30º Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR destaca a tecnologia na educação e formação profissional

Professores, coordenadores e acadêmicos representaram o Centro FAG no evento que ocorreu em Curitiba

11/09/2023

De 29 a 31 de agosto, o Centro FAG participou do 30º Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), e foi representado por professores, coordenadores e acadêmicos. O evento, sediado em Curitiba, busca criar espaços de discussões entre a comunidade acadêmica e profissional, sobre as tendências na educação na área da Engenharia e Agronomia.

Nessa edição, o tema central foi "Crea e a Academia: Complementaridade e Integração", que incentivou debates específicos para docentes e discentes, por meio de mesas-redondas, apresentações de painéis e palestras.

A professora do colegiado de engenharia civil, Ligia Rachid, também é coordenadora da CEAP (Comissão de Educação e Atribuição Profissional) do Crea-PR. No evento, a engenheira civil apresentou os painéis "Projeto Pedagógico de Curso e Sistema Profissional" e "A importância do cadastramento de cursos de graduação e pós-graduação no Sistema Profissional". "O objetivo do evento é ajudar os coordenadores de cursos na implementação, criação e modificações complementares entre o sistema acadêmico e profissional, além de mitigar possíveis problemas encontrados nas atividades da Engenharia", comenta Ligia.

Nesta edição, entre os temas abordados, um dos destaques foi a tecnologia na educação, o qual foi relacionado ao uso da IA (Inteligência Artificial) no ensino e no dia a dia da profissão, conforme explica Ana Paula Mourão, coordenadora do curso de Agronomia do Centro FAG: "Foram discutidos temáticas ligadas à aproximação do Crea com IES (Instituição de Ensino Superior), ética profissional, metodologias ativas, extensão universitária e IA na educação. Foi muito interessante entender o impacto das tecnologias tanto em sala de aula, quanto na profissão".

Sergio Mota, coordenador do curso de Engenharia Mecânica, reforça a importância da aproximação entre o Crea e o meio acadêmico, pois é na academia que se formam novos profissionais. "Conhecer a legislação da profissão e as tendências do mercado possibilitam um planejamento mais assertivo, o que resulta em alunos mais preparados. É uma construção de conhecimento feita a várias mãos".

Enquanto representante do corpo docente do Centro FAG, Débora Felten, coordenadora dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Controle e Automação, reflete como os conhecimentos adquiridos no fórum podem ser incorporados na Instituição. "Ao participar dos debates, nós buscamos o que há de novo para os nossos alunos e também verificamos quais ideias nós já estamos empregando na FAG, que podem ser consideradas como novas por outras instituições".

Além de profissionais da área da Engenharia e Agronomia, o evento proporcionou espaços para estudantes. Giovana Agostinetto, acadêmica do 2º período do curso de Engenharia Civil, é membro dirigente do Programa CreaJr-PR e dialogou com profissionais da área e outros estudantes. "Foi uma experiência única, pois tive a oportunidade de aprender mais sobre como funciona o sistema do Crea e do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), o que contribuiu muito na minha formação. Também conheci diversos estudantes do estado e pude compartilhar experiências com os mesmos", explica.

A 30ª edição do Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR contou com o apoio do Confea, Mútua-PR (Caixa de Assistência dos Profissionais) e CredCrea (Cooperativa de Crédito). O evento foi marcado pelo estreitamento de laços entre IES e o Crea-PR, com o intuito de formar profissionais mais completos, dotados de capacidades técnicas e humanísticas, para promover visão holística da educação e do mercado de trabalho.

O fórum ocorre anualmente e teve a edição de 2022 sediada no Centro FAG, que reuniu profissionais, professores e estudantes de todo o estado do Paraná.

Centro FAG firma parceria com Universidade do Minho para mobilidade acadêmica
2024 Cascavel
Intercom: Multiverso é a melhor produção em telejornalismo da região Sul
2024 Cascavel