Startup de acadêmicos e docentes de Engenharia de Software Centro FAG é selecionada para o Rocket RPC
Feira Fácil é a única startup da Região Oeste do Paraná a participar do programa
A startup Feira Fácil, desenvolvida por acadêmicos e docentes do curso de Engenharia de Software do Centro Universitário FAG, foi selecionada para o Rocket RPC, um dos maiores reality shows de empreendedorismo e inovação do Brasil, sendo a única startup da Região Oeste do Paraná no programa.
A equipe, que participa do programa na órbita de Negócios, é composta pelos docentes Sandro Ramos e Lucas Martins, pelos acadêmicos Wellynton Spagnol e Milena Dias Pommer, e pela colaboradora Gabrielli Vieira. As gravações iniciais ocorreram de 19 a 23 de agosto, e as finais ocorrerão nos dias 29 e 30 de outubro.
A Feira Fácil trata-se de um software de gestão de vendas e estoque para feirantes. O professor Sandro Ramos explica que a ideia surgiu ao frequentar a feira com sua esposa. “Percebemos que os feirantes anotavam em cadernos as vendas - os pouco que o faziam. Nisso, pensamos em fazer algo para facilitar a vida deles - um sistema para realizar todo esse gerenciamento e que falasse a língua dos feirantes”, relembra.
A parceria com os alunos foi a próxima etapa. Sandro não tinha tempo para desenvolver o software, mas já sabia do potencial de Wellynton, que foi o primeiro aluno a embarcar na ideia. “Vejo que nosso ecossistema é muito propício para criar startups e é muito gratificante tirar um projeto como esse do papel. Os discentes que fazem parte do grupo são muito beneficiados por essa troca direta entre professor e aluno em um projeto real, trazendo toda essa experiência de mercado, orientações e networking para eles”, complementa.
O docente destaca, também, que a Feira Fácil se diferencia no mercado por não haver concorrência. “Não existem iniciativas voltadas a atender esse nicho em específico, os feirantes são bem desassistidos”, diz. “Inclusive, um dos nossos diferenciais é a integração do nosso sistema com a maquininha da Stone, onde o feirante faz o pedido no sistema (pelo celular) e a transação é apresentada na maquininha, sem a necessidade de interação física com ela, mantendo a dinamicidade e velocidade da feira”, complementa.
O grupo também avalia o uso de novos recursos para facilitar ainda mais o uso da plataforma pelo seu público, que não tem tanta experiência com a tecnologia. “Estamos em vias de implementar o pedido por voz utilizando Inteligência Artificial. Assim, se ele tiver dificuldades em utilizar nosso sistema, em tirar o pedido ou lançar o estoque, ele poderia fazer tudo isso apenas apertando um botão e dando o comando por voz”, explica.
Do desenvolvimento à televisão
A recomendação para a inscrição no reality show veio da Coordenadora do Start FAG (Núcleo de Empreendedorismo do Centro FAG), Luma Carletto. Sandro relata que o grupo ficou cheio de esperança de que fosse selecionado, e a notícia de sua participação no programa foi inusitada: a mensagem indicando que a Feira Fácil havia sido selecionada veio com o nome de outra startup, confundindo o grupo. “Depois que corrigiram a mensagem, ficamos muito aliviados”, relembra.
Nesta edição, o programa está maior, com provas mais estruturadas e desafiadoras, além de disponibilizar mais tempo de tela para as startups participantes. Para o grupo, a experiência é diferente de tudo o que já fizeram. “As provas e todo o networking que podemos fazer com as outras 17 startups são extremamente motivadoras”.
Para o professor, este momento é uma aventura pelo mundo do empreendedorismo e uma oportunidade de impulsionar a Feira Fácil. “Nosso público-alvo é muito conectado com a TV. Essa oportunidade é ímpar, pois vamos ter um canal direto para apresentar nossa solução para eles”.
A coordenadora do Start FAG, Luma Carletto, também comemorou a conquista. “Ver a Feira Fácil chegar ao Rocket RPC é uma enorme conquista não só para os envolvidos no projeto, mas também para todo o ecossistema de inovação do Centro FAG. Isso mostra que nossas ideias têm força para ganhar espaço nacional e transformar realidades. O Start FAG tem justamente esse propósito: apoiar, conectar e dar visibilidade a quem acredita que pode empreender e inovar. Estar entre as startups selecionadas mostra o quanto os nossos acadêmicos e docentes são capazes de desenvolver soluções criativas com impacto direto na comunidade”, conclui.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel