muito gratificante. Eu sinto muito orgulho por demonstrar o potencial que todos do grupo têm, a dedicação que todo mundo colocou. Esse reconhecimento é muito importante para validar tudo que a gente trabalha em cima, para mostrar que somos bons acadêmicos e que, com certeza, nos tornaremos ótimos profissionais”, declara.
Ralph Willians, coordenador dos cursos de Jornalismo, Produção Audiovisual e Fotografia, explica que o Intercom é um espaço importante para mostrar as produções e potenciais dos acadêmicos. “Um trabalho que se destaca no Intercom Sul se destaca entre as universidades de toda a região. É um prêmio que reconhece as habilidades dos acadêmicos e das Instituições de Ensino a nível nacional”, explica.
A Experiência da Colônia Cecília
“Sonhos Anarquistas” é um radiodocumentário disponibilizado no Spotify, produzido pelos acadêmicos Daniela Dalmoro, Leonardo Pelegrini, Kauã Valério, Gabrielli Schunski e Yudi Guimarães durante a disciplina de Radiojornalismo e Narrativas Transmidiáticas, ministrado pela professora Talita Ferraz. Nele, os acadêmicos exploram a história da criação de uma colônia anarquista fundada no Paraná em 1890 e que se extinguiu em 1894.
Como explica a professora, a proposta do trabalho era desenvolver habilidades de pesquisa e de comunicação ao envolver os alunos em um formato tão importante para o Jornalismo: o rádio. “Esse meio ainda é muito consumido pelos brasileiros e se renova a cada dia. Pensar nesse conteúdo disponibilizado on-line é uma forma de entender o Jornalismo como área em evolução e como meio de informação”, explica, orgulhosa.
Kauã Valério, um dos produtores do radiodocumentário, relata a emoção de receber o prêmio e as expectativas com o concurso nacional. “A sensação de representar a FAG é indescritível e honrar toda essa torcida com o troféu de melhor do Sul foi fantástico. Ainda temos muito trabalho até o nacional, em setembro, mas estamos nos dedicando muito para conseguir o prêmio de Melhor do Brasil!”.
O trabalho será apresentado a nível nacional no Intercom 2025, maior congresso de comunicação da América Latina, que ocorre em setembro, em Vitória-ES. O radiodocumentário premiado possui 4 episódios e pode ser acessado clicando aqui.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel