O ENVELHECIMENTO (Projeto Integrador - 9o. Período)
Qual é a causa da senescência, um período marcado por declínios no funcionamento físico associados ao envelhecimento, e por que o seu declínio varia de pessoa para pessoa? Por que as pessoas envelhecem? Um século atrás, a maioria das pessoas não chegava ao seu 50o aniversário. Hoje, pessoas com mais de 100 anos são um segmento crescente na população mundial. Os pesquisadores estimam que em 2040 haverá 2,3 milhões de centenários no mundo inteiro, uma mudança de 746% desde 2005 (Kinsella e He, 2009). Diferenças individuais nas funções sensório-motoras aumentam com a idade (Steinhagen-Thiessen e Borchelt, 1993). Algumas pessoas mais idosas declinam rapidamente; outras percebem suas habilidades virtualmente inalteradas. O aumento da expectativa de vida está fazendo surgir questões prementes sobre a relação entre longevidade e saúde, tanto física como mental. As chances de permanecer saudável e fisicamente capaz em geral dependem das opções de estilo de vida, principalmente em relação ao tabagismo e à prática de exercícios (Vu et al., 2009). Muitos idosos com problemas comportamentais e mentais tendem a não procurar ajuda. Alguns desses problemas são intoxicação medicamentosa, delírio, transtornos infecciosos ou metabólicos, má nutrição, anemia, baixo funcionamento da tireoide, pequenos ferimentos na cabeça, alcoolismo e depressão (NIA, 1980, 1993; Wykle e Musil, 1993). Aparentemente, a principal razão de idosos não procurarem ajuda é sua incapacidade de acessar os serviços de apoio necessários (Mackenzie et al., 2008). De fato, há uma escassez de profissionais devidamente treinados na área de saúde mental que possa atender os idosos, e essa escassez provavelmente aumentará na mesma proporção que a estimativa de aumento da população mais velha (American Psychological Association, 2011).
Data de inicio:
28/04/2018
Local:
Auditório - Bloco 01 - Centro Universitário FAG
Público alvo:
Acadêmicos do Curso de Psicologia.
Acadêmicos do Curso de Educação Física.
Responsável:
SILVIO ARAUJO VAILÕES
Contato:
[email protected]
Programação:
Mesa Redonda - Participantes:
ADI OTTO - CRP 08/17072
Psicóloga e Pedagoga. Especialista em Gestão Hospitalar e em Neuropsicologia. Trabalhou muitos anos com pacientes oncológicos e há 5 anos com idosos e familiares.
OSVALMIR SÁ DA SILVA - CRM/PR 25693
Médico formado pela Unioeste, com Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade, com Título de Nutrologia - Médico Nutrólogo - pela ABRAN/AMB (Associação Brasileira de Nutrologia / Associação Médica Brasileira). Especialização Latu Sensu em Geriatria pela Universidade Positivo.
ERASMO WAIRICK - CREF 028391-G/PR
Graduado em Marketing, Pós Graduado em Marketing Esportivo, Bacharel em Educação Física e Personal Trainer.
08h00 - Abertura da Mesa Redonda.
10h30 - Encerramento da Mesa Redonda.
10h45 - Atividade de Avaliação (apenas para os acadêmicos do 9.o Período - As orientações da Atividade serão repassadas no dia do evento) - Os temas da Atividade serão sobre Desenvolvimento Humano e Envelhecimento.
12h00 - Encerramento da Atividade de Avaliação.
Inscrição