Psicoengenhando III: acadêmicos de Engenharia Mecânica desenvolvem jogos relacionados à memorização e às emoções

Projeto é uma parceria entre os cursos de Engenharia Mecânica e Psicologia

27/06/2024


O projeto Psicoengenhando, que ocorre por meio de uma parceria entre os cursos de Engenharia Mecânica e Psicologia do Centro Universitário FAG, volta a mostrar seu impacto positivo na comunidade na sua terceira edição. Dessa vez, os acadêmicos do 1º período de Engenharia Mecânica criaram jogos voltados para crianças e idosos, com o objetivo de estimular a memória e as emoções dos participantes, auxiliando em tratamentos e no desenvolvimento cognitivo. 

Os jogos foram entregues para o curso de Psicologia na noite de quarta-feira (26). A colaboração entre os dois cursos reflete na formação dos alunos e nos benefícios gerados para a sociedade. "Essa empreitada envolveu a criação de projetos, desenvolvimento de produtos e a comunicação interdisciplinar com áreas como psicologia e saúde pública. Os alunos se divertiram muito desenvolvendo o projeto ao longo do semestre, e a professora Rosemar orientou os alunos com maestria”, avalia o coordenador de Engenharia Mecânica, Sergio Mota. 

A professora Rosemar Dal Ponte, que orientou os alunos durante o projeto na disciplina de Proex, classificou os resultados como um grande sucesso. "Esse projeto envolve habilidades como trabalho em equipe, desenhos técnicos e impressão 3D. Por ser uma disciplina de 1º período, os alunos conseguiram integrar esses conteúdos de forma eficaz, buscando auxiliar a comunidade."

A professora Silvana Batista, do curso de Psicologia, elucida que os jogos desenvolvidos auxiliarão toda a comunidade atendida pelo curso. "Nós, enquanto professores, incentivamos nossos alunos a expandir conhecimentos e experiências. Ver os alunos de Engenharia Mecânica com esse olhar humano, pensando em ajudar pessoas, me enche de esperança e orgulho", afirma.

Os materiais desenvolvidos pelos alunos incluem diversas propostas criativas e funcionais. Ao todo, foram criados quatro jogos: um dominó de figuras, uma caixa das emoções, um tabuleiro de memórias e um baralho das emoções. O dominó tem o intuito de auxiliar crianças e idosos a relacionar figuras e trabalhar suas memórias e raciocínio lógico; a caixa serve para depositar mensagens que transmitirão um pouco de alento e carinho para aqueles que estão precisando; o tabuleiro tem como objetivo ajudar as pessoas que têm Alzheimer e problemas de memória, porque relaciona imagens a palavras; e o baralho das emoções permite que as pessoas se expressem melhor, demonstrando o que sentem em determinadas situações. 

"A união dos cursos por meio do Psicoengenhando é muito importante porque permite que as pessoas entendam que a Engenharia Mecânica é muito mais do que motores e refrigeração: é uma área que busca solucionar problemas da sociedade”, avalia o acadêmico Gabriel Corbari.

Lara Fernanda Spiegel, aluna do 5º período de Psicologia, enfatizou a importância dos projetos para a prática profissional: "Os projetos serão utilizados nos atendimentos que os acadêmicos realizam ao longo do curso, no campo de estágio. É muito especial ver nossos cursos unidos para contribuir com a sociedade, mostrando que a colaboração interdisciplinar pode trazer grandes benefícios para todos”, finaliza. 



1775004271.jpeg
Centro FAG recebe lançamento de livro que transforma 40 anos de ensino em conhecimento acessível
31
Março
2026 Cascavel
1774988398.JPG
Aula Magna de Direito na FAG Toledo aborda proteção jurídica de grupos vulneráveis
31
Março
2026 Toledo
1774919336.jpg
Curso de Jornalismo do Centro FAG recebe assessora de imprensa da Eurofarma Stock Car em Aula Inaugural
30
Março
2026 Cascavel
1774917488.jpg
Centro FAG e APAE Cascavel promovem palestra sobre inclusão e Síndrome de Down
30
Março
2026 Cascavel
1774915677.jpg
Setor Social da FAG promove palestra com pais de participantes do Programa Jovem Aprendiz
30
Março
2026 Cascavel
1774912832.jpeg
Egresso do curso de Ciências Contábeis é aprovado no Mestrado na Unioeste
30
Março
2026 Cascavel
1774903749.jpeg
Zênite: startup desenvolvida no Centro FAG conquista premiação no 36º Congresso Brasileiro de Zoologia
30
Março
2026 Cascavel
1774903641.jpeg
Aula Magna da FAG Toledo debate empregabilidade com gestores da Coamo e Prati-Donaduzzi
30
Março
2026 Toledo
1774903343.jpeg
Projeto de extensão “Horta na Comunidade” une cursos de Agronomia e Psicologia do Centro FAG
30
Março
2026 Cascavel
1774902660.jpeg
Professor do Centro Universitário FAG conclui doutorado em Educação
30
Março
2026 Cascavel
1774902379.jpg
Curso de Direito promove 2º Papo Jurídico com foco em concursos públicos
30
Março
2026 Cascavel
1774554544.jpeg
Centro FAG abre pré-seleção para atletas participarem dos Jogos Universitários do Paraná
26
Março
2026 Cascavel