30º Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR destaca a tecnologia na educação e formação profissional

Professores, coordenadores e acadêmicos representaram o Centro FAG no evento que ocorreu em Curitiba

11/09/2023


De 29 a 31 de agosto, o Centro FAG participou do 30º Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), e foi representado por professores, coordenadores e acadêmicos. O evento, sediado em Curitiba, busca criar espaços de discussões entre a comunidade acadêmica e profissional, sobre as tendências na educação na área da Engenharia e Agronomia.

Nessa edição, o tema central foi "Crea e a Academia: Complementaridade e Integração", que incentivou debates específicos para docentes e discentes, por meio de mesas-redondas, apresentações de painéis e palestras.

A professora do colegiado de engenharia civil, Ligia Rachid, também é coordenadora da CEAP (Comissão de Educação e Atribuição Profissional) do Crea-PR. No evento, a engenheira civil apresentou os painéis "Projeto Pedagógico de Curso e Sistema Profissional" e "A importância do cadastramento de cursos de graduação e pós-graduação no Sistema Profissional". "O objetivo do evento é ajudar os coordenadores de cursos na implementação, criação e modificações complementares entre o sistema acadêmico e profissional, além de mitigar possíveis problemas encontrados nas atividades da Engenharia", comenta Ligia.

Nesta edição, entre os temas abordados, um dos destaques foi a tecnologia na educação, o qual foi relacionado ao uso da IA (Inteligência Artificial) no ensino e no dia a dia da profissão, conforme explica Ana Paula Mourão, coordenadora do curso de Agronomia do Centro FAG: "Foram discutidos temáticas ligadas à aproximação do Crea com IES (Instituição de Ensino Superior), ética profissional, metodologias ativas, extensão universitária e IA na educação. Foi muito interessante entender o impacto das tecnologias tanto em sala de aula, quanto na profissão".

Sergio Mota, coordenador do curso de Engenharia Mecânica, reforça a importância da aproximação entre o Crea e o meio acadêmico, pois é na academia que se formam novos profissionais. "Conhecer a legislação da profissão e as tendências do mercado possibilitam um planejamento mais assertivo, o que resulta em alunos mais preparados. É uma construção de conhecimento feita a várias mãos".

Enquanto representante do corpo docente do Centro FAG, Débora Felten, coordenadora dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Controle e Automação, reflete como os conhecimentos adquiridos no fórum podem ser incorporados na Instituição. "Ao participar dos debates, nós buscamos o que há de novo para os nossos alunos e também verificamos quais ideias nós já estamos empregando na FAG, que podem ser consideradas como novas por outras instituições".

Além de profissionais da área da Engenharia e Agronomia, o evento proporcionou espaços para estudantes. Giovana Agostinetto, acadêmica do 2º período do curso de Engenharia Civil, é membro dirigente do Programa CreaJr-PR e dialogou com profissionais da área e outros estudantes. "Foi uma experiência única, pois tive a oportunidade de aprender mais sobre como funciona o sistema do Crea e do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), o que contribuiu muito na minha formação. Também conheci diversos estudantes do estado e pude compartilhar experiências com os mesmos", explica.

A 30ª edição do Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR contou com o apoio do Confea, Mútua-PR (Caixa de Assistência dos Profissionais) e CredCrea (Cooperativa de Crédito). O evento foi marcado pelo estreitamento de laços entre IES e o Crea-PR, com o intuito de formar profissionais mais completos, dotados de capacidades técnicas e humanísticas, para promover visão holística da educação e do mercado de trabalho.

O fórum ocorre anualmente e teve a edição de 2022 sediada no Centro FAG, que reuniu profissionais, professores e estudantes de todo o estado do Paraná.

1709337383.jpg
Acadêmicos de Fisioterapia e Estética e Cosmética participam de palestra sobre Ultrassom Microfocado
01
Março
2024 Cascavel
1709321081.jpg
Startup Weekend: Centro FAG incentiva acadêmicos a participarem da experiência
01
Março
2024 Cascavel
1709252977.jpg
GOU FAG realiza primeiro encontro do ano
01
Março
2024 Cascavel
1709249428.jpeg
FAG Toledo: Coordenadora de Direito é julgadora do Tribunal de Ética da OAB
29
Fevereiro
2024 Toledo
1709242788.jpeg
Curso de Engenharia de Software recebe novo coordenador na FAG Toledo
29
Fevereiro
2024 Toledo
1709074231.jpeg
Professor Valdinei Arboleya assume cursos de Licenciatura da FAG Toledo
27
Fevereiro
2024 Toledo
1709069778.jpeg
Direito FAG Toledo: Acadêmico do 9º período é aprovado na OAB
27
Fevereiro
2024 Toledo
1709067629.jpeg
Acadêmicos de Fisioterapia participam de estágio supervisionado na Sports School do Colégio FAG
27
Fevereiro
2024 Cascavel
1709057840.jpeg
Livros de Medicina e Psicopedagogia são doados à Biblioteca da FAG
27
Fevereiro
2024 Cascavel
1708987927.jpeg
ADM, Contábeis e Agronegócio tem nova coordenadora na FAG Toledo
26
Fevereiro
2024 Toledo
1708986953.jpeg
Curso básico de Libras está com inscrições abertas na FAG Toledo
26
Fevereiro
2024 Toledo
1708970445.JPG
Calouras de Arquitetura contemplam estrutura do Centro FAG em dinâmica de recepção
26
Fevereiro
2024 Cascavel