Docente de Arquitetura e Urbanismo conclui doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura
Tese avalia o impacto ambiental de produtos e materiais construtivos
Na última semana, a professora Cássia Brum, do colegiado do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG, concluiu seu doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura, pelo programa de doutorado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Sua tese, intitulada “Estudo de Análise do Ciclo de Vida aplicado à residência unifamiliar com foco em eco-análises e diagnósticos de impactos ambientais”, avalia como um produto ou material construtivo pode impactar ambientalmente a sociedade. “O estudo se baseou em avaliar a substituição de materiais construtivos convencionais por outros mais sustentáveis. Com isso obteve-se resultados positivos do ponto de vista da sustentabilidade e do ciclo de vida dos produtos”, explica.
Cássia conta que o interesse pelo tema surgiu da vontade de pesquisar sobre a arquitetura sob a ótica da sustentabilidade. “É possível avaliar desde a obtenção dos insumos até a sua fase final de desuso ou descarte/reciclagem. Isso pode contribuir significativamente para melhorias em processos produtivos, ciclos mais limpos em geração de CO2, novos design de produtos e até mesmo marketing de produto voltado à sustentabilidade”, diz.
A doutora elucida que a pesquisa pode contribuir para o desenvolvimento de novos produtos alternativos para soluções arquitetônicas que buscam a sustentabilidade e agredir menos o meio ambiente. “Também podem incentivar os profissionais da área a buscarem por materiais que poluam menos na sua obtenção, que sejam ambientalmente corretos e economicamente viáveis”, complementa.
Para Cássia, essa conquista representa uma nova etapa na vida acadêmica e profissional. “ Isso sempre me lembrará de que não existe o impossível, que podemos sempre aprender mais, e que o tempo é nosso maior aliado - é através dele que as oportunidades chegam e devemos aproveitá-las”.
A coordenadora do curso, professora Solange Smolarek Dias, expressa seu orgulho pela conquista de Cássia. “A qualificação constante dos nossos docentes é um reflexo direto na formação dos nossos alunos, que se beneficiam de um ensino mais atualizado, crítico e conectado com as demandas contemporâneas da arquitetura. Celebrar essa nova etapa da professora é, também, celebrar o fortalecimento da nossa missão educacional”, celebra.
A docente acredita que seu legado será uma influência positiva para os alunos. “Além disso, minha pesquisa também influenciará nos ensinamentos acadêmicos que envolvem as disciplinas de projetos, sustentabilidade, e na forma como nossos alunos podem enxergar a arquitetura: como algo que aprendemos e vivemos intensamente todos os dias. Temos uma enorme responsabilidade no que escolhemos para nossos projetos”, conclui.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo