CONCURSO DE ORATÓRIA E SHOW DE TALENTOS DO 21º ECCI ENCONTRO CIENTÍFICO, CULTURAL E INTERINSTITUCIONAL
VII CONCURSO DE ORATÓRIA
OBJETIVOS E METAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:
OS 17 DESAFIOS PROPOSTOS PELA ONU NA AGENDA 2030
Assegurar os direitos humanos; acabar com a pobreza e com a violência em suas diversas dimensões; proteger o meio ambiente e garantir que todos possam ter o direito assegurado de paz são proposições que estão entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS, e que integram o projeto da Organização das Nações Unidas - ONU.
Os ODS constituem a Agenda 2030 e foram definidos pelos países que compuseram a Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2015; foram 193 Estados-membros incluindo o Brasil. A proposta configura-se com a intenção de um esforço conjunto entre as nações, com o envolvimento de todas as instituições, bem como de toda a sociedade civil.
Os objetivos estão interconectados e abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por muitas pessoas em todo o mundo. Essas questões tornaram-se as principais referências na formulação e implementação de políticas públicas para os governos e, conforme registra a Secretaria das Relações Internacionais, tratam-se de metas norteadoras e perspectivas definidas pela ONU para atingirmos a dignidade e a qualidade de vida para todos os seres humanos do planeta.
Diante da importância dos temas abordados no documento da Cúpula, propõe-se, para o VII Concurso de Oratória, do 21º Encontro Científico, Cultural e Interinstitucional ECCI, um texto sobre: OBJETIVOS E METAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: OS 17 DESAFIOS PROPOSTOS PELA ONU NA AGENDA 2030
O VII Concurso de Oratória, do 21º ECCI, tem os seguintes objetivos:
1º Promover a comunicação assertiva, no padrão da escrita e da oralidade, bem como o intercâmbio entre os cursos do Centro Universitário FAG e Faculdade Dom Bosco FAG, com a participação dos acadêmicos no Concurso de Oratória do 21º ECCI;
2º Provocar reflexões acadêmicas sobre a busca pelo conhecimento, num processo de adquiri-lo, produzi-lo e disseminá-lo; em especial, sobre os temas propostos pela ONU - como objetivos e metas de desenvolvimento sustentável para o mundo.
3º Valorizar a arte da oratória como forma de aprendizado acadêmico, com o desenvolvimento de habilidades e competências para a Comunicação.
SHOW DE TALENTOS
A ARTE COMO UM MOVIMENTO ESTÉTICO QUE CRIA E RECRIA REALIDADES, DESAFIOS E SONHOS
Sócrates, na Grécia Antiga, já alertava a humanidade Uma vida sem desafios não merece ser vivida. No século XXI, a filósofa contemporânea Viviane Mosé dialoga com essa proposta e registra que viver é um grande desafio, mas é preciso que o fascínio da vida possa nos seduzir e nos fortalecer para que sejamos capazes de empreender as grandes jornadas em direção a nós mesmos e ao mundo - para as dores do mundo, precisamos usufruir da arte - Somente a arte nos torna capazes de afirmar a vida com todas as suas contradições e desconhecimentos.
Para um dos mais consagrados muralistas do mundo, Eduardo Kobra - artista brasileiro, com obras que imprimem histórias significativas, com resgate da memória e da cultura dos povos, nos cinco continentes - a arte é algo que vem de dentro de cada sujeito, das emoções, dos sentimentos e do coração, [...] vem daquilo que você é, do que acredita, dos seus princípios, dos seus valores. A arte é, assim, uma forma de o ser humano expressar sua cultura, sua história e sua identidade, e ao mesmo tempo, suas expectativas, seus sonhos, seus objetivos, evidenciando valores estéticos, éticos e críticos, com harmonia e equilíbrio.
A partir dessas considerações, e com foco para promover a expressão artística, bem como a integração dos acadêmicos no Centro Universitário FAG, Faculdade Assis Gurgacz Toledo e Dom Bosco - FAG, propõe-se o Concurso Show de talentos A arte como um movimento estético que cria e recria realidades, desafios e sonhos.
O Show de Talentos é um concurso de habilidades artísticas que tem os seguintes objetivos:
I - Promover a integração dos acadêmicos do Centro Universitário FAG, Faculdade Assis Gurgacz Toledo e da Faculdade Dom Bosco - FAG, bem como valorizar a sua participação no 21º ECCI;
II - Valorizar a expressão da arte como forma de interação e aprendizado colaborativo entre os acadêmicos participantes;
III Promover reflexões sobre a leitura, a interpretação de mundo e as possibilidades de vivências artísticas
IV Oportunizar, entre as equipes, o despertar de talentos e habilidades na música, na dança, na interpretação cênica, ou demais formas de expressão artísticas individuais, em duplas ou grupos.
Data de inicio:
22/09/2023
Local:
Centro Universitário Assis Gurgacz
Público alvo:
Acadêmicos do Centro Universitário FAG
Responsável:
PATRICIA BARTH RADAELLI
Contato:
[email protected]
Programação:
Concurso de Oratória
O VII Concurso de Oratória do 21º ECCI será disputado em duas etapas distintas e dele poderão participar todos os acadêmicos regularmente matriculados no Centro Universitário FAG e na Faculdade Dom Bosco - FAG.
Os acadêmicos poderão se inscrever de forma individual ou em duplas.
Os textos precisarão expor como tema um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS; Com a apresentação da problematização, vinculada à realidade brasileira e/ou mundial; bem como, propostas relevantes para que os objetivos sejam alcançados com ações que estejam sendo desenvolvidas ou que possam vir a ser.
Além do texto, será necessária uma imagem coerente com a proposta, para ser projetada no telão no dia da apresentação.
Show de talentos
Na primeira etapa do concurso, os concorrentes serão avaliados pela proposta apresentada, com as seguintes considerações:
? Análise do título e do resumo: até 150 palavras - que evidencie o teor da proposta;
? O vídeo com a apresentação;
? A condição para provocar uma reflexão sobre a arte como forma de representação do mundo.
Serão desclassificadas, já na primeira etapa, as apresentações com conteúdo ofensivo, calunioso, de incitação à violência, preconceituoso ou discriminatório.
Durante a Segunda Etapa do Concurso, que será realizada no dia 18/10, no Anfiteatro, os jurados avaliarão:
? A desenvoltura;
? O conteúdo;
? A qualidade da apresentação;
? A criatividade;
? A vibração da plateia.
O tempo concedido para apresentação será de 03 (três) a 07 (sete) minutos; tendo descontados 0,5 pontos por segundo a menos ou a mais do que o tempo estipulado.
Parágrafo Único O tempo será acompanhado por um cronometrista.
A ordem de classificação dos concorrentes será determinada pela soma do total de pontos obtidos nas avaliações realizadas pela equipe de jurados, no momento das apresentações segunda etapa.
O público também participará da votação com uma pontuação específica, que será somada ao resultado final.
Inscrição