Egresso de Engenharia Civil trilha carreira na Europa
Em visita ao Centro FAG, Diego Jacobowski conta sobre sua trajetória no videocast Conversas Acadêmicas
O engenheiro civil, Diego Luiz Jacobowski, egresso do Centro Universitário FAG, atualmente trabalha na Europa. Neste mês, aproveitou sua vinda ao Brasil para visitar a instituição, local onde sua carreira começou. Na oportunidade, ele participou do videocast "Conversas Acadêmicas", no qual compartilhou sobre a sua trajetória acadêmica e profissional com a coordenadora do curso, Débora Felten.
Diego concluiu o curso de Engenharia Civil em Junho de 2018. Para ele foi um período de muita diversidade material, que trouxe uma visão e ajudou a compreender as possibilidades que a profissão poderia proporcionar.
Após a formatura, Diego resolveu se mudar para Irlanda, com intenção de aprimorar a língua inglesa, mas algo despertou sua curiosidade. "Depois de entender que existia um boom na construção civil, comecei a focar na busca de oportunidades no LinkedIn. Oito meses depois, consegui uma oferta de uma agência para trabalhar como topógrafo na construção de uma planta farmacêutica", conta o egresso.
Três meses depois, ele recebeu uma nova proposta para exercer a função de engenheiro de produção na construção de um reservatório de água potável, em Dublin, capital da Irlanda.
Após um ano nessa empresa, o egresso buscou novamente o LinkedIn. "Fui trabalhar para uma empresa Inglesa na construção de um data center em Amsterdã, capital da Holanda. Dessa obra me convidaram para trabalhar na construção de um data center em Madri, na Espanha. Depois em Viena na Áustria; e em Berlin e Frankfurt, na Alemanha", relata
Questionado sobre a possibilidade de retornar ao Brasil, Diego diz que, por enquanto, pretende permanecer no mercado europeu. Ele aproveitou para ressaltar as principais diferenças entre os continentes, dentro do seu segmento.
"A cultura da Engenharia Civil na Inglaterra e na Irlanda é muito diferente do Brasil. Lá a engenharia civil é dividida em três áreas: Civil Engineer, Structural Engineer e Quantity Survey (Engenheiro Civil, Engenheiro Estrutural e Levantamento Quantitativo). A topografia também é feita pelo próprio engenheiro civil, com a ajuda da estação total robotizada", conta.
Por fim, Diego se coloca à disposição para ajudar os futuros engenheiros civis que querem trilhar carreira internacional. "A primeira dica é fazer uma conta no LinkedIn e me mandar mensagem, pois tenho muitos colegas de trabalho que buscam por engenheiros brasileiros, devido a formação ser mais completa que de outros lugares do mundo. Busque também aperfeiçoar o inglês, isso é um grande diferencial".
Confira o videocast completo aqui.
Reportagem: Eva Carolina Pagung, acadêmica do 8º período de Jornalismo.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel