Software desenvolvido por acadêmicos automatiza perícias para instalação de sistema fotovoltaicos
Everton e Daniel iniciaram o projeto já no primeiro período do curso; hoje empresa conta com 10 mil perícias
Logo no início do curso de Engenharia de Software os acadêmicos se deparam com um desafio: pensar em uma proposta para resolver uma demanda real de software para o mercado. É claro que tudo começa com as teorias metodológicas, mas com o avançar das disciplinas, os alunos precisam evoluir com o projeto para, no fim da graduação, ser apresentado como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
O acadêmico Everton Cristiano Moscaleski, do 6º período, teve o insight dentro da própria casa. Ele percebeu que o filho Gabriel, engenheiro civil especialista em perícias, egresso do Centro FAG, precisava de um sistema para otimizar o trabalho de perito no segmento de energia solar. O profissional avalia se a estrutura suporta os módulos fotovoltaicos e emite laudos com a garantia de 50 anos. Esse atestado é obrigatório para a instalação.
"Ele fazia as medições, cálculos, fotos, laudos, enfim, todo o processo de forma manual. Então pensamos em automatizar o serviço em um software que simplifica todo o trabalho", relata Everton.
O colega Daniel Urbanek começou a desenvolver um programa, que no início foi batizado como PS Engenharia, e hoje se chama Exeke Vista, uma empresa consolidada com 10 mil perícias realizadas em estruturas, que variam de residências até grandes indústrias.
"Conforme vamos aprendendo mais nas disciplinas, percebemos que podemos mudar e também abrir ainda mais a nossa mente para outras propostas ao cliente. Estamos em constante evolução, já tivemos que dar passos para trás, sempre pensando em nossa melhor performance", comenta Daniel.
Da perícia até o laudo eram consumidas 12 horas de trabalho, atualmente, Gabriel diminuiu o tempo para 4 horas, graças ao Exeke Vista. Everton explica que as empresas de Energia Solar são as contratantes da perícia. Com o sistema otimizado, o engenheiro civil passou a ser mais requisitado por indicação dos próprios clientes, devido à credibilidade do serviço prestado.
"A plataforma é ótima, fácil de inserir as informações e simples de entender. Na parte técnica o sistema é ótimo e atende todos os pontos que são necessários para uma boa avaliação dos sistemas fotovoltaicos de forma rápida e ágil", avalia Gabriel.
No entanto, juntamente com a equipe, o perito aponta outras necessidades que estão em processo de aprimoramento. ?Seria interessante inserir um relatório de visualização para acompanhar o andamento das perícias, poderia haver um local onde mostra quantas avaliações foram realizadas no mês com valores discriminados, e uma aba para colocar as informações de pagamento", sugere.
"Comecei realizando um sonho e pode se tornar profissão"
Everton é enfático ao declarar que estar na graduação de Engenharia de Software é realizar um sonho de criança, e o software desenvolvido na graduação é a cereja do bolo.
"Eu sempre quis saber o que estava por trás dos sistemas que eu clicava, como eram feitos. Hoje eu consigo entender e é gratificante. Muitos me perguntam como eu consigo ter ânimo para fazer um curso superior aos 47 anos de idade, mas eu entendo como um propósito. Comecei realizando um sonho e pode se tornar profissão".
"Não é só codificação"
Daniel já conhecia sobre programação e buscou a faculdade para aprimorar sua habilidade. "Eu tinha ideia de como fazer, mas não tinha base teórica e nem metodologia. Na graduação aprendemos também a olhar pelo viés do cliente, estudar o mercado e analisar todos os pontos. Não é só codificação".
O acadêmico também enfatiza, que além da sintonia com Everton, o Centro FAG, enquanto ambiente propício para o empreendedorismo e inovação, foi um propulsor do projeto. "A FAG, através dos seus programas dentro do Habitat de Inovação, nos ajuda com workshops, consultorias e bancas, que nos fazem reavaliar, repensar e aprimorar o nosso negócio".
A professora Elaine Zanini que acompanha os acadêmicos durante a jornada dos projetos comenta que o case do Exeke Vista é a prova de que os acadêmicos podem terminar a graduação com o próprio negócio, ainda mais em se tratando de um segmento como alta demanda, a exemplo da Engenharia de Software.
"Estamos em um ambiente propício para que eles consigam de fato, não só trabalhar dentro da disciplina como projeto de TCC, mas sair da graduação com um produto para o mercado".
Habitat de Inovação
Os projetos empreendedores desenvolvidos por acadêmicos recebem suporte no Habitat de Inovação do Centro Universitário FAG. Os acadêmicos inseriram o Exeke Vista nos projetos Ideias para Transformar e FAG Summit, a feira de inovação. O trabalho também foi apresentado no ECCI (Encontro Cultural Científico Interinstitucional), ou seja, transita entre projeto empreendedor e pesquisa científica, preparando os futuros profissionais em vários aspectos.
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Toledo
2024 Toledo
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel
2024 Cascavel