Centro Universitário FAG

O CURSO

Ao optar pela graduação em Publicidade e Propaganda você irá respirar criatividade e mergulhará no universo da comunicação e da gestão estratégica de marcas, produtos e serviços. Desenvolverá competências para o exercício da criação de textos, imagens e sons para transmitir mensagens publicitárias com eficiência e responsabilidade. Como aluno deste curso, você terá contato com atividades práticas em laboratórios adequados às necessidades da área, tais como: Laboratório de Design, Laboratório de Fotografia, Salas Interativas Pro Active, TV e Rádio FAG e AGECIN.

Duração: 4 anos

Carga horária: 2.780 horas

Período: Noturno

MERCADO DE TRABALHO

As agências de publicidade são as empresas que tradicionalmente oferecem a maior quantidade de oportunidades de empregabilidade para profissionais com formação em publicidade. Mas com todas as transformações no mercado os publicitários ganharam novas áreas e setores de atuação. Diversas empresas entenderam que ter no quadro funcional um publicitário é mais do que um diferencial, é uma obrigação para se destacar da concorrência e crescer. Dentre as empresas em que os egressos de Publicidade e Propaganda podem atuar estão: agências de publicidade, estúdios de design, empresas de tecnologia da informação, departamentos de marketing de empresas e instituições, assessorias de comunicação, editoras, jornais, indústrias gráficas, veículos de comunicação, produtoras de vídeo, dentre outros setores das áreas da comunicação, das artes e da informação.

PERFIL DO EGRESSO

Os profissionais de Publicidade formados pelo Centro Universitário FAG têm habilidades e visão ampla do universo do Marketing, da Gestão Estratégica e do Design, com o domínio das diferentes e diversificadas ferramentas de planejamento estratégico e criação de materiais de comunicação que possibilitam a geração de bons resultados para anunciantes. Os pontos fortes deste profissional são a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. O egresso da FAG está habilitado também a dominar linguagens e competências estéticas e técnicas pertinentes às suas atividades, bem como saber identificar e analisar as mudanças sociais, políticas e econômicas, no âmbito global e especializado, e que influenciem, direta ou indiretamente, o ambiente organizacional em que atua profissionalmente.

MATRIZ CURRICULAR

Amparada pela tradição e experiência de quase 20 anos de existência do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FAG, a matriz curricular é totalmente voltada para o futuro da profissão e foi desenvolvida com o foco em habilidades e competências, alinhada com as tendências
tecnológicas e com a realidade do mercado de trabalho. O processo de ensino está alicerçado na utilização das metodologias ativas que propiciam o aprofundamento no universo da criação e da gestão estratégica publicitária. As unidades curriculares foram desenvolvidas a partir dos eixos temáticos da: Gestão da comunicação publicitária; Criação visual, audiovisual e multiplataforma; Inovação e Experiências dos usuários da publicidade. Com esta base, a matriz curricular prioriza rotas de aprendizagem que oferecem a integração entre conhecimento teórico e as experiências técnicas e práticas, fundamentais para o desenvolvimento de ações inovadoras e empreendedoras na área da Publicidade e Propaganda.

LABORATÓRIO ESPECIALIZADO DE DESIGN

É um espaço especializado de Design e Criação Publicitária, equipado com 24 desktops iMac de 27 polegadas, tela Retina de 5k e processador de alta performance, reservado ao desenvolvimento de projetos, pesquisas e experimentos acadêmicos do campo de atuação dos profissionais da criação. Entre os objetivos deste laboratório, destaca-se o acompanhamento de acadêmicas(os) na área do Design e da Criação Visual Publicitária, contribuindo para a formação de profissionais aptos para resolução de demandas de diversas complexidades, relacionadas à criação e desenvolvimento de identidades, peças gráficas, projetos editoriais, projetos digitais, promocionais, dentre outros.

AGECIN

A Agência Experimental de Comunicação Integrada - AGECIN é um laboratório de comunicação que realiza ações pedagógicas no desenvolvimento de atividades teóricas, técnicas e práticas nas áreas de comunicação, do design e da gestão estratégica publicitária. Como Agência/Laboratório Experimental proporciona ao alunado experiências e vivências que simulam a atividade profissional ainda na formação acadêmica. Na AGECIN a prática profissional é uma atividade de ensino e, portanto, é planejada, executada, acompanhada e avaliado pelos docentes que atuam na orientação dos projetos desenvolvidos neste ambiente. Nos últimos anos, a empregabilidade das(os) alunas(os) que cursam e terminam o estágio não obrigatório realizado na AGECIN é de 100%, fato que comprova a qualidade de ensino do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FAG.

CERTIFICAÇÃO INTERMEDIÁRIA

O curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FAG prepara a(o) aluna(o) para a prática profissional com um curso de 4 anos. No entanto, antes mesmo da conclusão da graduação são oportunizadas três certificações intermediárias para as(os) acadêmicas(os): PRIMEIRA CERTIFICAÇÃO INTERMEDIÁRIA - Assistente de Comunicação (expedida para as(os) alunas(os) aprovadas(os) em todas as disciplinas dos dois primeiros períodos do curso); SEGUNDA CERTIFICAÇÃO INTERMEDIÁRIA - Assistente de Gestão de Marcas (oferecida para as(os) alunas(os) aprovadas(os) em todas as disciplinas dos quatro primeiros períodos do curso); TERCEIRA CERTIFICAÇÃO INTERMEDIÁRIA - Analista de Comunicação (dada para as(os) discentes que concluem o sexto período do curso). Estas certificações intermediárias permitirão o ingresso e a qualificação no mercado de trabalho ainda antes do final do curso e com todas as habilidades e competências que se esperam de um(a) profissional da publicidade.

ESTRUTURA

A infraestrutura do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário FAG oferece uma experiência que integra teoria e prática, com metodologias ativas que conduzem a aprendizagem para além da sala de aula como é o caso dos laboratórios didáticos especializados de Design (iMac’s), Agência Experimental de Comunicação Integrada - AGECIN, TV FAG e WebRádio FAG, Estúdio de Áudio e o Estúdio de Fotografia Analógico e Digital. Biblioteca ampla e com áreas de estudos individuais e em grupo. Um dos maiores campus universitário do sul do país à sua disposição para uma formação completa, troca de conhecimento e vivências com professores e colegas de maneira única.

icone do footer graduações
Tem interesse pelo curso de Publicidade e Propaganda?
Entre em contato com a Coordenação.







Coordenação
Publicidade e Propaganda
Prof. Dr. Alex Carmo
Prédio da Reitoria, 2º andar
Segunda a Sexta, das 13h30 às 1730 e das 18h30 às 22h30
(45) 3321-3900

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

OK