NAP promove I Fórum de Emergências com imersão em tecnologias, atualizações e desafios
Capacitação reuniu profissionais e acadêmicos para aprimorar competências essenciais no atendimento pré-hospitalar
O Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional (NAP) do Centro Universitário FAG realizou, nos dias 8 e 9 de agosto, o I Fórum de Emergências: tecnologias, atualizações e desafios, reunindo acadêmicos, profissionais da saúde e especialistas para dois dias de intensa troca de conhecimentos e experiências.
O evento integrou atividades teóricas, práticas e simulação realística, proporcionando aos participantes uma vivência próxima da realidade de cenários críticos. A abertura aconteceu na sexta-feira (08), com mesa-redonda composta pelo Capitão do Corpo de Bombeiros de Cascavel, Felipe Alves de Carvalho; e pelos enfermeiros Carlos Augusto Pereira e Alison Faller, que compartilharam casos e estratégias aplicadas no atendimento pré-hospitalar.
No sábado (09), a programação seguiu com oficinas práticas nos laboratórios da instituição, utilizando manequins de alta fidelidade para treinar suporte básico de vida em PCR adulto, atendimento obstétrico e neonatal, técnicas de resgate e transporte, além de manejo de acessos vasculares. A imersão foi concluída com uma simulação de Atendimento a Múltiplas Vítimas (AMUV), que desafiou os participantes a atuarem de forma rápida, coordenada e segura diante de um cenário crítico, e contou com a participação de profissionais do SAMU, SIATE e equipes de atendimento em rodovias
Para Vanessa Engelage, coordenadora dos cursos de pós-graduação em Emergências APH e AIH, a iniciativa cumpriu o objetivo de aproximar a formação acadêmica da realidade do atendimento. "Essa experiência mostrou, na prática, a importância de estar preparado para agir em situações de emergência. Ao unir teoria, prática e simulação, conseguimos desenvolver habilidades essenciais para salvar vidas e reforçar a confiança dos profissionais e estudantes diante de cenários de alta complexidade."
A coordenadora do NAP, Vanessa Marques da Rosa, conta que o Fórum foi pensado para ser uma experiência imersiva. “Nosso objetivo é conectar o conhecimento técnico com a realidade do atendimento. Ver a interação dos participantes, o engajamento nas oficinas e a seriedade durante a simulação mostra que atingimos esse objetivo. Nosso papel no NAP é justamente oferecer oportunidades que preparem os profissionais para atuar com segurança e eficiência em situações críticas", destaca.
Para Leonardo Figueiredo, egresso do curso de Enfermagem do Centro FAG e estudante do curso de especialização em Emergências APH e AIH, o Fórum foi um momento enriquecedor. “Poder vivenciar, em um ambiente controlado, situações tão próximas da realidade foi fundamental para compreendermos com mais profundidade o papel de cada um num atendimento de emergência. Esse tipo de treinamento nos prepara para agir com segurança e eficiência quando estivermos diante de uma situação real, onde cada detalhe pode significar a diferença entre salvar ou perder uma vida", conclui.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel