FAG - EAD


Essa modalidade obedece a uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.

Está prevista na legislação brasileira e é regulamentada pelo Ministério da Educação e Cultura, por meio do decreto nº 9.057/2017, "como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos".

A Educação a Distância (EAD) está em processo de expansão e a tendência é que cresça ainda mais. Um dos motivos que acelera o avanço desta modalidade de ensino é a apropriação das novas tecnologias e meios de comunicação, ferramentas essenciais para o desenvolvimento dos cursos.

Mais que uma ferramenta de ensino/aprendizado, o método de EAD desenvolve o senso de autonomia do aluno, proporcionando uma experiência de automotivação e conforto fundamentais para os dias de hoje. Os cursos de Educação a Distância da FAG são uma oportunidade para que você faça sua Graduação de maneira autônoma e econômica. Você pode organizar seu tempo e controlar o seu desenvolvimento, com flexibilidade para estudar qualquer hora e lugar.


Benefícios do EAD FAG

Os cursos oferecidos nessa modalidade são uma ótima opção de escolha, principalmente para aquelas pessoas que buscam melhorar o currículo, se especializar, fazer uma graduação ou uma pós-graduação. Pelo fato de não ser obrigatória a presença em salas de aulas convencionais, é possível conciliar o trabalho com os estudos, conseguindo unir a experiência profissional com o conhecimento teórico.

Na EAD, aluno e professor não precisam estar presentes em um mesmo espaço físico ao mesmo tempo, ou seja, oferece uma flexibilidade de horários e o aluno pode estudar onde e como preferir acessando as aulas disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela instituição.




Dúvidas Frequentes

Não há restrições em relação ao perfil do aluno. Assim como em cursos presenciais, os cursos a distância têm pré-requisitos segundo o nível de escolaridade: para fazer uma graduação é preciso ter concluído o ensino médio, por exemplo.
Não. Os cursos a distância, assim como os presenciais, têm provas, trabalhos, notas mínimas e reprovação, exigindo tempo e dedicação. Para muito estudantes, contudo, a modalidade é mais atrativa porque oferece mais liberdade para estudar em um ritmo diferente do tradicional.
É possível fazer cursos a distância em quase todos os níveis de ensino: médio e técnico, graduação, especialização e cursos profissionalizantes. Existe também uma ampla oferta de cursos livres, como os preparatórios para concursos, cursos de idiomas e corporativos.
Sim. Desde 1996 a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) prevê a existência de cursos a distância para a educação básica e superior (ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação) e determina que seus diplomas tenham o mesmo valor que dos presenciais.
Sim, tanto quanto o diploma de curso presencial.
Sim. Assim como na modalidade presencial, se a intenção é fazer um curso superior, é preciso apresentar o diploma de conclusão do ensino médio. Se o interesse é por uma pós-graduação, o candidato deve comprovar que tem nível superior. Já os pré-requisitos para cursos livres variam de acordo com cada instituição.
O MEC mantém uma lista oficial de instituições de ensino credenciadas para oferta de cursos de graduação e de pós-graduação na modalidade a distância, que pode ser consultada no site do Ministério.







CONTATO

Tem alguma dúvida, sugestão ou informação que não encontrou em nosso site?
Preencha o cadastro de contato e deixe sua mensagem.
Ficaremos felizes em ajudá-lo!









EAD FAG

Além dos cursos presenciais, o Centro Universitário FAG agora também oferece cursos à distância:
é o EAD FAG :)