Aula Magna: Demandas Individuais na Área da Saúde - Aspectos processuais da parceria entre Ministério Público e FAG - Toledo
16/08 - 19H - PALESTRANTE: PROMOTOR DE JUSTIÇA: HERIC STILBEN
AUDITÓRIO FAG TOLEDO
Data de inicio:
16/08/2018
Local:
AUDITÓRIO FAG TOLEDO
Público alvo:
DIREITO
SAÚDE
DIREITOS FUNDAMENTAIS
Responsável:
CAMILA MILAZOTTO RICCI
Contato:
[email protected]
Programação:
Aula Magna: Demandas Individuais na Área da Saúde - Aspectos processuais da parceria entre Ministério Público e FAG - Toledo
16/08 - 19H
AUDITÓRIO FAG TOLEDO
O projeto da Aula Magna "O Genocídio dos Indígenas" está voltado à valorização da diversidade, da memória cultural, do patrimônio cultural e de ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial. Decorre da necessidade sempre presente de reflexão, discussão e aprofundamento acerca das questões que envolvem a constituição da identidade do brasileiro com toda a complexidade e contradições que o processo envolve.
O maior genocídio da humanidade.
Os escritores toledanos Marcelo Grondin e Moema Viezzer acabam de lançar seu último livro, escrito a quatro mãos. Um documento que tem tudo para ser considerado inédito e provocador de reflexão e atitude em relação à questão tratada.
Genocídio. Resistencia. Sobrevivência. Estas três palavras resumem um glossário imenso que tem a ver com a história dos povos originários do Continente das Américas descrita neste livro. Uma história que precisa ser conhecida, com vistas à transformação da desigualdade social que reina em nossas sociedades no que tange às populações indígenas.
Fundamentado sobre publicações de historiadores e antropólogos de várias partes do continente, a presente publicação traça um breve panorama do maior genocídio da história da humanidade que eliminou mais de 70 milhões de indígenas das Américas, particularmente entre os anos 1492 e 1900. Situação que, infelizmente, ainda continua em algumas regiões deste imenso território.
Esta história de terror - mas também de resistência - ultrapassa, em suas dimensões, todos os grandes genocídios ocorridos no mundo durante o século XX, como foi, por exemplo, o extermínio de judeus da Alemanha que liquidou com aproximadamente 6 milhões de pessoas, simplesmente devido à sua origem.
O reconhecimento da diversidade social e o respeito às populações originárias passa pelo conhecimento do que foi sua história imediata , incluída sua sobrevivência, apesar da exploração que ocorreu desde que os europeus invadiram os territórios que eles chamaram de Novo Mundo . Na verdade, trata-se de um Mundo Antigo, habitado há milhares de anos por um grande número de povos com biotipos, crenças, costumes e idiomas diferentes. Pouquíssima gente sabe desta história, inclusive no continente americano.
A finalidade principal desta obra , que abrange cinco regiões: Caribe, México, Andes, Brasil e Estados Unidos , é contribuir para que esta história chegue a um público amplo e, de maneira particular, a lideranças sociais e políticas, educadoras e educadores e instituições de apoio aos povos originários. É nossa esperança que esta publicação se some a muitas outras iniciativas de pessoas, coletivos, povos e instituições empenhadas no respeito e cultivo da diversidade como forma de romper com o passado de dominação/opressão caracteristíca da civilização branca sobre os povos originários.
A partir do dia 21 o livro estará em venda em Toledo na Livraria e revistaria MAIS.
r
MARCELO GRONDIN NADON, natural de Canadá, é doutor em Ciências Sociais com pós-doutorado em Administração. Latinoamericanista, esteve conectado ao continente durante quase toda sua vida profissional, atuando como professor universitário e como cooperante internacional em projetos sociais em quase todos os países da América Latina. Durante essa trajetória escreveu 8 livros, muitos artigos e trabalhos resultantes de suas pesquisas, várias delas relacionadas com as populações indígenas da Bolivia, entre as quais Runa Simi método de quechua e Quillajaqin Arupa, método de aymara, além de um livro sobre Trupaj Katary e a revolução camponesa-indígena na Bolivia 1781-1783. Atualmente, reside em Toledo/Paraná, onde produziu o livro O Alvorecer de Toledo na Colonização do Oeste do Paraná, sobre as origens da colonização da região nos anos de 1946-1949. É casado com a escritora brasileira Moema Viezzer. Como membro do Rotary Clube, presta serviços sociais à comunidade.
MOEMA VIEZZER é brasileira, nascida em Caxias do Sul/RS, descendente de imigrantes italianos. Sua trajetória levou-a primeiramente a trabalhar como professora. Dedicou a maior parte de sua vida à educação popular, primeiramente pela causa das mulheres, depois com educação socioambiental. Escreveu cinco livros, dos quais o mais conhecido internacionalmente é a história de vida intitulada Se me deixam falar..., de Domitila Barrios, traduzido para 14 idiomas. Produziu e/ou coordenou a publicação de numerosos materiais de caráter pedagógico. Na região Oeste do Paraná trabalhou como consultora socioambiental no Programa Cultivando Agua Boa e no Programa de Equidade de Gênero da Itaipu Binacional. Atualmente reside em Toledo com Marcelo, seu esposo e continua atuando em ações pedagógicas pelo fortalecimento das mulheres e pela melhoria da qualidade do ambiente e de vida das populações menos favorecidas.
Data de inicio:
15/08/2018
Local:
AUDITÓRIO FAG TOLEDO
Público alvo:
Acadêmicos de Letras e professores.
Responsável:
JANICE APARECIDA DE SOUZA SALVADOR
Contato:
[email protected]
Programação:
19h - 20h30: Palestra "O Genocídio dos Indígenas", com a socióloga Moema Wiezzer
A Palestra "Prevenção e cuidados sobre as práticas de suicídio" tem por objetivo trazer o tema para os acadêmicos do Curso de Pedagogia e seu colegiado, considerando a gravidade que apresenta e será tema de abertura do Semestre, considerado como Aula Magna do Curso de Pedagogia.
Data de inicio:
07/08/2018
Local:
Auditório da FAG Toledo
Público alvo:
Acadêmicos e Docentes do Curso de Pedagogia da FAG-Toledo
Responsável:
DORALICE CONCEIÇÃO PIZZO DINIZ
Contato:
[email protected]
Programação:
Palestra sobre Prevenção ao Suicídio.
O Projeto, é parte de avaliação semestral da disciplina de Prática Real - Estágio Supervisionado - NPJ, a atividade consiste em expor através de documento físico entregue através de protocolo de todo os casos atendidos pelos acadêmicos no Núcleo de Prática Jurídica.
O contato com a vida jurídica de fato, as dificuldades, e os saberes alcançados com a vivência dentro do campo jurídico.
Data de inicio:
12/07/2018
Local:
AUDITÓRIO FAG TOLEDO
Público alvo:
Acadêmicos de Direito
Responsável:
CAMILA MILAZOTTO RICCI
Contato:
[email protected]
Programação:
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO FINAL DE ESTÁGIO - NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - Disciplina: Prática Real - Estágio Supervisionado - NPJ.
Local: AUDITÓRIO FAG TOLEDO
Data: 12/07 e 13/07 conforme escala oficial em anexo
Horário: 13h00min às 17h30min.
BANCA DOCENTE AVALIADORA:
MARCO ANTONIO BATISTELLA LONGO
CAMILA MILAZOTTO RICCI
MARCIA REGINA DEMARCHI VILLALBA
IVO HENRIQUE BAIRROS
A ideia que se tem dos cursos de nivelamento nas instituições de ensino superior é de que se possibilite resgatar competências e habilidades essenciais não atendidas pelo ensino médio, principalmente nas áreas de Linguagem e Matemática.. Além de ser significativo pelos benefícios que propicia aos alunos, o curso de nivelamento, para as instituições de ensino superior, torna-se importante uma vez que é um dos indicadores dispostos pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) como item positivo de avaliação. O Núcleo de Atendimento ao Estudante NAE, oferta a cada semestre, cursos de nivelamentos, em áreas básicas para que o acadêmico sinta-se apoiado em sua jornada no Ensino Superior, possibilitando que o processo ensino-aprendizagem ocorra de fato.
Data de inicio:
12/05/2018
Local:
FAG- Toledo
Público alvo:
Acadêmicos ingressantes
Responsável:
CLEONILDA MARIA TONIN FARCAS
Contato:
[email protected]
Programação:
LÍNGUA PORTUGUESA
À TARDE: das 13:00 às 17:00
Encontro 1 - 4 aulas 12/05/2018 Aspectos gramaticais: Apreensão e compreensão de sentido; Acentuação gráfica; Emprego dos porquês; Crase e outros pontos relevantes a este aspecto.
Encontro 2- 4 aulas 19/05/2018 : Morfossintaxe: Classes de palavras variáveis; Emprego dos pronomes pessoais, de tratamento e relativos;
Encontro 3- 4 aulas 26/05/2018 : Produção e interpretação textual: Operadores argumentativos na articulação do texto. Vícios de linguagem; Gêneros textuais;
Encontro 4 - 4 aulas 09/06/2018 Produção e interpretação textual: O texto argumentativo e dissertativo. Estrutura de resumos e fatores de coesão e coerência no texto.
MATEMÁTICA À TARDE: das 13:00 às 17:00
Encontro 1 - 4 aulas 12/05/2018 Razão e Proporção, Frações
Encontro 2 -4 aulas 19/05/2018 Regra de três simples e composta
Porcentagem e unidades de medida
Encontro 3 - 4 aulas 26/05/2018 Progressão aritmética
Progressão geométrica
Encontro 4 - 4 aulas 09/06/2018 Juros simples e descontos
Juros compostos
A XII Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia contemplará o tema "A Pedagogia e a formação de leitores", complementado e coroando o trabalho que vem sendo realizado nos últimos três anos com os Projetos Integralizadores com o tema "A Leitura como Porta para o Mundo".
Data de inicio:
06/06/2018
Local:
FAG TOLEDO
Público alvo:
acadêmicos do Curso de Pedagogia da FAG Toledo e cursos afins. Professores das redes municipais de ensino de Toledo e Região, rede estadual, demais interessados da comunidade externa.
Responsável:
DORALICE CONCEIÇÃO PIZZO DINIZ
Contato:
[email protected]
Programação:
Palestras
Oficinas
Apresentações Culturais
A sociedade inclusiva oferece a oportunidade para cada indivíduo se desenvolver conforme suas potencialidades, sendo no campo profissional ou educacional. A realidade do indivíduo surdo demanda uma comunicação diferenciada para se construir como sujeito ativo no ambiente social, portanto, a importância de difundir a Libras em todos os locais de aquisição de conhecimento, e acesso público, é fundamental para torná-lo um cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade.
Essa preocupação é um dos significativos e mais importantes desafios que se tem enfrentado, pois, para que exista inclusão faz-se necessário que todos os indivíduos envolvidos neste processo inclusivo aprendam a Língua de Sinais como proposta para facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes.
Há poucos anos a Libras não existia como disciplina escolar. A regulamentação da Lei nº10.436/2002, através do Decreto-Lei nº5.626/2005, proporcionou uma revisão nos estudos e procedimentos a respeito do ensino desta língua no contexto educacional do nosso país. Novos profissionais surgiram no cenário educativo: o professor de Libras e o Intérprete de Língua de Sinais, como figuras imprescindíveis para que o acesso aos conhecimentos fosse possível aos alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais.
O Estágio Supervisionado III, na grade curricular do Curso de Letras-Língua Portuguesa e Libras, realizar-se-á no 7º Período, momento em que deverá ser realizado o Ensino de Libras. Este estágio poderá ser feito em cursos superiores, na disciplina de Libras. Poderá, também, ser realizado na forma de Projetos Especiais, nas escolas especiais para surdos, em diferentes instituições na forma de oficinas e cursos.
Os acadêmicos do curso de Letras-Língua Portuguesa e Libras, neste estágio, deverão assumir a disciplina de Libras que será trabalhada em forma de projetos especiais, e nela desenvolver todas as atividades correspondente à carga horária de cada um, sendo de 8 h/a, seguindo o planejamento do professor da disciplina
Neste projeto o acadêmico terá oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendeu ao longo do curso, uma vez que está se formando como professor de Libras. Com esta experiência, os discentes terão a oportunidade de enriquecer suas práticas e interagir com a comunidade, buscando aperfeiçoar sua linguagem e atitude diante de diferentes públicos e necessidades de conhecimento.
Data de inicio:
24/03/2018
Local:
FAG Toledo - Sala 310
Público alvo:
Acadêmicos e comunidade interessada.
Responsável:
JANICE APARECIDA DE SOUZA SALVADOR
Contato:
[email protected]
Programação:
1º MÓDULO
- História da Educação de Surdos (breve histórico)
? Quem é o sujeito surdo?
? O que é a Língua de Sinais?
? Parâmetros da Língua de Sinais (BEEM básico)
? Alfabeto e configurações de mão
? Números (cardinais, ordinais e quantidade)
? Sinais básicos para comunicação (oi, tudo bem, nome, sinal, desculpa, obrigado...)
2º MÓDULO
- O Tradutor Intérprete de Língua de Sinais (legislação, formação, importância)
? A estrutura da Língua de Sinais
? Sinais icônicos e arbitrários
? Família, etapas da vida, laços afetivos
? Sistema pronominal
? Vocabulário escolar, disciplinas e ambientes
3º MÓDULO
? Mundo do surdo: cultura e identidade (breve explicação)
? Dias da semana e meses, advérbios de tempo
? Estações do ano
? Natureza
? Profissões
? Cores
4º MÓDULO
-Mundo do Surdo: Literatura Surda e sua representação (OBS: Trabalhar Literatura na 2ª aula, utilizar livros infantis)
? Animais
? Alimentos
? Meios de transporte
O projeto integralizador consiste em práticas pedagógicas de caráter acadêmico-científicas e culturais, e que envolvem os conhecimentos teórico-práticos articuladores de conteúdos transversais que não são ministrados nas disciplinas e atividades cursadas em determinado período letivo. Além de conjugar conhecimentos teórico-prático, discorrido nas disciplinas cursadas no período letivo, proporcionando ao acadêmico contato com profissionais da área temática.
Data de inicio:
19/05/2018
Local:
Auditório Fag Toledo
Público alvo:
Acadêmicos e Professores.
Responsável:
GILMAR JOSÉ CAMARGO
Contato:
[email protected]
Programação:
Conforme programação.
O conteúdo explorado na palestra busca complementar informações sobre a cultura do milho no agronegócio.
Data de inicio:
18/05/2018
Local:
Auditório Fag Toledo
Público alvo:
Acadêmicos e Professores.
Responsável:
GILMAR JOSÉ CAMARGO
Contato:
[email protected]
Programação:
O patógeno causador desta doença está largamente disseminado nas áreas de cultivo de milho do país. O problema tem sido maior em plantios de safrinha. As perdas podem atingir a 50% em ataques antes do período de floração. Se as condições forem favoráveis ao fungo (alta umidade e temperatura entre 18 e 27ºC) e se o cultivar utilizado não possuir nível de resistência satisfatório, o dano econômico pode ser bastante significativo. Os cultivares de milho pipoca utilizados atualmente no Brasil são bastante suscetíveis ao patógeno. O prejuízo econômico causado pela doença depende da severidade e do estádio de desenvolvimento da cultura na época da infecção. Incidência severa antes do embonecamento é altamente danosa.
Danos: Os sintomas da doença ocorrem principalmente nas folhas, onde é mais facilmente identificada. O prejuízo na cultura é maior em cultivares suscetíveis, ocasionando perdas de rendimento acima de 50%. As lesões necróticas de cor palha apresentam formato elíptico com bordas bem definidas.
Nas plantas adultas, a coloração passa para púrpuro avermelhada a castanho amarelada e o centro torna-se amarelado a cinza, com margens amareladas. Posteriormente, com a frutificação do fungo, a lesão fica cinza-escura ou preta. Estas podem variar de 2,5 a 15 cm comprimento e até 12,0 mm de largura e podem coalescer, dando à folha o aspecto de queima, principalmente nas cultivares suscetíveis.
Em condições de solos frios e úmidos, há possibilidade de ocorrer podridão de sementes e morte de plântulas.
Controle: As medidas de controle devem ser baseadas no uso de cultivares resistentes, escolha de melhor época e local de plantio, adubação equilibrada e aplicação de fungicidas.
A Palestra tem como objetivo fundamental a busca pela expansão e pelo aprofundamento do conhecimento na área da Administração e Contabilidade Pública. O evento oportuniza a vinda do palestrante funcionário de carreira do Município de Toledo objetivando a exposição de novas experiências, renovação de conhecimentos e inter-relacionamento da comunidade acadêmica.
A partir dessas afirmações o principal objetivo é de propiciar aos acadêmicos, momentos de debate, reflexão e conhecimento que contribuam para a sua formação, especificamente por meio de palestra que discutam novas abordagens do pensamento crítico e humanístico trazendo assim a importância dos processos dentro da gestão pública.
Data de inicio:
15/05/2018
Local:
Auditório
Público alvo:
Acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis
Responsável:
EDINA CARINE DE SOUZA KINZLER
Contato:
[email protected]
Programação:
1. Conceito de Licitações
2. Atores do Processo de Licitações
3. Fase Interna e Externa do Processo
4. Tipos de Licitações
5. Modalidades de Licitações
A proposta visa colocar as acadêmicas do curso de Pedagogia em contato com profissionais habilitados e expererientes que atuam na Educação Infantil e que podem contribuir com o processo de formação acadêmica por meio da socialização de experiências e práticas de trabalho pedagógico na referida etapa da Educação Básica
Data de inicio:
09/05/2018
Local:
Auditório FAG Toledo
Público alvo:
Acadêmicas dos terceiros períodos (T01 e T02) do curso de Pedagogia da FAG campus Toledo
Responsável:
VALDINEI JOSÉ ARBOLEYA
Contato:
[email protected]
Programação:
Práticas de oralidade em sala de aula na Educação Infantil
Trabalho com gêneros textuais orais na Educação Infantil
Trabalho com gêneros textuais escritos na perspectiva do educador escriba
Desenvolvimento da linguagem oral
Estudo da Ferramenta Google Clound
Data de inicio:
28/04/2018
Local:
Laboratório de Informática II da FAG Toledo
Público alvo:
Universitário e Profissionais de TI
Responsável:
FERNANDO GIORDANI
Contato:
[email protected]
Programação:
Abordagem prática de Google Cloud e suas ferramentas.
Ministrante : Alan Lira
Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.