Psicoengenhando III: acadêmicos de Engenharia Mecânica desenvolvem jogos relacionados à memorização e às emoções
Projeto é uma parceria entre os cursos de Engenharia Mecânica e Psicologia
O projeto Psicoengenhando, que ocorre por meio de uma parceria entre os cursos de Engenharia Mecânica e Psicologia do Centro Universitário FAG, volta a mostrar seu impacto positivo na comunidade na sua terceira edição. Dessa vez, os acadêmicos do 1º período de Engenharia Mecânica criaram jogos voltados para crianças e idosos, com o objetivo de estimular a memória e as emoções dos participantes, auxiliando em tratamentos e no desenvolvimento cognitivo.
Os jogos foram entregues para o curso de Psicologia na noite de quarta-feira (26). A colaboração entre os dois cursos reflete na formação dos alunos e nos benefícios gerados para a sociedade. "Essa empreitada envolveu a criação de projetos, desenvolvimento de produtos e a comunicação interdisciplinar com áreas como psicologia e saúde pública. Os alunos se divertiram muito desenvolvendo o projeto ao longo do semestre, e a professora Rosemar orientou os alunos com maestria”, avalia o coordenador de Engenharia Mecânica, Sergio Mota.
A professora Rosemar Dal Ponte, que orientou os alunos durante o projeto na disciplina de Proex, classificou os resultados como um grande sucesso. "Esse projeto envolve habilidades como trabalho em equipe, desenhos técnicos e impressão 3D. Por ser uma disciplina de 1º período, os alunos conseguiram integrar esses conteúdos de forma eficaz, buscando auxiliar a comunidade."
A professora Silvana Batista, do curso de Psicologia, elucida que os jogos desenvolvidos auxiliarão toda a comunidade atendida pelo curso. "Nós, enquanto professores, incentivamos nossos alunos a expandir conhecimentos e experiências. Ver os alunos de Engenharia Mecânica com esse olhar humano, pensando em ajudar pessoas, me enche de esperança e orgulho", afirma.
Os materiais desenvolvidos pelos alunos incluem diversas propostas criativas e funcionais. Ao todo, foram criados quatro jogos: um dominó de figuras, uma caixa das emoções, um tabuleiro de memórias e um baralho das emoções. O dominó tem o intuito de auxiliar crianças e idosos a relacionar figuras e trabalhar suas memórias e raciocínio lógico; a caixa serve para depositar mensagens que transmitirão um pouco de alento e carinho para aqueles que estão precisando; o tabuleiro tem como objetivo ajudar as pessoas que têm Alzheimer e problemas de memória, porque relaciona imagens a palavras; e o baralho das emoções permite que as pessoas se expressem melhor, demonstrando o que sentem em determinadas situações.
"A união dos cursos por meio do Psicoengenhando é muito importante porque permite que as pessoas entendam que a Engenharia Mecânica é muito mais do que motores e refrigeração: é uma área que busca solucionar problemas da sociedade”, avalia o acadêmico Gabriel Corbari.
Lara Fernanda Spiegel, aluna do 5º período de Psicologia, enfatizou a importância dos projetos para a prática profissional: "Os projetos serão utilizados nos atendimentos que os acadêmicos realizam ao longo do curso, no campo de estágio. É muito especial ver nossos cursos unidos para contribuir com a sociedade, mostrando que a colaboração interdisciplinar pode trazer grandes benefícios para todos”, finaliza.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel