Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo escrevem livro infantil sobre patrimônio arquitetônico brasileiro
Iniciativa busca aproximar crianças da história e da preservação da arquitetura nacional
Os alunos do 5º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG desenvolveram e escreveram, ao longo deste semestre, um livro com foco na educação patrimonial para o público infantil. A ideia surgiu a partir de uma proposta da docente Sirlei Oldoni, que inspirou a turma a pensar formas de apresentar a arquitetura brasileira desde os primeiros anos escolares, e foi realizada sob a orientação do professor Arthur Lorenzo Schuh.
O projeto foi dividido em duas etapas. Na primeira, os alunos participaram de uma Iniciação Científica voltada à pesquisa dos diferentes períodos da arquitetura brasileira. Em seguida, com base nesse estudo, produziram um material didático com linguagem acessível e ilustrações, voltado ao público infantil, com o intuito de conscientizar as novas gerações sobre a importância da preservação do patrimônio arquitetônico.
Segundo o professor orientador, o trabalho trouxe impactos significativos na formação dos acadêmicos. “As pesquisas contribuíram muito para o amadurecimento acadêmico dos estudantes, que puderam aprofundar seus conhecimentos em todos os períodos da arquitetura brasileira”, explica.
A professora Solange Smolarek Dias, que também acompanhou a produção, destaca o impacto da experiência. “Mais do que um exercício acadêmico, esse livro é um convite para que as crianças descubram a riqueza da nossa arquitetura e entendam desde cedo a importância de preservar esse legado”, afirma.
2025 Cascavel
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