Docentes de Arquitetura e Urbanismo publicam artigo sobre mudanças pedagógicas que elevaram desempenho no ENADE
Estudo aprovado na revista Thema et Scientia detalha estratégias adotadas no CAUFAG que levaram o curso a conquistar nota máxima na avaliação do MEC
A busca por melhorias no desempenho acadêmico, especialmente em avaliações como o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), levou as docentes Solange Smolarek Dias, Renata Esser e Sirlei Oldoni, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG (CAUFAG) a repensarem suas práticas pedagógicas e documentarem esse processo. O resultado foi o artigo científico “Ensino focado no aprimoramento do desempenho avaliativo: mudanças paradigmáticas em curso de Arquitetura e Urbanismo”, recentemente aprovado para publicação na revista Thema et Scientia.
A pesquisa, desenvolvida sob orientação do professor Afonso Cavalheiro Neto, pró-reitor acadêmico da Instituição, surgiu a partir da percepção de que era necessário realinhar as estratégias didáticas adotadas em sala de aula. “O ENADE era visto pelos alunos como um grande vilão no fechamento do ciclo acadêmico. Então, passamos a tratar a prova como um método avaliativo que pode e deve ser compreendido”, explica a professora Renata Esser. A mudança começou com a reformulação das próprias avaliações internas do curso, que passaram a exigir mais interpretação e análise por parte dos estudantes.
Os impactos dessas mudanças foram percebidos semestre a semestre. “A cada aplicação das metodologias, os índices de participação, entendimento e acerto nos simulados aumentavam”, relata Renata. Para a professora Sirlei Oldoni, o salto mais significativo foi observado no ENADE 2023. “Comparando com os dois ciclos anteriores, em que tivemos nota 2, neste último obtivemos nota 5. Na região Oeste e Sudoeste do Paraná, fomos o curso com a maior nota entre todas as instituições, públicas e privadas.”
Além dos resultados quantitativos, a transformação de perspectiva entre os acadêmicos também foi notável. “Eles deixaram de ver o ENADE com maus olhos e passaram a entender sua importância na formação acadêmica”, afirma Renata.
O orientador da pesquisa elucida que a publicação permite que outros professores consigam aplicar esse trabalho. “A pesquisa foi desenvolvida a partir dos conceitos, das publicações, do que há de mais novo nas questões metodológicas. Para mim foi uma satisfação fazer parte desse projeto dentro da área pedagógica, que é a minha atuação, a minha vida profissional”, expressa.
Para a professora Solange Smolarek Dias, a publicação simboliza um avanço significativo no compromisso do colegiado com a inovação pedagógica. “Esse trabalho nasce de uma escuta atenta às necessidades dos nossos alunos e da vontade de construir um processo de ensino mais efetivo e significativo. Publicá-lo em uma revista científica é uma forma de compartilhar esse percurso com outras instituições e reforçar nosso papel como formadores de excelência”, destaca.
A publicação do artigo representa, para as docentes, o reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido. “A Thema et Scientia é uma revista científica com bom conceito, então ver esse material aprovado reforça nosso compromisso com a pesquisa e a constante qualificação docente”, destaca Sirlei.
O estudo também aponta novos caminhos para a pesquisa no CAUFAG. Entre os desdobramentos previstos, está a publicação de um e-book com sete artigos que documentam todas as fases da reformulação metodológica. “Nossa intenção é reunir tudo que foi produzido, desde a proposta de mudança até os resultados obtidos. E, com a nova edição do ENADE se aproximando, novas investigações certamente virão”, afirma Sirlei.
A contribuição do artigo ultrapassa os limites do colegiado de Arquitetura. “Trata-se de uma referência com resultados práticos e positivos que podem inspirar outros cursos da instituição”, diz Renata. Para Sirlei, o maior legado da pesquisa é justamente esse: “mostrar como estratégias pedagógicas bem planejadas podem impactar diretamente na qualidade do ensino e nos indicadores de excelência.”
2025 Cascavel
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2025 Toledo
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2025 Toledo
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