Centro Universitário FAG

O CURSO

O Curso de Nutrição do Centro Universitário da FAG através de um ensino crítico e criativo leva o aluno a aprender e refletir sobre a realidade social em que está inserido, para que possa transformar o meio em que vive através da atuação ética e comprometida com os princípios da alimentação saudável.

As Metodologias Inovadoras em sala de aula assim como os trabalhos de conclusão de curso, as atividades complementares, as jornadas, mostras de trabalhos e seminários que o curso promove, visam a socialização do conhecimento produzido e a complementação do ensino formal, estimulando o processo de ensino-aprendizagem.

Num período de quatro anos, sendo que nos três primeiros anos são desenvolvidas aulas regulares e práticas laboratoriais e no quarto ano o aluno passa pela vivência profissional nas três principais áreas de sua formação (Administração de Serviços de Alimentação, Nutrição Clínica e Saúde Coletiva) sob supervisão direta de professores do curso.

Duração: 4 anos

Carga horária: 3.202 horas

Período: Noturno

PERFIL DO EGRESSO

Os nutricionistas formados pelo Centro Universitário FAG saem capacitados a atuar na promoção e recuperação da saúde, na prevenção de doenças, com formação generalista, humanista e crítica em todas as áreas do conhecimento de alimentação e nutrição humana, pautado em princípios éticos com reflexões sobre a realidade econômica, política e cultural.

ESTRUTURA

A infraestrutura da instituição para o Curso de Nutrição, conta com laboratórios de: Anatomia, Bioquímica, Biologia, Histologia e Embriologia, Fisiologia, Microbiologia, Técnica Dietética , Avaliação Nutricional e Educação Nutricional. Além de laboratórios de outras áreas disponíveis para atividades de pesquisa, extensão e iniciação científica.

Os acadêmicos tem oportunidade de realizar estágios e projetos em várias áreas e locais:

Clínica Escola de Nutrição incorporada às Clinicas FAG - conta com equipamentos modernos para proporcionar uma avaliação nutricional eficiente, salas planejadas para atendimento individual ou em grupo. O atendimento à comunidade tem a finalidade de conhecer o estado nutricional, melhorar o desempenho físico, prevenir ou tratar doenças. Deste modo, está garantida a oportunidade de prática profissional aos alunos, antevendo o mercado de trabalho, ainda na graduação. O acadêmico tem oportunidade de atender pacientes dos mais variados diagnósticos encaminhados pelo Hospital São Lucas e pelo Centro de Reabilitação além de projetos específicos.

Hospital São Lucas FAG - os alunos de Nutrição tem à disposição um hospital escola para atividades acadêmicas, tanto em estágios curriculares como extracurriculares. Nos estágios os acadêmicos tem oportunidade de desenvolver atividades de ensino e aprendizagem relacionadas à: atuação do profissional nutricionista nos diferentes setores da Divisão de Nutrição e Dietética, para coletividades enfermas, atuar junto à equipe multiprofissional, na avaliação e na aplicação do tratamento dietoterápico adequado às características físicas, socioculturais e psicológicas dos pacientes.

UBS ? Os convênios com a Secretaria de Saúde do município disponibilizam as unidades básicas como um ambiente onde são desenvolvidas atividades como: Identificar o contexto da nutrição social no município e as atribuições do nutricionista nesta área realizando diagnóstico da situação por meio do reconhecimento de estrutura física, recursos humanos e organização administrativa da UBS, analisando sua interferência na qualidade dos serviços prestados;

Escolas - Os convênios com a Secretaria de Educação do Município, Núcleo Regional de Educação e os convênios com escolas particulares, como o Colégio FAG, disponibilizam um ambiente, onde são desenvolvidas atividades como: identificar as atribuições do nutricionista nas atividades voltadas ao grupo, escolar, bem como nos programas da área de nutrição entre outras.

Empresas produtoras de refeições ? Além do SND(Serviço de Nutrição e dietética) do HSL e a cozinha do Centro de Convivência da FAG, os convênios com outras empresas produtoras de refeições disponibilizam ambientes onde são desenvolvidas atividades como: analise de condições físicas, de equipamentos, de recursos materiais, pessoal e financeiro, identificação da interferência na qualidade dos serviços prestados pela Unidade de alimentação e Nutrição, planejamento de cardápios e controle de qualidade entre outras.

Projetos interdisciplinares - O aluno pode participar de projetos que abrangem todas as áreas da nutrição, envolvendo as grandes áreas de atuação, outros cursos e a sociedade.

icone do footer graduações
Tem interesse pelo curso de Nutrição?
Entre em contato com a Coordenação.







Coordenação
Nutrição
Profa. Nanci Rouse Teruel Berto
Prédio da Reitoria, 1º andar
Segunda a Sexta, das 7h30 às 18h
(45) 3321-3900 | (45) 3321-3852

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

OK